Afonso Sousa bisa no empate do Lech Poznan (2-2) com o Legia e "entrega" título ao Rakow
Recorde as incidências do Legia-Lech Poznan
No maior clássico do futebol polaco, o Legia enfrentou o Lech num Estádio Wojska Polskiego cheio e movimentado. Embora ambos os clubes estejam estáveis e no pódio da PKO BP Ekstraklasa, não viraram a cara à luta, embora o momento não seja o ideal para ambas.
Afinal, Lech Poznań levou uma tareia da Fiorentina (1-4) apenas três dias antes, na Liga Conferência, enquanto o Legia vinha de um empate (2-2) diante do modesto Legnica, lanterna-vermelha do campeonato.
Com o Raków Częstochowa a vencer o seu jogo alguns minutos antes do clássico, a pressão sobre os anfitriões aumentou porque só a vitória os deixaria vivos na corrida pelo título.
Se, de facto sentiram essa pressão, deve ter tido um efeito motivador, porque o Legia partiu para cima do Lech desde início, com grande confiança. Construíram a liderança rápida e completamente despreocupados. O português Josué esteve no passe perfeito para Wszołek, e este serviu Pekhart, que só teve de desviar para o 1-0, aos 13 minutos.
Os anfitriões estevam incomparavelmente melhores e controlavam o jogo, testando Filip Bednarek mais duas vezes. Os campeões polacos, por outro lado, produziram apenas um remate preciso durante toda a primeira parte. Mikael Ishak viu-se numa situação muito boa ao minuto 29, mas o seu poderoso remate foi direto a Dominik Gladun. Na compensação da primeira parte, Barry Douglas tentou novamente de livre, mas falhou.
O intervalo, porém, fez bem ao Lech Poznan. Pouco depois do regresso, silenciaram o Estádio Wojska Polskiego por um momento, marcando o golo do empate, aos 47 minutos: Michal Skóraś conseguiu sair muito bem da ação, Afonso Sousa e Ishak saltaram para o lançamento, e depois de uma jogada, a bola caiu aos pés do médio português. Afonso Sousa chutou instintivamente de meia distância metros e Slisz não foi capaz de parar o remate.
Os 20 minutos seguintes do jogo estiveram longe do nível que os adeptos esperariam de um jogo entre duas grandes equipas. O contra-ataque foi tratado pelos jogadores como mais um jogo de empurrão no campo do que um jogo eficaz. O Legia manteve - ao que parecia - o controlo, mas nada tirou disso. Quando o Lech finalmente começou com a sua segunda ação desde o intervalo, conseguiu operar a reviravolta. O autor do golo? Afonso Sousa, uma vez mais, a brilhar aos 69 minutos, num grande remate.
Menos de cinco minutos depois, Ba Loua ainda fez o terceiro golo, silenciando ainda mais o Estádio Wojska Polska, mas estava em fora de jogo. O Legia não perdia em casa há 363 dias, por isso não foi surpresa que os anfitriões estivessem a lutar para, pelo menos, levar o empate da partida.
Quando os anfitriões caíram em si, o jogo recomeçou nos últimos 10 minutos. E foi apenas aos 88' que Pawel Wszołek mostrou o seu valor, aproveitando o passe de Rosołek e cabeceando para o 2-2 final.
Com este resultado o Legia segue no segundo lugar, com 57 pontos, e o Lech Poznan no terceiro, com 48, apenas mais um que o Pogon. O Rakow, esse, tem passadeira vermelha para o título, na liderança isolada, com 65 pontos.