Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Semana de Dérbi: Uruguai acolhe um dos dérbies mais antigos do mundo

Semana de Dérbi: Uruguai acolhe um dos dérbies mais antigos do mundo
Semana de Dérbi: Uruguai acolhe um dos dérbies mais antigos do mundoProfimedia, Flashscore
O argumento de que o futebol divide a sociedade é muitas vezes apresentado no contexto de uma parte da população que o adora e a outra que o despreza, ou - em países puramente futebolísticos - dividindo a população em dois grandes clubes, eternos rivais. Esta última parte é especialmente verdade no caso do Uruguai, onde o coração pertence ao Nacional ou ao Peñarol. Não há outra opção.

O Uruguai é um país pequeno em comparação com os vizinhos Argentina e Brasil, com uma população de pouco menos de 3,5 milhões de habitantes. Mas quando se trata de futebol, o seu "tamanho" aumenta várias vezes. Foi o anfitrião do primeiro Campeonato do Mundo de Futebol, em 1930, e ganhou-o logo à primeira, derrotando a Argentina na final. Também triunfou no Mundial 20 anos mais tarde, batendo a equipa da casa, o Brasil. No Uruguai, o futebol é, com pouco exagero, uma religião. O facto de tantas pessoas acreditarem, amarem e assistirem tem a ver com a forma como a nação foi moldada.

Os antepassados da grande maioria dos uruguaios são descendentes de colonizadores europeus que chegaram à costa no século XIX, a maioria de Espanha e Itália. No censos de 2011, 93,9% dos entrevistados indicaram ascendência predominantemente europeia, com outros 4,9% indicando ascendência africana e apenas 1,1% da população sendo composta por grupos indígenas.

Recentemente, o número de imigrantes do Brasil e da Argentina tem aumentado no país. Por isso, o futebol está nos genes dos uruguaios. O desporto mais popular do planeta foi e é um dos aspetos distintivos que moldaram a sua identidade nacional. Além disso, o futebol surgiu mais cedo nesta parte do mundo do que na grande maioria dos outros países.

Uruguaios versus britânicos

Os britânicos foram responsáveis pelo início do futebol no Uruguai (como em muitas outras partes do globo). O clube mais antigo do país foi o Albion FC, em 1891. No mesmo ano, outro clube desportivo "inglês" foi formado - o Central Uruguay Railway Cricket Club (CURCC). Este último foi fundado em Montevideu por empregados de uma empresa britânica ferroviária no Uruguai.

O objetivo do clube era proporcionar aos empregados da empresa atividades de lazer saudáveis e ativas no estrangeiro. Para além do futebol, jogavam também críquete, râguebi e outros desportos. Mais tarde, o CURCC foi rebatizado (também para tornar o clube, cada vez mais popular, mais pronunciável para os adeptos de língua espanhola da comunidade) com o nome do local onde estava sediado - o bairro de Peñarol, atualmente parte do aglomerado urbano de Montevideu.

No final do século XIX, surgiram vários outros clubes na metrópole. Todos fundados por "novos" europeus - aqueles que chegaram ao Uruguai para trabalhar naquela época, e não os que tinham lançado as bases da nação algumas décadas antes. Para além do Albion FC e do ferroviário CURCC, outros clubes incluíam o Uruguay Athletic Club e o German Deutscher FK.

A reação "nacional" foi então a fundação do Club Nacional, em 1899, que se tornou assim o primeiro clube de "verdadeiros" uruguaios. Para além do nome abrangente, o Nacional representa a identidade nacional através das suas cores, que desde os primórdios são o branco, o azul e o vermelho - as cores associadas ao herói nacional do Uruguai, José Gervasio Artigas.

Com a criação da liga, o futebol do país foi elevado a um novo patamar. Fundada em 1900, é uma das competições mais antigas do mundo (e a mais antiga das Américas). Os primeiros campeões do Uruguai foram os jogadores do CURCC. Ao mesmo tempo, em 1900, a equipa do CURCC defrontou pela primeira vez o recém-fundado Nacional num jogo amigável. O jogo, em que a equipa "britânica" venceu por 2-0, foi o primeiro encontro entre os dois que mais tarde se tornariam grandes. Trata-se, portanto, do clássico de futebol mais antigo do mundo, para além dos que começaram a ganhar forma no futebol britânico no final do século XIX.

50 v 50

O Nacional entrou para o Campeonato Uruguaio na temporada de 1901, edição ganha novamente ganho pelo CURCC. Na terceira temporada do campeonato (a segunda do Nacional), porém, um novo adversário conquistou o título pela primeira vez. De facto, desde então, o trono do futebol uruguaio tem sido ocupado exclusivamente por estes dois clubes. O Peñarol tem 51 títulos de campeão (incluindo os conquistados como CURCC), o Nacional 49.

