Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Áustria: Sturm Graz empata com Salzburgo (2-2) e ameaça acabar com hegemonia da Red Bull

Micha Pesseg
O SK Sturm pode se tornar campeão austríaco.
O SK Sturm pode se tornar campeão austríaco.Profimedia
O Red Bull Salzburg está a enfrentar uma época verdadeiramente desastrosa. Depois de um empate (2-2) contra o líder SK Sturm Graz, a equipa de Mozartstadt pode não conseguir sagrar-se campeã da Bundesliga austríaca pela primeira vez em onze anos.

Salzburgo 2-2 Sturm Graz

Para o Sturm Graz, por outro lado, o título significaria o fim de uma longa espera. O clube da Estíria sagrou-se campeão austríaco pela última vez na época 2010/11. O empate (2-2) no campeonato ofereceu aos adeptos um grande drama. Alexander Prass marcou dois golos para o Sturm na primeira parte.

No segundo tempo, no entanto, o jogador de 22 anos ficou desorientado. Em vez de gerir com confiança a vantagem de 0-2, o Graz começou a barricar a sua própria área. O estilo de jogo de baixo risco foi imediatamente penalizado. Dorgeles Nenê e Karim Konate garantiram o empate para o atual campeão.

"Nunca é fácil jogar aqui contra o Salzburgo. Não viajámos para cá como favoritos. Todos os jogadores da nossa liga que jogam aqui são considerados favoritos", disse Prass à Sky Sport Austria:"Acho que a situação é a mesma de antes do jogo."

Com um ponto para cada, o Schwoazn tem o mesmo número de pontos que o Salzburgo a três jornadas do fim. A última vez que os Red Bulls não foram campeões austríacos foi em 2013. Naquela época, o Áustria Viena foi campeão de forma sensacional sob o comando do então técnico da Bundesliga, Peter Stöger.

A classificação do grupo de campeão
A classificação do grupo de campeãoFlashscore

 

A ascensão do Sturm

O Sturm tem-se desenvolvido continuamente nos últimos anos. A equipa do treinador Christian Ilzer foi vice-campeã nas duas últimas épocas. No ano passado, a equipa de Graz também venceu a Taça da Alemanha pela sexta vez no total. Esta época, a equipa está também na final da Taça, onde vai defrontar o Rapid Viena na quarta-feira- tal como no ano passado.

A história de sucesso do Sturm foi possível, sobretudo, graças a um forte trabalho no departamento de observação e no mercado de transferências. Por exemplo, o Sturm vendeu o jovem atacante dinamarquês Rasmus Höjlund à Atalanta no verão passado. A partir daí, o avançado deu o salto para o Manchester United. O diretor desportivo Andreas Schicker, que há algumas semanas era também candidato a suceder a Baumann no Werder Bremen, fez com que o seu clube ganhasse 20 milhões de euros com o negócio.

Os últmos jogos do Sturm Graz
Os últmos jogos do Sturm GrazFlashscore

Uma soma que parece quase utópica, tendo em conta a história turbulenta do clube. Em 2006, o Sturm teve de iniciar um processo de falência e o clube foi ameaçado de despromoção para a primeira divisão. Uma redução de pontos, uma equiparação obrigatória e condições rigorosas para os anos seguintes colocaram o tradicional clube, fundado em 1909, em apuros durante algum tempo.

Em contrapartida, o Salzburgo teve uma época verdadeiramente desastrosa. No verão, o treinador alemão Matthias Jaissle decidiu mudar-se para a Arábia Saudita. O seu sucessor, Gerhard Struber, foi substituído em meados de abril, de forma interina, por Onur Cinel, nascido em Essen. No entanto, o efeito técnico esperado não se concretizou, com apenas uma vitória em três jogos sob o comando do treinador de 38 anos.