Liga colombiana repleta de estrelas que regressam do estrangeiro
O mercado do futebol colombiano define-se numa palavra: quente. As contratações de alguns clubes superaram as expectativas dos adeptos, que agora anseiam por uma melhora na competitividade da competição.
As duas contratações mais comentadas desta janela de transferências são as de Radamel Falcao García para o Millonarios e David Ospina para o Atlético Nacional. O avançado terá a sua primeira oportunidade na FPC depois de uma carreira no exterior.
Ospina, por outro lado, regressa à equipa que o ama e com a qual já sabe o que significa ser campeão do futebol colombiano.
Millonarios, uma equipa com um plantel forte
A equipa que mais se reforçou na Colômbia foi o Millonarios. A equipa contratou Falcao, Iván Mauricio Arboleda, Daniel Mantilla, Félix Charrupí, Jovani Welch, Jhon Emerson Córdoba e Juan José Ramírez.
Alberto Gamero assegurou nomes para reforçar o plantel posição por posição, resolvendo, em particular, a urgência de melhorar o plantel após o sofrimento causado à equipa pela praga de lesões na primeira metade do ano.
Nacional reforça-se com estratégia
O Millonarios não foi a única equipa a apostar nesta janela de mercado. O Atlético Nacional está a tentar voltar ao topo da liga, depois de um ano inconsistente, em que perdeu a final para o Millonarios em 2023, foi eliminado na segunda metade da temporada e ficou aquém do título no Apertura 2024.
Alfredo Morelos, por exemplo, é um dos reforços de classe que tem uma chance na FPC. William Tesillo, por sua vez, regressa após uma passagem pelo México. O defesa destacou-se no Independiente Santa Fé e chegou a ser convocado para a seleção colombiana, graças ao seu desempenho com os Leões. Jorman Campuzano regressa do Boca Juniors. O médio chega ao Atanasio Girardot com pouca experiência.
Edwin Cardona, Juan Manuel Zapata, Dairon Asprilla, Andrés Sarmiento e Kevin Viveros completam, para já, a lista de reforços dos verde-rubros.
Santa Fé mantém o núcleo
O Independiente Santa Fe, finalista da Betplay League 2024 do ano passado, optou por manter o núcleo do plantel que o levou à final do Apertura. Haroldo Santiago Mosquera, Edwar López, Jown Cardona e Jordy Monroy foram incorporados numa equipa que pretende continuar com o bom ritmo apresentado na primeira metade da temporada.
América e Cali, grandes nomes
América e Deportivo Cali não fizeram muitas mudanças durante a janela de transferências. Os diabos vermelhos apostaram na contratação de Jorge Da Silva (diretor técnico) e nas contratações de Felipe Gómez, Yerson Candelo, Eder Álvarez Balanta, Duván Vergara. O Cali, por sua vez, contratou Hernán Torres (diretor técnico), Fabián Viáfara, Gastón Gurugeaca e Martín Rea.
Bucaramanga, um campeão reforçado
Já o Bucaramanga, surpreendente campeão do Apertura, reforçou a base de Rafael Dudamel para o Clausura. Johan Bocanegra, Larry Vásquez, Cristian Zapata, Frank Castañeda e Andrés Ponce são os novos nomes dos "leopardos".