Só por 19 vezes é que outra equipa triunfou (Defensor Sporting e Danubio são os outros clubes mais bem sucedidos, com quatro títulos de campeão cada). Peñarol e Nacional também confirmaram a sua força e grandeza várias vezes em competições internacionais. Juntos, conquistaram oito vezes a Taça Libertadores. Com cinco triunfos, o Peñarol está em terceiro lugar, atrás dos gigantes argentinos Independiente (sete títulos) e Bokou Juniors (seis).

O domínio absoluto de Peñarol e Nacional no futebol uruguaio reflete-se, é claro, no número de adeptos de ambos os clubes. Também aqui, quase sem exagero, a proporção entre os dois rivais é de 50/50. Segundo um recenseamento dos uruguaios, 50,35% da população apoia o Nacional e 49,45% o Peñarol. Outras sondagens, mais sóbrias e credíveis, indicam que 45% dos adeptos de futebol são a favor do Peñarol e 38% a favor do Nacional.

Em suma, o Peñarol e o Nacional são claramente os dois maiores clubes de futebol do país e, por conseguinte, dois grandes rivais. O dérbi, chamado simples e claramente de Clásico del fútbol uruguayo (Clássico do futebol uruguaio), não tem concorrência no país. Isto apesar de ambas as equipas terem muitos outros concorrentes em Montevideu. A concentração do futebol no Uruguai não tem precedentes - 12 das 16 equipas da liga na edição de 2023 são da capital.

20 vermelhos e jogadores na cadeia

O principal clássico do Uruguai já foi disputado 558 vezes. O Peñarol venceu 197 partidas, enquanto o Nacional superando o rival em 180 ocasiões. As outras 181 terminaram empatadas. Num número tão grande de confrontos e no contexto de uma rivalidade tão forte, não faltam partidas muito interessantes e quentes. Um jogo que se destaca é o de 1949, em que os jogadores do Nacional fugiram pelas janelas do balneário ao intervalo. A perder por 2-0 ao intervalo, mas o motivo da fuga terá sido a insatisfação com a atuação do árbitro. Os adeptos do Peñarol continuam a regozijar-se com o incidente hoje em dia, ridiculizando os adversários por serem covardes.

Em 1990, houve outro jogo memorável porque se tornou numa autêntica batalha campal, na qual 20 jogadores foram expulsos, e a partida não chegou ao fim. 10 anos mais tarde, outro duelo foi tão violento que nove jogadores acabaram na prisão durante um mês.

Os uruguaios amam tanto o futebol que, em 2011, um filme sobre o Peñarol e adeptos chamado "Manyas" (alcunha familiar para os jogadores e adeptos do clube) chegou aos cinemas. Bateu todos os recordes do cinema uruguaio e tornou-se o filme com melhor bilheteira. Isto também demonstra o incrível poder e influência que o futebol e as duas maiores equipas têm no país.

Ao mesmo tempo, os adeptos do Peñarol organizaram uma espetacular campanha de angariação de fundos, angariando cerca de 800.000 coroas parar criar um novo recorde de tamanho de uma faixa espalhada pelas bancadas. No entanto, esse registou durou dois anos até que os adeptos do Nacional fizeram também uma bandeira com 600 metros de comprimento e 50 metros de largura, cobrindo quase todo o estádio...

Acompanhe o próximo clássico na luta pelo título do Campeonato Uruguaio no Flashscore. Nacional e Peñarol defrontam-se no sábado, 11 de novembro, às 19:30 (em Lisboa).

Dérbies do fim de semana

Sábado, 11 de novembro

África do Sul - Premier LeagueKaizer Chiefs - Orlando Pirates

Dérbi de Soweto (Soweto derby)

O Kaizer Chiefs e o Orlando Pirates são dois dos melhores clubes da África do Sul. Ambos têm sede no bairro de Soweto, em Joanesburgo. No entanto, nenhum dos dois está bem atualmente. O Kaizer Chiefs está em 10.º lugar na tabela, enquanto o Orlando Pirates está três posições atrás.

Bósnia e Herzegovina - Premijer LigaZrinjski Mostar - Velež Mostar

Dérbi da cidade de Mostar (Mostarski gradski derbi)

O dérbi de Mostar foi o tema da Semana do Dérbi em agosto. No entanto, o jogo entre os velhos rivais foi adiado à última hora. Na reedição, há menos de um mês, a equipa do Zrinjski venceu por 3-0. No entanto, os jogadores do Veleza estão a fazer um bom trabalho esta época, quatro pontos atrás do adversário.

Chile - Primeira Divisão do Chile

Universidad Católica - Universidad de Chile

Clássico Universitário (Clásico Universitario)

O Clássico Universitário é o dérbi mais antigo entre dois clubes com raízes académicas. A primeira vez que as equipas da capital chilena, Santiago, se defrontaram foi em 1909. As equipas universitárias ocupam o segundo e o terceiro lugar no que se refere ao número de títulos chilenos.

