Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Leo Pöhls deixou a universidade pelo Shamrock e agora vive um sonho

SID
Leon Pöhls é o número um do Shamrock Rovers
Leon Pöhls é o número um do Shamrock RoversČTK / imago sportfotodienst / ©INPHO/Ben Brady
Os irlandeses continuam a não conseguir pronunciar o seu apelido, apesar de Leon Pöhls ser o guarda-redes do Shamrocks Rovers há cinco anos. "Eles não conseguem acertar o 'Ö'. Chamo-me Pohls", diz o jogador de 27 anos e ri-se. O jogador nascido em Hamburgo há muito que se tornou conhecido na Ilha Esmeralda. Na sexta-feira, ele pode ganhar o título com os campeões recordistas pela quinta vez.

Na Alemanha, porém, Pöhls passa despercebido. Pelo menos na internet, ele tornou-se uma estrela quando a sua brilhante defesa no jogo da Liga da Conferência contra o Apoel Nicosia se tornou viral. Mas e no resto?

O percurso de Pöhls assemelha-se a um conto de fadas. De acordo com a página do Shamrock, ele jogou no Eintracht Frankfurt na juventude, mas na realidade foi no Eintracht Norderstedt. Aos 17 anos, foi para Nova Iorque e depois para o Tadcaster Albion, clube da oitava divisão inglesa. Como ficou impressionado num teste contra o Shamrock em 2019, o clube levou-o para Dublin.

Prenda de aniversário depois de ter abandonado a universidade

Pöhls desistiu da sua vida anterior pelo sonho do futebol profissional, mesmo que fosse apenas na Irlanda. "Desisti da minha licenciatura em finanças internacionais", contou recentemente ao podcast Copa TS. Ele ficou no banco do Rovers por muito tempo até que o acaso mudou tudo:"Era o meu aniversário e tinha-me casado na semana anterior. O nosso guarda-redes lesionou-se no Derry, fui substituído e defendi um penálti. Depois passei de 0 a 100".

Desde esta época, Pöhls é definitivamente o número um - e até gosta da hostilidade devido à sua origem."Nos dérbis contra o Bohemians, atiram-nos com tudo, especialmente por eu ser alemão. Por exemplo, 'seu idiota'. É muito engraçado", diz ele.

Como o campeonato irlandês é disputado no ano civil (Pöhls: "Está sempre a chover aqui no inverno"), a última jornada é na sexta-feira. O Rovers está atualmente "apenas" em segundo lugar e tem de recuperar dois pontos em relação ao FC Shelbourne. "Vai ser uma final emocionante", diz Pöhls.

E depois disso? Pöhls sente-se em casa na Irlanda, mesmo que ainda não goste de Guinness. Mas o capítulo final do seu conto de fadas ainda não está escrito. "Espero que vá para um nível mais alto", diz ele na Copa TS:"Um dos cinco primeiros campeonatos é o objetivo."