Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Semana de Dérbi: A Irlanda do Norte prepara-se para a dupla festa de Natal

Miroslav Šifta
As festas de fim de ano significam uma série de dérbis em todo o mundo
As festas de fim de ano significam uma série de dérbis em todo o mundoProfimedia, Flashscore
Para aqueles que desejam desfrutar de um pouco de futebol ao lado dos doces ao redor da árvore de Natal, as competições do Reino Unido oferecem um grande prazer todos os anos. O calendário da liga está repleto de jogos nas Ilhas esta altura do ano. A data mais popular é o segundo dia de Natal, 26 de dezembro.

Na Grã-Bretanha, onde este dia é conhecido como Boxing Day, é uma data tradicional e uma das mais populares e vigiadas. Na Irlanda do Norte, é por isso que o Boxing Day é também marcado por alguns dos duelos mais emocionantes e excitantes - o dérbi. A Premiership da Irlanda do Norte apresenta quatro dos seus maiores jogos nesse dia.

Na maioria dos países onde se celebra o Natal, o segundo dia de Natal é conhecido como St Stephen's Day. No Reino Unido e nos países da Commonwealth, o dia 26 de dezembro é mais comummente designado por Boxing Day. Esta designação baseia-se na tradição de oferecer presentes aos pobres neste dia. Atualmente, para além do cariz solidário, existe a tradição de os trabalhadores receberem uma caixa de Natal das suas entidades patronais.

Nos países cristãos baseados em costumes predominantemente católicos, não se trabalha no dia de Santo Estêvão; o segundo dia de Natal é uma das principais festas da Igreja nesses países. No entanto, no Reino Unido e em muitos países da Commonwealth, o Boxing Day é também um dia de grandes descontos e as pessoas tomam de assalto as grandes superfícies comerciais. Os jogos de futebol são igualmente populares e concorridos no Boxing Day.

Boxing Day? Dia de Dérbi!

Na Irlanda do Norte, é tradicionalmente um dia de jogo durante o qual têm lugar todos os grandes dérbis. Para além de tirar partido de uma data popular para os jogos mais atrativos, há uma razão para realizar a "ronda do dérbi" no Boxing Day que está intimamente ligada ao Natal.

Isto deve-se ao facto de os maiores rivais e, por conseguinte, normalmente os mais próximos geograficamente, se defrontarem entre si, permitindo que o feriado se mantenha o mais familiar possível (embora isto seja cada vez mais desmentido pelo curso e forma normais de passar este dia de Natal na Grã-Bretanha, tal como acima descrito).

Os jogos contra os rivais locais não implicam viagens longas e os adeptos de futebol podem passar todo o dia de Natal com os seus entes queridos, para além do tempo relativamente curto reservado ao jogo de futebol. No entanto, em muitas famílias, o Boxing Day gira principal e exclusivamente em torno de um tema e de um desejo de Natal: vencer um rival de longa data no dérbi!

O dérbi dos Big Two e o dérbi do norte de Belfast são as maiores rivalidades do futebol da Irlanda do Norte.
O dérbi dos Big Two e o dérbi do norte de Belfast são as maiores rivalidades do futebol da Irlanda do Norte.P3K / Google Maps

O Linfield e o Glentoran, de Belfast, são os maiores clubes da Irlanda do Norte. Têm o maior número de adeptos e são claramente os mais bem sucedidos. Historicamente, o segundo melhor Glentoran ganhou 23 campeonatos, enquanto o Linfield foi campeão da Irlanda do Norte 56 vezes, o que faz dele a melhor equipa do mundo em termos de títulos da liga. O segundo classificado, o Rangers, e o terceiro, o Celtic, os grandes rivais de Glasgow e mestres do futebol escocês, conquistaram 55 e 53 títulos, respetivamente.

O jogo entre o Linfield e o Glentoran é, por isso, justamente designado como o dérbi dos "dois grandes". No entanto, antigamente, os "dois grandes" eram o Belfast Celtic e o Linfield. Atualmente, o terceiro clube mais bem sucedido (com 14 títulos), foi despromovido da liga em 1948. Desde então, o principal rival do Linfield é o Glentoran.

