Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Martin Skrtel é o novo diretor desportivo do DAC

Martin Skrtel inicia uma nova carreira
Martin Skrtel inicia uma nova carreiradac1904.sk / Lelkes Ernő
Martin Skrtel, antigo jogador da seleção eslovaca de futebol, tornou-se o novo diretor desportivo do DAC Dunajska Streda. O diretor executivo do clube, Jan van Daele, fez o anúncio na conferência de imprensa de quinta-feira.

O DAC ocupa atualmente o terceiro lugar na atual Nike Liga, depois de ter sido surpreendentemente afastado das competições europeias esta época na segunda ronda preliminar da Liga da Conferência com o clube azeri Zira.

Skrtel liderou a Eslováquia como capitão no Campeonato Europeu de 2016. A seleção nacional passou à segunda fase desse torneio, a sua melhor classificação de sempre num evento de topo.

O antigo defesa esteve também presente no Campeonato do Mundo de 2010, na África do Sul, o único em que a Eslováquia participou até agora. Terminou a carreira na seleção nacional em outubro de 2019 com 104 jogos, o quinto maior número de qualquer jogador eslovaco.

"Antes de mais, estou grato. Quero agradecer ao dono do clube e ao diretor executivo pela confiança e pela oportunidade. É o início de uma nova fase para mim e acredito que serei capaz de traduzir a experiência que adquiri como jogador num novo trabalho e numa nova posição. Estou contente por esta oportunidade ter surgido e por poder seguir este novo caminho como funcionário deste clube. Farei o meu melhor para não desiludir e para cumprir o meu papel e os objectivos do clube", afirmou Skrtel na conferência de imprensa.

Martin Skrtel no novo diretor da DAC
Martin Skrtel no novo diretor da DACdac1904.sk / Lelkes Ernő

Durante as últimas semanas, Martin Skrtel esteve em estreito contacto com os representantes do Spartak Trnava sobre um papel no clube. No entanto, a assinatura de um contrato acabou por não acontecer. "Nunca escondi o facto de ser adepto do Spartak. No entanto, neste momento, tenho de distinguir as emoções da vida profissional", afirmou.

Skrtel explicou: "As coisas evoluíram de tal forma que agora estou aqui. A comunicação não tem sido a ideal de ambas as partes, mas não quero criar conflitos. Tínhamos uma opinião diferente sobre algumas coisas. Enquanto houver interesse em mim, não devo ser eu a tomar a iniciativa. Eu já tinha o mesmo interesse enquanto jogador. A ligação lógica existia, mas arrastou-se durante demasiado tempo. A intensidade das negociações só aumentou após a pressão dos adeptos.

"Nessa altura, as informações sobre o meu contacto com o Dunajska Streda já tinham sido divulgadas. Não quero dizer que fosse demasiado tarde, mas já tínhamos tido cerca de quatro reuniões com o DAC. Não achei que fosse justo mudar nada", acrescentou o antigo titular da seleção eslovaca.

O jogador de 39 anos, natural de Handlova, também estava interessado noutros clubes, nomeadamente na Turquia. "Tive ofertas do exterior. No entanto, nenhuma delas era tão concreta e factual como esta. Uma das minhas condições era que queria ficar na Eslováquia, para me preparar para possíveis novos compromissos", explicou.

As instalações e a academia no sul do país estão entre as melhores da Eslováquia. As tarefas do novo diretor desportivo não se limitarão à cidade, segundo as suas próprias palavras. "Falámos de objectivos específicos, mas não se trata de um projeto para uma época. Não nos limitámos a tratar do DAC, também falámos em mudar as equipas de Gyor e Samorin. Farei tudo o que estiver ao meu alcance para ser o mais útil possível e para nos ajudar a aproximarmo-nos das nossas ambições, mas de preferência a atingi-las", concluiu Skrtel.

O diretor-geral Jan van Daele e o novo diretor desportivo Martin Skrtel
O diretor-geral Jan van Daele e o novo diretor desportivo Martin Skrteldac1904.sk / Lelkes Ernő

"Martin oferece o perfil ideal para o cargo de diretor desportivo, uma vez que conhece o mundo do futebol em pormenor, tem uma vasta experiência de jogo ao mais alto nível e também capacidades de liderança", afirmou o diretor executivo Jan van Daele, congratulando-se com a contratação de Skrtel: "Ele junta-se à estrutura do clube após o fecho da janela de transferências, o que é o momento ideal".

A nível de clube, Skrtel deixou a sua maior marca no Liverpool, onde esteve oito anos. Venceu a Taça da Liga com os Reds na época 2011/12.

Conquistou dois títulos nacionais, primeiro com o Zenit de São Petersburgo (2007) e treze anos mais tarde com o Istambul Basaksehir. No final da carreira, jogou no Trnava, com o qual conquistou a Taça da Eslováquia há dois anos, depois de vencer o rival Slovan Bratislava na final. Foi distinguido quatro vezes como o melhor futebolista da Eslováquia (2007, 2008, 2011, 2012) e uma vez como o melhor jogador da época do Liverpool (2012).