Escócia: Celtic, com Paulo Bernardo, retoma a liderança (3-0), enquanto o Rangers vence St. Mirren (2-1)
O Aberdeen tinha desalojado os actuais campeões no topo da tabela no sábado, com uma vitória por 1-0 sobre o Dundee United, dando continuidade ao seu sensacional início de época. O Celtic voltou a ficar à frente na diferença de golos em relação aos Dons, que recebem o Rangers, terceiro classificado, na quarta-feira.
Motherwell 0-3 Celtic
Brendan Rodgers pode dar-se ao luxo de rodar a sua equipa em Fir Park, depois de um desgastante empate a 0-0 com a Atalanta na Liga dos Campeões, na quarta-feira. Lennon Miller acertou duas vezes na trave para o Motherwell nos primeiros 10 minutos. Mas o Celtic conseguiu chegar à vitória depois de Luke McCowan ter inaugurado o marcador aos 27 minutos.
McCowan foi um dos jogadores a quem Rodgers deu uma oportunidade de brilhar e marcou a sua estreia como titular com uma excelente corrida e um remate à entrada da área.
O Celtic não contou com o capitão Callum McGregor devido a lesão e o capitão substituto Alistair Johnston cabeceou o cruzamento de Alex Valle no início do segundo tempo para dobrar a vantagem dos visitantes.
Adam Idah saiu do banco para completar o marcador, antes de Liam Gordon, do Motherwell, receber um cartão vermelho direto no final da partida por um desafio precipitado ao internacional irlandês.
"É um excelente desempenho e um excelente resultado no final de uma semana fisicamente exigente", disse Rodgers: "Achei que no final os jogadores estavam muito confortáveis no jogo."
Rangers 2-1 St. Mirren
O Rangers garantiu que a diferença para os dois primeiros colocados é de apenas seis pontos depois de superar a resistência do St. Mirren em Ibrox. O golo inaugural de Mohamed Diomande para a equipa da casa foi rapidamente anulado por Alex Gogic.
Cerny tinha marcado dois golos na impressionante vitória do Rangers por 4-0 na Liga Europa sobre o FCSB da Roménia, a meio da semana, e o extremo checo voltou a ser decisivo ao marcar o golo de Cyriel Dessers aos 69 minutos.
"Hoje tivemos um bom desempenho. Mas começámos com sete novos jogadores que não estavam no edifício há dois meses", disse o treinador do Rangers, Philippe Clement, sob pressão: "Eles precisam de ganhar experiência para se tornarem melhores. É um trabalho em progresso, por isso é importante conquistar estes pontos bem merecidos."
O Hibernian e o Hearts continuam empatados em pontos no fundo da tabela, depois de terem empatado o clássico de Edimburgo a 1-1.
Mykola Kukharevich colocou o Hibs na frente, mas o jovem James Wilson salvou um ponto para os Jambos.