Feminino: Seis portuguesas e muita emoção, eis a Liga espanhola
Depois de uma época futebolística muito longa, com os Jogos Olímpicos de Paris como ponto alto, a época 2024/25 é já uma realidade. Mais uma vez, o Barcelona está a atrair todas as atenções, uma vez que é novamente o principal favorito ao título, embora o Real Madrid tenha feito uma série de contratações para tentar reduzir a diferença em relação ao emblema culé. Por outro lado, o Atlético Madrid e o Levante pretendem terminar no pódio, enquanto outras equipas mais modestas lutam pela manutenção na primeira divisão.
Como ver a La Liga F em Portugal?
A resposta está na DAZN, que vai transmitir três jogos por jornada - Espanhol-Real Madrid, Deportivo-Barcelona e Atlético-Granada na primeira ronda da Liga F - (o único requisito é o registo, que também dará acesso a toda a Liga dos Campeões feminina).
Calendário da 1.ª jornada
Espanyol - Real Madrid (sexta-feira, 19:00)
Madrid C.F.F. - Costa Adeje - Tenerife (sábado, 11:00)
Eibar - Betis (sábado, 17:00)
Sevilha - Real Sociedad (sábado, 19:30)
Levante - Athletic (domingo, 11:00)
Deportivo - Barcelona (domingo, 17:00)
Valência - Levante Badalona (domingo, 19:30)
Atlético de Madrid - Granada (quarta-feira, 19:00)
Jogos de alto nível
Real Madrid x Barcelona (17 de novembro, 10.ª jornada)
Barcelona x Real Madrid (23 de março, 23.ª jornada)
Atlético Madrid - Barcelona (10 de novembro, 9.ª jornada)
Barcelona x Atlético (13 de abril, 25.ª jornada)
Real Madrid - Atlético (13 de outubro, 6.ª jornada)
Atlético - Real Madrid (16 de janeiro, 16.ª jornada)
Novos equipas
Deportivo da Corunha: se a equipa masculina regressou ao futebol profissional, a equipa feminina voltou à Liga F. As galegas deixaram para trás a segunda divisão depois de terem sido derrotadas apenas pela equipa de reservas do Barça (6-2 na segunda mão), que por razões óbvias não pode ser promovida.
Espanhol: a equipa catalã, também duplamente bem sucedida a nível de clubes, foi obrigada a disputar o "play-off" para atingir o seu objetivo. Era o favorito nessa fase decisiva e não deixou escapar a oportunidade. Depois de vencer duas vezes o SE AEM, deu a volta à eliminatória contra o Osasuna (1-0 a 3-1).
Principais contratações
Ewa Pajor: a avançada polaca, que passou a carreira no Wolfsburg, espera viver um momento emocionante no Barcelona. A experiente atacante marcou cinco golos na pré-temporada, uma média de um por jogo.
Eva Navarro: depois da passagem pelos colchoneros, a jogadora chega a um Real Madrid que precisará do seu fulgor e dos seus dribles pelas laterais. Foi titular contra o Brasil nas meias-finais dos Jogos Olímpicos e já deixou a sua marca no emblema da capital espanhola.
Fiamma Benítez: a jovem atacante sabe o que é jogar e marcar golos com a equipa principal. Agora, aos 20 anos, a jogadora de Dénia quer dar um passo importante na sua carreira no Atleti.
Alba Redondo: A campeã do mundo está habituada a marcar golos em todo o lado, ou pelo menos foi isso que ofereceu no Levante, e é, sem dúvida, a protagonista de uma das contratações mais importantes do verão. O Alfredo Di Stéfano é a sua nova casa.
Kika Nazareth: a internacional portuguesa junta-se ao extraordinário plantel depois de ter marcado 50 golos nas duas últimas épocas no Benfica. A sua forma de pré-temporada tem sido muito boa, com golos contra o Bay FC e o Dallas Trinity.
As portuguesas
Esta é a edição da Liga F com mais portuguesas. Diana Gomes (Sevilha) e Andreia Jacinto (Real Sociedad) são caras bem conhecidas do principal campeonato do país vizinho e abrem as portas a quatro compatriotas.
Inês Pereira (Deportivo), Kika Nazareth (Barcelona), Tatiana Pinto (Atlético Madrid) e Sofia Silva (Valência) são as mais recentes adições ao campeonato espanhol, com selo de qualidade português.