Firmino, Lloris e Modric entre "mais de dez" alvos dos clubes da Arábia Saudita
Sergio Ramos, Jordi Alba, Sergio Busquets, N'Golo Kante e Angel Di Maria também estão entre os experientes vencedores do Mundial e da Liga dos Campeões que estão a ser cobiçados pela Liga Saudita, referiu a mesma fonte.
A informação mais recente surge depois de os responsáveis sauditas terem viajado para Paris e Madrid para tentar fechar acordos com Messi e Benzema, respetivamente, de acordo com fontes e notícias, que lhes permitiriam juntar-se a Cristiano Ronaldo no reino rico em petróleo.
As autoridades sauditas estão "em contacto com mais de dez jogadores, muitos dos quais ganharam o Campeonato do Mundo ou a Liga dos Campeões, para se juntarem à liga saudita na próxima época", confirmou fonte próxima das negociações.
Além de Messi, "a lista inclui Benzema, Ramos, Di Maria, Modric, Hugo Lloris, Kante, Firmino, Alba e Busquets".
"Aém de receberem ofertas bastante lucrativas, vão jogar numa liga muito competitiva", acrescentou a mesma fonte, referindo que os sauditas pretendem "fechar a maior parte dos negócios" antes do início da nova época, a 11 de agosto.
O maior exportador de petróleo do mundo já investiu centenas de milhões em negócios desportivos, incluindo a assinatura de Cristiano Ronaldo, o Grande Prémio de Fórmula 1 e a digressão de golfe LIV, o que levou a frequentes alegações de que está a "lavar o desporto" do seu historial em matéria de direitos humanos.
A Arábia Saudita, cujo vizinho Catar acolheu o Campeonato do Mundo no ano passado, explorou a possibilidade de apresentar propostas para a competição, incluindo uma possível organização tri-continental, com o Egito e a Grécia.
Elevar os clubes sauditas
O Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, um dos maiores fundos soberanos do mundo, está por detrás das transferências e não os clubes individuais, explicou a mesma fonte.
Se os jogadores assinarem contrato, serão divididos entre cinco clubes sauditas: Al Hilal, Al Nassr, Al Shabab, Al Ittihad e Al Ahly.
Por outro lado, um funcionário do governo saudita disse à AFP que as autoridades estão a negociar com "jogadores de classe mundial".
"O objectivo é criar uma liga muito forte e competitiva e elevar o nível dos clubes sauditas", disse o funcionário.
Todos os jogadores listados são grandes estrelas no final das suas carreiras. Roberto Firmino é o mais jovem, com 31 anos. Além do guarda-redes francês Hugo Lloris, que ainda tem um ano de contrato com os Spurs, todos terminam vínculo este mês.
De acordo com as fontes, Modric, Ramos, Kante, Alba e Busquets parecem ser os mais próximos de assinar.
Luka Modric, o influente médio do Real Madrid, e Sergio Ramos, que está de saída do Paris Saint-Germain, juntar-se-iam a Cristiano Ronaldo no Al Nassr, enquanto Kante jogaria no campeão saudita Al Ittihad, orientado pelo português Nuno Espírito Santo.
A Arábia Saudita, sob o comando do seu governante, o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, de 37 anos, está a tentar melhorar a sua imagem austera e atrair turistas e investimentos, em parte através do desporto.
Embora não seja bem conhecida internacionalmente, a liga saudita goza de um forte apoio num país onde mais de metade dos 32 milhões de habitantes - 51% - tem menos de 30 anos.
A Saudi Pro League vai aumentar para 18 clubes na próxima época, com todas as equipas a poderem ter oito jogadores estrangeiros por jogo.
Cristiano Ronaldo, de 37 anos, chegou ao Al Nassr em janeiro, com um contrato de dois anos e meio, que se diz ascender a mais de 400 milhões de euros. O próprio avançado português confirmou que permanecerá no clube na próxima temporada.
Este fim de semana, a televisão estatal saudita informou que Benzema, 35 anos, tinha assinado pelo Al Ittihad. No mês passado, uma fonte próxima das negociações disse à AFP que a contratação de Messi era um "negócio fechado".
"Queremos que as pessoas visitem a Arábia Saudita para ver as estrelas do futebol", acrescentou a fonte na altura.