Bayern lembra Beckenbauer com música, camisola e minuto de silêncio
Beckenbauer morreu no domingo, aos 78 anos de idade, em Salzburg, na Áustria, e foi enterrado na sexta-feira num cemitério no sul de Munique.
O jogo desta sexta-feira é o primeiro do Bayern desde a perda do lendário jogador de futebol, que fez história em Munique.
Numa noite fria na cidade bávara, com quase nove graus negativos no início do jogo, foi realizada a primeira homenagem pública ao Kaiser. Na sexta-feira da próxima semana, a mesma Allianz Arena será palco de uma grande homenagem a partir das 15:00 locais.
Durante o aquecimento de sexta-feira, os jogadores do Bayern usaram uma camisa com o número 5, em alusão a Beckenbauer.
Com a Alemanha, Beckenbauer venceu o Europeu de 1972 e, acima de tudo, foi campeão do Mundo como jogador em 1974 e como técnico em 1990. Com o Bayern, venceu três Taças dos Campeões europeus consecutivas (1974, 1975, 1976).
Na camisa do Bayern, foram acrescentadas as palavras "Danke Franz" (Obrigado Franz). Essas mesmas palavras podem ser lidas na fachada da Allianz Arena quando esta fica iluminada durante a noite.
Os jogadores entraram em campo enquanto a voz de um jovem Franz Beckenbauer, de quando ele tinha 21 anos, cantava "Guten Freunde kann niemand trennen" (Ninguém pode separar bons amigos), que o antigo jogador gravou após o Mundial-1966, na qual a Alemanha Ocidental perdeu para a Inglaterra na final.
Também houve um minuto de silêncio em memória do defesa que ganhou duas Bolas de Ouro (1972, 1976), e foram exibidos vídeos de recordação nos ecrãs do estádio.
As camisolas e os uniformes de aquecimento serão autografados e dedicados pelos jogadores bávaros para serem leiloados na loja virtual do clube. O dinheiro arrecadado será destinado à Franz Beckenbauer Stiftung, uma associação fundada pelo Kaiser há 40 anos para ajudar pessoas doentes e deficientes.