Após a saída de Jurásek, o Slavia ainda não conseguiu resolver o problema no lado esquerdo
Um passo de cada vez. Jan Bořil é uma constante no plantel, que conseguiu um regresso notável no outono, coroando a sua recuperação de uma lesão grave. Só a equipa técnica do vice-campeão decidirá se isso será suficiente para a equipa titular na primavera, embora seja muito mais provável que ele deixe o posto de flanco para os jogadores mais jovens e passe para a posição de lateral-esquerdo.
Oscar, por exemplo, já experimentou no passado a posição de defesa esquerdo, mas também Lukáš Provod. No verão, o romeno Andres Dumitrescu chegou para substituir David Jurásek, mas só jogou 98 minutos no campeonato. Por isso, a direção do Slavia voltou ao trabalho e decidiu aumentar a concorrência para a posição de lateral-esquerdo.
Na tarde de sexta-feira, foi confirmada a chegada de Ondrej Zmrzlý, que há muito era procurado pelo Sigma Olomouc. El Hadji Malick Diouf, um jogador senegalês de 19 anos, juntar-se-á em breve ao Slavia, vindo do Tromso, da Noruega. Quem ganhará um lugar na equipa inicial?
Zmrzlý ou Diouf?
Zmrzlý chegou como o defesa mais produtivo da FORTUNA:LIGA e na idade ideal para jogar futebol. Diouf, por outro lado, de acordo com vários rumores, deverá custar dezenas de milhões de euros. E não se traz um jogador destes para o banco. Mas só há um lugar no plantel.
Como é que estes dois se estão a sair, olhando para os dados? Segundo a Wyscout, Diouf comete um pouco mais de faltas, mas leva vantagem nos duelos aéreos. Em média, tem mais um duelo aéreo por jogo e é também muito mais bem sucedido (64,29%), mais dez por cento.
A bola pelo chão é mais favorável a Frozen, que ganha 71% dos duelos, enquanto Diouf ganha apenas 59%. São muito semelhantes na perda de bola, cada um deles tirando-a ao adversário, em média, quatro vezes por jogo.
No entanto, a sua contribuição para o ataque será, sem dúvida, muito importante. Zmrzlý destacou-se neste aspeto em Hana. A sua confiança e qualidade de jogo trouxeram-lhe um registo de três golos e cinco assistências, ou seja, a posição de décimo primeiro jogador mais produtivo da liga. Diouf marcou dois golos e deu uma assistência na atual época da liga norueguesa.
Ambos têm cerca de 72% de passes e de taxa de sucesso, e são semelhantes no número de centros (cerca de 3 por jogo) e na sua taxa de sucesso (26%). Frozen, no entanto, lidera significativamente em passes para a frente. Tem uma média de 16 por jogo, contra apenas dez de Diouf. No entanto, o senegalês é ligeiramente mais certeiro (66%), sendo também significativamente melhor no número e na taxa de sucesso dos passes para o último terço do campo e para a grande área.
Os dados relativos ao drible revelam uma grande diferença. Diouf é obviamente atraído por esta atividade, porque, em média, tenta contornar o adversário cerca de cinco vezes em noventa minutos, e é bem sucedido em metade das vezes, enquanto Zmrzlý apenas uma vez.
Ambos os jogadores têm o mesmo número de remates (21). Enquanto Zmrzlý acerta na baliza 42% das vezes, Diouf só acerta 29% das vezes. Os números são muito semelhantes para ambos, pelo que será interessante ver quem acaba por ganhar a confiança dos treinadores.