Celtic goleia Kilmarnock (5-0) e conquista 54.º título do Campeonato Escocês
Kilmarnock 0-5 Celtic
Os golos de Adam Idah, Daizen Maeda e James Forrest deram ao Celtic uma vantagem de 3-0 ao intervalo, antes de Matt O'Riley marcar dois golos na segunda parte para carimbar uma vitória confortável.
O Celtic, que conquistou o título em 11 das últimas 12 temporadas, já foi coroado campeão escocês 54 vezes - a apenas uma do recorde nacional do Rangers, que é de 55.
No entanto, esta foi uma das corridas mais acirradas dessa série, já que os comandados de Brendan Rodgers perderam uma vantagem de sete pontos no início da temporada e ficaram atrás do Rangers, a 10 jogos do fim.
O regresso de jogadores importantes após lesões e a experiência de Brendan Rodgers foram fundamentais para que o ex-técnico do Liverpool mantivesse o recorde de nunca ter perdido um título da liga em duas passagens como treinador do Celtic.
Rodgers surpreendeu ao escolher a equipa para a deslocação a Killie, com Idah a substituir Kyogo Furuhashi na única alteração em relação à vitória de sábado por 2-1 sobre o Rangers, que praticamente garantiu o título.
A decisão de apostar no internacional irlandês foi inspirada, já que ele abriu o marcador com um golaço aos cinco minutos de jogo.
A chegada de Idah, emprestado pelo Norwich em janeiro, foi criticada na época por falta de ambição por parte da direção do Celtic, mas o jogador de 23 anos marcou oito golos em 11 jogos e ajudou a sua equipa a ultrapassar a linha de meta na corrida pelo título.
O internacional japonês Maeda também rematou à queima-roupa depois de uma bela jogada de equipa que abriu a defesa do Kilmarnock.
Idah e Maeda combinaram com Forrest para uma finalização simples.
O'Riley foi o vencedor dos prémios de melhor jogador do ano do Celtic, no domingo, e o dinamarquês foi o melhor marcador.
O jogador de 23 anos mandou a bola para o fundo das redes e, em seguida, acertou o canto inferior para aumentar a sua contagem na temporada para 18 golos e 18 assistências.
O'Riley pode ter apenas mais dois jogos pela frente na sua carreira no Celtic, já que atrai o interesse de clubes como Atlético de Madrid e Inter de Milão.
Mas pode terminar a carreira com mais um troféu, já que o Celtic quer completar a dobradinha daqui a 10 dias, quando os Old Firms se enfrentarem mais uma vez na final da Taça da Escócia.