Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Birmancevic domina a produtividade na liga checa e pode dar o salto na próxima época

David Zlomek/eFotbal
Birmančević pode estar a caminho de uma das cinco principais ligas europeias
Birmančević pode estar a caminho de uma das cinco principais ligas europeiasProfimedia
Se alguém tinha dúvidas quando o Sparta Praga contratou Veljko Birmancevic (26 anos) no verão, tem agora de admitir que foi mal avaliado. O extremo sérvio está a fazer grandes exibições e a obter uma produtividade de topo. Antes da última jornada da época regular, tem 23 pontos, ninguém na liga checa tem mais. "Ele está mesmo a recuperar", admite o especialista Roman Polom ao Flashscore.

Treze golos marcados, o segundo melhor desempenho da liga checa, e dez assistências. Birmančević é o melhor da temporada.

Com 23 participações em golos, é o jogador mais produtivo da liga, quatro à frente do segundo classificado, Vaclav Jurecka, antes da próxima jornada.

"Parece que está a melhorar a sua forma de tal maneira que vai continuar a melhorar. Penso que ele vai somar muitos pontos", acredita o antigo defesa da liga checa, Roman Polom.

"Birmancevic está realmente a recuperar. Se ele sair, o Sparta terá um grande problema para o substituir. Ele está entre pronto para as cinco melhores ligas da Europa e, na minha opinião", considera.

"Na verdade, o teto é muito mais alto, na minha opinião", acrescenta.

A pergunta que se coloca é porque é que o extremo sérvio não brilha em Espanha ou em França há muito tempo.

"É difícil manter esse tipo de desempenho durante toda a temporada. Os sinusóides de desempenho são comuns. Se não houvesse essas oscilações, ele não estaria na liga checa", diz Polom.

No entanto, se a forma realmente melhorar e a produtividade for mantida, Birmančević pode pensar em seguir em frente. Apesar de ter completado uma mudança do Toulouse para o Sparta há algumas semanas, o futuro ainda não é claro. 

"A perspetiva da Liga dos Campeões é atraente para ele, mas ao mesmo tempo o Sparta não tem nenhuma razão e nenhuma necessidade financeira de vender", defende Roman Polom.

Mas voltemos à forma de Serbo. Como já foi dito, a fase é perfeita. Marcou seis golos nos últimos sete jogos, tendo ficado em branco apenas em Opava. De resto, festejou duas vezes contra o Bohemians e marcou contra o Banik e o Liverpool.

"É importante ter jogadores tão diferentes disponíveis nos momentos-chave. É uma fase, mas ele pode realmente fazer algo do nada", diz Roman Polom.

Por isso, não será surpresa se Birmancevic estiver entre os jogadores mais produtivos dos últimos tempos. Na última temporada, o eslavo Jurecka (24 anos) foi o jogador com mais pontos, números que o sérvio deve conseguir superar. E o próximo? Jean-David Beauguel, do Plzeň, dominou a época 2021/22 com 23 pontos, antes disso Adam Hložek, com 22 pontos.

A este desempenho seguiram-se os dezoito pontos de Lukáš Budínský, metade dos de Nikolay Komličenko, do Mladá Boleslav, que marcou uns incríveis 29 golos no ano anterior.

Será difícil dar seguimento a isso, mas é possível, por exemplo, alcançar o desempenho de Josef Hušbauer da época 2013/14 (26 pontos), David Lafata (25) do ano anterior, ou Jiří Štajner, que dominou a produtividade na época 2011/12 com uns impressionantes 15 golos+16 assistências.

Se Birmančević mantiver o seu potencial, o Sparta provavelmente vencerá o campeonato. Mas, ao mesmo tempo, os interessados vão afluir a Letná. Se houver de facto uma saída, Polom não vê um substituto no atual plantel ou na liga checa.

"Sinceramente, não consegui encontrar ninguém na República Checa com tanta importância e qualidade que o Sparta devesse procurar e que pudesse substituí-lo", defende.

"Pensei que o Sparta poderia estar pronto para isso, mas, como se viu em alguns jogos da primavera, a qualidade dos três primeiros recuperou tanto que eles ainda não podem substituí-los com seus próprios recursos", explica.

Por isso, o Sparta deve voltar a procurar o estrangeiro.

"Houve rumores na comunicação social de que o Sparta poderia tentar Vasek Cerny. Claro que não sei o que lhe vai na cabeça e que ambições ainda tem, mas seria uma grande jogada para o Sparta, seria uma bomba", conclui Polom.