Escócia: Paulo Bernardo marca na goleada ao St. Johnstone (6-0) e Aberdeen mantém recorde perfeito (1-2)
St. Johnstone 0-6 Celtic
Os Hoops prepararam-se para a viagem à Liga dos Campeões contra o Borussia Dortmund na terça-feira em grande estilo com uma exibição dominante em Perth. O Celtic já marcou 20 golos e não sofreu nenhum nos primeiros seis jogos do campeonato.
Depois de Daizen Maeda ter tido um golo anulado pelo VAR, os visitantes mataram o jogo com três golos em 10 minutos antes do intervalo.
Kyogo Furuhashi pôs fim a uma seca de 11 meses sem marcar um golo fora de casa para abrir o marcador e rapidamente fez o segundo quando cabeceou o cruzamento de Greg Taylor. Entre um golo e outro, o internacional japonês deu o passe para Paulo Bernardo rematar de primeira para o fundo da baliza.
Depois do intervalo, os homens de Brendan Rodgers não tiveram piedade dos Saints, que demitiram o ex-técnico escocês Craig Levein no início do mês. Callum McGregor marcou o seu quarto golo da época com um remate de fora da área. Maeda marcou o quinto golo, de cabeça, e Adam Idah fechou o marcador, depois de ter sido provocado por um escandaloso toque de calcanhar de Alex Valle.
"O Dortmund foi o centro das atenções, mas eu queria uma mentalidade de Liga dos Campeões aqui", disse Rodgers: "Achei que a variedade do nosso jogo foi muito boa. Tudo o que se quer de uma equipa."
Dundee FC 1-2 Aberdeen
O Aberdeen somou 12 vitórias em 12 jogos em todas as competições sob o comando de Jimmy Thelin no Dens Park.
Topi Keskinen encontrou Kevin Nisbet para abrir o marcador antes de Keskinen marcar o segundo golo para dar aos visitantes um início perfeito. Simon Murray recuperou a desvantagem de grande penalidade, mas o Aberdeen resistiu e tornou-se na primeira equipa, para além do Celtic e do Rangers, a vencer os «primeiros seis jogos campeonato escocês, desde que o conseguiram semelhante feito na época 2015/16.
"Ainda estamos em setembro e o campeonato termina em maio, por isso temos de ser humildes, continuar a trabalhar e esforçar-nos para sermos melhores", disse Thelin.
O Rangers está agora a oito pontos dos dois primeiros, mas tem um jogo a menos em casa contra o Hibernian no domingo.
O Hearts, que está no fundo da tabela, precisou de um golo de empate do avançado escocês Lawrence Shankland nos descontos para evitar a nona derrota consecutiva no empate (1-1) com o Ross County.
Um penálti de Ross Graham, aos 99 minutos, valeu ao Dundee United um empate a 3-3 com o Kilmarnock.
O adolescente Lennon Miller marcou os dois golos do Motherwell, que subiu ao quarto lugar ao vencer o St. Mirren por 2-1, num jogo em que ambas as equipas ficaram reduzidas a 10 homens.