Gareth Southgate compreende as críticas a Henderson, mas não o exclui da convocatória inglesa
O antigo capitão do Liverpool seguiu-se a outras estrelas mundiais, como Cristiano Ronaldo e Karim Benzema, no Estado do Golfo, rico em petróleo.
O afluxo de jogadores tem-se verificado apesar das críticas frequentes de que as despesas sumptuosas da Arábia Saudita equivalem a "lavagem desportiva" - uma tentativa de desviar a atenção do seu historial em matéria de direitos humanos.
A homossexualidade é proibida na Arábia Saudita, o que suscita questões sobre a forma como Henderson pode jogar num clube do país do Médio Oriente, mantendo o seu apoio aos direitos dos homossexuais. A Pride in Football, uma rede de grupos de adeptos LGBT+, afirmou que o médio inglês tinha "perdido o respeito de tantas pessoas que o valorizavam e confiavam" nele.
Mas Southgate disse que as convicções do jogador não mudaram.
"Não creio que ele esteja a mudar a sua opinião sobre aquilo em que acredita", disse o selecionador de Inglaterra à rádio Talksport: "Agora estamos num mundo muito complexo onde, o que estamos a dizer, ninguém deve ir para o Newcastle(financiado pela Arábia Saudita)? Ninguém deve trabalhar para empresas que os sauditas possuem em Londres ou ninguém deve comprar petróleo aos sauditas?".
"Acho que é muito complicado. Compreendo perfeitamente o argumento de que apoiámos a comunidade LGBTQ e percebo porque é que eles têm uma opinião muito forte sobre o assunto. Acho que é muito difícil dizer: 'O Henderson está a dizer que já não apoia essa comunidade?' Bem, não, não está, mas é claro que as pessoas vão dizer que as suas acções são o contrário disso", dissertou
Southgate disse que o médio já havia expressado preocupação sobre se a mudança poderia afetar seu envolvimento contínuo com a Inglaterra.
"Falei com ele no verão", disse Southgate: "A pergunta que ele queria saber era: 'Se eu me mudar para cá, vocês vão me excluir automaticamente? Seríamos estúpidos se fizéssemos isso. Por que razão iríamos excluir alguém com base no local onde está a jogar? Temos de ver como estão a jogar".
Mas Southgate admitiu: "Henderson não vai jogar na Premier League. Não vai jogar na Liga dos Campeões, que é a avaliação mais fácil para o nível em que está a jogar."