Birmančević, a figura do Sparta Praga que sonha com o Euro-2024 e tem o mercado à porta
Os golos contra o Baník não foram os mais bonitos, mas são extremamente valiosos para o Sparta Praga. Para além da importante vitória, que deu quase definitivamente ao Letenske o seu segundo título em dois anos, a equipa técnica verificou que Birmančević pode ajudar a equipa de outras formas, além da sua velocidade e habilidade. Em ambas as ocasiões, encontrou uma bola desviada e provou que pode ameaçar graças a uma excelente escolha de posição.
Birmančevič chegou ao Sparta de uma das melhores ligas europeias no verão. A equipa de Praga encontrou o futebolista de pés rápidos em Toulouse, França, onde não marcou um único golo e não registou uma única assistência durante toda a temporada.
"Conhecíamos o seu estilo de jogo, que é muito perigoso e agressivo. Sabíamos que ele não tinha medo de entrar no espaço à volta da baliza do adversário. Ele já mostrou em Malmö que sabe marcar golos. Quando Tomáš Rosický o apresentou pela primeira vez, todos tivemos a sensação de que ele nos poderia ajudar", disse o treinador do Sparta, Brian Priske, na conferência de imprensa após o jogo contra o Baník.
Birmančević tem vindo a confirmar as suas palavras desde o início da época. Deixou a sua marca no seu terceiro jogo da liga, quando ajudou a vencer o Pardubice com um remate certeiro e uma assistência. Dez dias mais tarde, abriu o ativo nas competições europeias, ao marcar um golo no jogo de reedição da pré-eliminatória da Liga dos Campeões, contra o Copenhaga, que não foi bem sucedido.
Também brilhou na Europa
O seu contributo nas competições europeias foi tão importante para o Sparta como no campeonato. Marcou quatro golos e fez duas assistências na campanha para chegar aos oitavos de final da Liga Europa. Selou a sua grande temporada na Europa com um golo nos oitavos de final, em Anfield, onde foi o único espartano a marcar e pelo menos mitigar uma pesada derrota por 1-6.
Birmančević percebe que é nele e nos seus companheiros de equipa do tridente ofensivo que assenta a ofensiva do Sparta Praga. Afinal de contas, o sérvio de 25 anos, juntamente com Jan Kuchta e Lukas Haraslin, marcaram mais de metade dos golos do Sparta na liga. No total, marcaram por 41 vezes.
"Todos esperam que marquemos golos e façamos assistências importantes. Claro que todos os outros também sentem a pressão, mas nós queremos assumi-la, o que se reflete, por exemplo, no número de golos para os quais contribuímos juntos", afirmou Birmančević, elogiando o seu entrosamento com os colegas de ataque.
Nomeação para o Euro-2024?
Tanto Kuchta como Haraslin são membros da equipa nacional e estão a lutar por uma convocatória para o Euro-2024. Birmančević apareceu pela última vez na seleção sérvia em 2021, quando jogou em três jogos, ainda como jogador do Malmö. A sua nomeação para a Alemanha seria, portanto, muito surpreendente.
"É verdade que já passou algum tempo desde a última vez que estive na seleção nacional. Pensava que ia fazer parte da equipa, mas há três anos que estou à espera de um convite. Gostaria muito de voltar a vestir a camisola da seleção sérvia. Mas se o convite não chegar, tenho de o aceitar. Há muito tempo que não sou nomeado, por isso tenho de continuar a trabalhar e a lutar para que isso volte a acontecer", afirmou o jogador mais produtivo da liga checa, em entrevista ao site do clube.
Se a participação de Birmančević no Euro-2024 fosse bem sucedida, e ele confirmasse a sua forma do final da época na Alemanha, seria muito difícil para a direção do clube de Praga mantê-lo. No entanto, se ele saísse, o Sparta provavelmente ganharia muito dinheiro. A chegada do sérvio custou 3,3 milhões de euros, mas o seu valor atual é quase o dobro.
O final da época aproxima-se e, com ele, a decisão sobre o destino do habilidoso futebolista. Poucos se surpreenderiam com a sua saída, mas a primeira divisão checa perderia um futebolista que escasseia nos relvados locais.