Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ospina e Falcao, dois históricos que estão a melhorar a imagem do futebol colombiano

Rafael Gómez
Ospina e Falcao estão de regresso ao campeonato colombiano
Ospina e Falcao estão de regresso ao campeonato colombianoAFP
David Ospina (35 anos) está de volta com as cores do Atlético Nacional, a equipa que adora. Falcao (38 anos), por sua vez, tornou-se uma das contratações históricas do campeonato colombiano, ao aceitar a proposta do Millonarios FC.

O mercado de transferências do futebol colombiano pode ser definido em uma palavra: intenso. No início da janela, Atlético Nacional e Millonarios, os dois clubes com mais títulos, confirmaram duas contratações de luxo. Dois jogadores históricos na seleção tricolor optaram por uma hipótese no campeonato colombiano.

No caso de Ospina, será a sua segunda passagem como jogador do Nacional. Falcao, por outro lado, jogará os seus primeiros minutos no país sul-americano .

Falcao, apesar de ter iniciado a carreira na formação do Patriotas, estreou-se como profissional no River Plate. Na Argentina fez um trabalho fantástico e, depois de se tornar um goleador e referência da equipa de Núñez, foi transferido para o FC Porto. Em Portugal ganhou a Liga Europa, a Liga Portuguesa e assinou pelo Atlético de Madrid. Com os colchoneros viveu o melhor momento da sua carreira.

Após dois anos irregulares em Inglaterra (Manchester United e Chelsea), regressou ao AS Monaco. Venceu a Ligue 1 contra o todo-poderoso PSG e foi para a Turquia, onde não encontrou continuidade.

No Rayo Vallecano, a sua última equipa, teve três anos com versões diferentes. O primeiro, fantástico. O segundo e o terceiro, irregulares devido a lesões e problemas físicos. Finalmente chegou ao Millonarios e vai jogar na Liga Colombiana.

Os números de Falcao
Os números de FalcaoFlashscore

Ospina, um ídolo verdolaga

Ospina, por outro lado, já sabe o que significa ganhar títulos na Colômbia. Com o Atlético Nacional, ganhou três Ligas. Graças ao seu desempenho, foi transferido para a equipa francesa do Nice. Na Ligue 1, começou devagar. Primeiro como suplente, depois conseguiu um lugar no onze inicial.

Deslumbrou no Brasil-2014 e o Arsenal de Wenger contratou-o. Com os Gunners, disputou 70 jogos em quatro épocas, até que decidiu tentar a sua sorte em Itália, no Nápoles. Na Serie A, passou a ter mais tempo de jogo. Ganhou a Taça de Itália e acabou por se transferir para a Arábia Saudita, onde jogou no Al Nassr de Cristiano Ronaldo e Sadio Mané.

Os números de David Ospina
Os números de David OspinaFlashscore

O guarda-redes e "El Tigre" tornam-se duas contratações de alto nível, que impulsionam o futebol colombiano. O Nacional, um clube que não esteve na ribalta no ano passado, tem como objetivo recuperar o seu lugar no topo da liga. O Millonarios, por outro lado, venceu a Liga 2023 contra Los Verdolagas, mas teve uma participação fraca na Taça Libertadores 2024 e foi eliminado nos quadrangulares da 2024 pelo Bucaramanga, que mais tarde seria coroado campeão, após vencer o Independiente Santa Fé.