Aitana Bonmatí: "Quero ser um ponto de referência também para a igualdade"
"Há quinze anos, não podia imaginar que hoje estaria a receber a minha segunda Bola de Ouro consecutiva. Isso era inimaginável para mim. Diria às raparigas que aprendam com o processo, que nos torna melhores. Com determinação e mentalidade, tudo vem", disse Aitana Bonmatí no final da cerimónia.
"A nossa missão é ser um ponto de referência para rapazes e raparigas. Também é importante para os rapazes verem modelos femininos. Estou certa de que com esta Bola de Ouro chegarei a mais lares, a mais pessoas. Também quero ser uma referência para tudo aquilo por que nós, mulheres, temos de lutar, quero ser uma referência para a igualdade de que precisamos no mundo, não só no futebol", afirmou.
Na sua folha de serviço para este prémio, destacou o seu grande ano com o Barcelona, campeão da Liga F e da Europa, mas também o título com a sua seleção na Liga das Nações da UEFA.
"É uma honra estar aqui. Significa que fizemos as coisas bem feitas. Tivemos um grande ano com o Barça e também com a seleção nacional, ganhando a Liga das Nações, e no final devo isto às minhas companheiras de equipa, que me tornam maior a cada ano que passa. Obviamente, tenho a sorte de estar rodeada pelas melhores jogadoras do mundo", disse ela.
Aitana Bonmatí foi uma das líderes da La Roja, que foi coroada em agosto de 2023 no Campeonato do Mundo em Sydney (Austrália).