Venceu o cancro e procura agora uma nova vida no Villarreal: "Aprendi muito"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Venceu o cancro e procura agora uma nova vida no Villarreal: "Aprendi muito"

Venceu o cancro e procura agora uma nova vida no Villarreal
Venceu o cancro e procura agora uma nova vida no VillarrealVillarreal CF
Virginia Torrecilla travou a mais dura das batalhas fora dos relvados nos últimos anos. Venceu um cancro e regressou à competição 609 dias depois de descobrir que tinha um tumor na cabeça. Hoje é notícia por trocar o Atlético Madrid pelo Villarreal. "Um novo começo, uma nova história".
Torrecilla travou uma luta contra o cancro
Torrecilla travou uma luta contra o cancroVillarreal/Opta by Stats Perform

"O futebol salvou-me a vida durante o cancro". A história de Virginia Torrecilla emocionou o mundo do futebol em 2020. Aos 25 anos, na plenitude das suas capacidades, a média viu-se forçada a interromper o sonho para lutar, literalmente, pela vida.

Não virou a cara à luta e contou com o apoio de colegas de equipa, adversárias, clubes, Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), no fundo uma onda de apoio inesgotável que redobrou a energia para enfrentar os tratamentos.

"Só queria viver"

A intervenção cirúrgica para a remoção do tumor aconteceu em maio de 2020 e iniciou aí um longo caminho. Depois de radioterapia e quimioterapia, um tratamento que a fez ir dos 63 para os 48 quilos, foi recuperando as forças, passo a passo, dia após dia, sempre com o regresso aos relvados no horizonte.

"Quando me diagnosticaram o cancro e me disseram que não podia jogar, foi um golpe duro, mas nessa altura só queria viver. Mas depois, o futebol salvou-me a vida, porque foi o meu clube e as minhas companheiras que estiveram sempre ao meu lado, com a minha família. O único dia que saía de casa era quando a minha equipa jogava", disse Virginia, na altura, ao diário AS.

Virginia recebeu várias manifestações de apoio
Virginia recebeu várias manifestações de apoioAFP

Na memória ainda estava bem fresca a presença no Campeonato do Mundo de 2019 em representação de 'La Roja'. Apenas meio ano depois trocou os grandes palcos mundiais por uma cama de hospital. Duro.

Ao longo de todo o processo, Virginia partilhou a difícil rotina de tratamentos através das redes sociais e, acima de tudo, os passos em direção à recuperação. Terminou a quimioterapia em março de 2021, perdeu grande parte das defesas, mas celebrou: "Estou limpa. Não tenho restos de nada do tumor".

A 23 de janeiro de 2022, Virginia Torrecilla voltou a pisar os relvados em jogos oficiais, quase dois anos depois da pausa, e a entrada da internacional espanhola foi celebrada por todos. O Barcelona goleou o 'seu' Atlético Madrid, por 7-0, e conquistou a Supertaça. Mas a festa foi feita em nome da vida, a vida de Virginia.

Novo desafio em Villarreal

Terminada a estadia em Madrid, Virginia foi esta quinta-feira apresentada em Villarreal, com quem assinou um contrato até ao final da temporada 2023/24.

"Passei muito mal e pensei em deixar o futebol, mas este desporto é o que mais me faz feliz e acredito que posso continuar a fazer o que mais gosto", disse no momento da oficialização no submarino amarelo.

"Aprendi muito sobre a vida e sobre o futebol. Acredito que posso aportar toda a minha sabedoria e experiência à equipa", sustentou.