Arábia Saudita: Al Hilal empata (1-1), Al-Ittihad passa para a frente (2-1) e Gerrard vence jogo louco (4-3)
Al Ittihad 2-1 Al Fateh
O Al Ittihad venceu esta quinta-feira o Al Fateh, por 2-1, e saltou para a liderança do campeonato, beneficiando do empate do Al Hilal, horas antes, na deslocação ao terreno do Damac.
A tarefa dos atuais campeões, orientados por Nuno Espírito Santo, no entanto, não foi fácil. Sem Benzema, o Al Ittihad teve de dar a volta ao resultado, depois de Saadane colocar o Al Fateh em vantagem, em cima da meia hora.
A jogar em casa, porém, o Al Ittihad operou a reviravolta ainda na primeira parte. Romarinho, aos 38 minutos, fez o 1-1 e Kanté, aos 45+1', a passe de Haroune Camara, assinou o segundo golo.
Damac 1-1 Al Hilal
Em Khamis Mushait, cidade na zona oriental da Arábia Saudita, o líder Al Hilal deixou-se surpreender pelo Damac (1-1), uma das duas equipas ainda sem conhecer o sabor da vitória no principal escalão do futebol saudita.
Os comandados pelo português Jorge Jesus, com Rúben Neves no onze, chegou cedo à vantagem, logo aos nove minutos, por intermédio do brasileiro Malcom, que aproveitou da melhor forma um cruzamento de Al Dawsari pelo corredor esquerdo, mas não teve capacidade para dilatar o resultado a seu favor e acabou por sofrer o empate na segunda parte.
Na cobrança de um livre direto, Stanciu aproveitou o mau posicionamento da barreira do Al Hilal, onde Rúben Neves estava, para atirar para o fundo da baliza, com Bono também a ficar muito mal na fotografia.
O guarda-redes marroquino deixou a bola escapar das suas luvas para o 1-1, tendo minimizado os danos bem perto do final do encontro com defesas de grau de dificuldade elevado.
Al-Ettifaq 4-3 Al-Tai
Em Dammam, o Al-Ettiqaf tirou proveito do deslize do Al Hilal e ao vencer o Al Tai, de Alfa Semedo e Bernard Mensah, dois jogadores com passado pelo futebol português, num jogo de contornos épicos.
Wijnaldum (2') e Dmbélé (41') marcaram para a equipa comandada pelo histórico Steven Gerrard no primeiro tempo, com Bernard Mensah (10' e 36') a bisar e a levar tudo empatado para o segundo tempo.
O mesmo Mensah colocou o Al-Tai pela segunda vez em vantagem no jogo, aos 54 minutos, mas as estrelas europeias Wijnaldum (71') e Dembelé (90+3') consumaram a reviravolta a favor do Al-Ettifaq.
Al Shabab 4-1 Al Hazem
Derrota pesada para o Al Hazem, orientado pelo português Filipe Gouveia, com Tozé a assinar o golo de honra na visita ao Al Shabab. Carrasco fez o primeiro, a passe de Banega, que viria a bisar, com Al Saqour a também inscrever o seu nome na lista de marcadores.
Al-Taawon 2-1 Al-Raed
No outro encontro da tarde, o Al-Taawon recebeu e venceu o Al Raed, do guarda-redes português André Moreira, num jogo que ficou decidido na primeira parte.
João Pedro (9') e Al Ahmad (16') colocaram a equipa da casa em vantagem e Oumar Gonzalez (39') reduziu pouco antes do intervalo.
O Al-Raed mostrou-se mais perigoso no segundo tempo, mas não conseguiu chegar ao tão desejado golo do empate e somou, assim, a 5.ª derrota, permanecendo em zona de despromoção.