Escócia: Celtic arranca defesa do título com goleada (4-0)
Celtic 4-0 Kilmarnock
A equipa de Brendan Rodgers terminou a época passada com oito pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Rangers, e já está na pole position da corrida ao título de 2024/25. O Celtic reinou supremo na Escócia em 12 das últimas 13 temporadas e o fim de semana de abertura da nova campanha sublinhou a razão pela qual os Hoops são os grandes favoritos para prolongar a sua era dominante.
Em busca do 55º título escocês, o Celtic não poderia ter começado melhor, já que o Kilmarnock foi derrotado no Parkhead, apenas 24 horas depois de o Rangers ter ficado no dececionante empate em 0 a 0 com o Hearts.
"Tenho de estar muito satisfeito com o primeiro jogo da época. Estivemos muito ligados, alguns dos nossos passes e a velocidade do nosso jogo foram muito bons", disse Rodgers: "Estar no topo da liga no final da época é o mais importante, mas os primeiros passos são fundamentais e hoje demos um passo muito bom."
Jim Craig, vencedor da Taça dos Campeões Europeus com o Celtic em 1967, desfraldou a bandeira dos campeões da Premiership antes do pontapé de saída e os homens de Rodgers garantiram que o ambiente de festa duraria até ao apito final.
O guarda-redes dinamarquês Kasper Schmeichel fez a sua estreia pelo Celtic numa equipa que, de resto, já era conhecida e que apenas não contou com o lesionado Daizen Maeda.
O japonês Reo Hatate abriu o marcador aos 17 minutos com um potente remate da entrada da área.
Cinco minutos antes do intervalo,Liam Scales cabeceou para o fundo das redes após um canto cobrado por Matt O'Riley.
O treinador do Kilmarnock, Derek McInnes, fez descansar jogadores importantes antes do jogo de qualificação para a Liga Conferência contra o Tromso, na quinta-feira. E o Celtic aproveitou a vantagem quando Nicolas Kuhn marcou com um remate desviado para a baliza, aos 59 minutos.
O substituto Anthony Ralston rematou de um ângulo apertado nos descontos e o Celtic passou para a frente do St Mirren na diferença de golos no topo da tabela.