Brasil - Série A

Flamengo - Fluminense

Fla-Flu

O Fla-Flu (Flamengo contra Fluminense) é um clássico urbano entre dois grandes clubes brasileiros do Rio de Janeiro. O clássico Fla-Flu detém o recorde mundial de público num jogo do campeonato. Em 1963, 194.603 espetadores foram ao famoso Estádio do Maracanã para assistir ao jogo entre o Flamengo e o atual campeão da Taça Libertadores.

Domingo, 12 de novembro

Dinamarca - Superliga

FC Copenhaga - Bröndby

Batalha de Copenhaga (Slaget om Kobenhavn)

O FC Copenhaga e o Bröndby são dois dos clubes mais bem sucedidos da capital e de toda a Dinamarca. Ambas as equipas ocupam atualmente o primeiro e o segundo lugares da tabela, respetivamente. O FC Copenhaga venceu a primeira Batalha de Copenhaga da época por 3-2, dando a volta ao resultado com dois golos nos últimos minutos.

Bélgica - Liga Jupiler Pro

Clube Bruggy - Cercle Brugge

Dérbi da cidade de Bruges (Brugse stadsderby)

O Club Brugge e o Cercle Brugge partilham o estádio Jan Breydel. Os dois clubes defrontaram-se pela primeira vez em 1900. O Club Brugge tem sido muito mais bem sucedido a longo prazo, tanto no dérbi como a nível geral, tendo conquistado 18 títulos. O Cercle também conseguiu vencer o campeonato belga no passado (três vezes no total), mas a última vez foi em 1930.

Áustria - Bundesliga

Blau Weiss Linz - LASK Linz

Dérbi de Linz (Linz derby)

Na primeira divisão austríaca, disputa-se esta época outro dérbi citadino, a par do dérbi de Viena. O Blau-Weiss Linz, que entrou na Bundesliga pela primeira vez na sua história, não está a fazer uma má campanha esta época, com 13 pontos em 13 jogos. No entanto, perdeu o primeiro jogo contra os rivais da cidade por 0-2.

Itália - Série A

Fiorentina - Bolonha

Dérbi dos Apeninos (Derby dell'Appennino)

A cidade de Florença, sede da Fiorentina, situa-se no sopé sul dos Montes Apeninos. Cem quilómetros a norte, no outro extremo dos Apeninos, fica Bolonha, casa do Bolonha FC 1909. O Bolonha venceu os dois dérbis da época passada por 2-1. Atualmente, apenas um ponto separa os dois clubes na tabela.

Lazio - AS Roma

Dérbi da capital (Derby della Capitale)

O dérbi de Roma entre a Lazio e a turma de José Mourinho é um dos jogos mais emocionantes do mundo, mas ambas as equipas não têm estado ao seu melhor nível esta época. A Roma está em 7.º lugar, enquanto a Lazio está em 10º.

Espanha - LaLiga

Sevilha- Betis

Dérbi de Sevilha (Derbi sevillano)

O dérbi de Sevilha é também conhecido como o Grande Derby (El Gran Derbi). O Sevilha tem sede no lucrativo bairro de Nervión, enquanto o Real Betis é um clube da zona sul e mais pobre da cidade. Por conseguinte, a rivalidade é, em parte, uma batalha de classes sociais. Historicamente, o Sevilha é mais forte, mas, atualmente, o Betis é mais bem sucedido.

Portugal - Primeira Liga

Benfica - Sporting

Dérbi da Capital

Três clubes dominam o futebol português. Os Três Grandes são o Benfica (38 títulos), o FC Porto (30 títulos) e o Sporting (19 títulos). Só por duas vezes na história é que outra equipa foi campeã (Belenenses em 1946 e Boavista em 2001). Esta é uma das razões pelas quais o dérbi de Lisboa é um jogo de grande prestígio.

Brasil - Série A

Santos - São Paulo FC

San-São

À semelhança do Fla-Flu do Rio de Janeiro, o dérbi de São Paulo tem o nome da combinação das siglas dos dois grandes clubes da cidade. Santos e São Paulo já se enfrentaram em 321 partidas oficiais. Em 139 delas, os paulistas saíram vitoriosos, enquanto 107 vezes o Santos levou a melhor. O último clássico terminou com um triunfo do São Paulo por 4-1.

Equador - Liga Pro

Emelec - Barcelona SC

O jogo imortal (El partido inmortal)

Os clubes Emelec e Barcelona SC têm sede em Guayaquil. Esta importante cidade portuária é a segunda maior cidade do Equador, com três milhões de habitantes. Ambos são os maiores clubes do país em termos de títulos, superando todos os rivais da capital Quito e do resto do país.