Os dois rivais nunca foram despromovidos da principal competição de futebol da Irlanda do Norte desde a sua criação, em 1890. Por este motivo (e porque as equipas da liga de 12 equipas da Irlanda do Norte jogam entre si quatro vezes durante a época), o "Big Two Derby", por vezes designado por "Bel Clásico", é o dérbi mais disputado do mundo.

Os últimos confrontos entre Linfield e Glentoran
Os últimos confrontos entre Linfield e GlentoranFlashscore

Na terça-feira, será o 646.º jogo da competição. O Linfield venceu 304, o Glentoran 189. Nos dois primeiros dérbis da época (um no campeonato e outro na Taça da Liga), o Linfield venceu o seu rival, mas na última vez o Glentoran triunfou por 4-0.

Dérbi de Norte de Belfast: um confronto religioso, étnico e político

Belfast é também a casa da terceira e quarta melhores equipas da Liga da Irlanda do Norte: Cliftonville e Crusaders. Os Crusaders são a terceira melhor equipa (historicamente, a quarta, depois do extinto Belfast Celtic), mesmo em termos históricos. Conquistaram um total de sete títulos de campeão. Até o Cliftonville está no topo da tabela geral, com cinco títulos.

Durante a maior parte da história, a rivalidade entre o Cliftonville e o Crusaders baseava-se simplesmente na proximidade geográfica dos dois clubes. No entanto, as tensões entre os dois clubes aumentaram significativamente durante o período de conflito na Irlanda do Norte, conhecido como The Troubles. O conflito durou a partir da década de 1960 e só terminou em 1998, embora ainda ocorram incidentes isolados de violência entre as partes em conflito.

Tratou-se de uma disputa étnica, política e religiosa. De um lado estão os Unionistas, que são predominantemente britânicos protestantes. Pretendem preservar a Irlanda do Norte como parte do Reino Unido. Do outro lado, estão os nacionalistas irlandeses, maioritariamente católicos e que se consideram irlandeses. A sua ambição é que a Irlanda do Norte se separe do Reino Unido e se funda numa Irlanda unida.

Durante os anos de conflito, os Crusaders e os seus adeptos surgiram como apoiantes do movimento unionista, enquanto o Cliftonville, por outro lado, tendeu para a secção nacionalista irlandesa da população. Até à data, os dois encontros desta época foram ganhos pelo Cliftonville por unanimidade, por 3-0.

A outra rivalidade tradicional do futebol da Irlanda do Norte na agenda do Boxing Day é o dérbi entre o Ballymena United e o Coleraine. O nome do confronto vem da A26, que liga as duas cidades do norte do país. As duas equipas já se defrontaram três vezes na presente época. A primeira vez foi ganha pelo Coleraine, a segunda pelo Ballymena. O terceiro confronto, nas meias-finais da Taça da Liga, foi decidido nos penáltis, tendo o Coleraine sido a equipa mais feliz.

As equipas das cidades de Larne e Carrickfergus, situadas a 15 milhas de distância uma da outra, na parte oriental do condado de Antrim, no leste do país, também se defrontarão. Na última vez, o Larne venceu por 2-0. O Carrick Rangers está à espera de uma vitória contra os seus rivais desde 2019 (15 jogos no total).

A Premiership da Irlanda do Norte tem a 22.ª ronda na sexta-feira 22 e no sábado 23 de dezembro. Siga todos os dérbis locais no Boxing Day como parte da ronda 23 no Flashscore:

Linfield - Glentoran

Dérbi dos dois grandes

Cliftonville - Crusaders

Dérbi de North Belfast

Ballymena United - Coleraine

Dérbi A26

[a href="/jogo/SdJVEbxo/#/sumario-do-jogo/"][b]Carrick Rangers - Larne

Dérbi de East Antrim

Outros dérbis da semana:

Quinta-feira, 21 de dezembro

Roménia - Liga I

CFR Cluj - Universitatea Cluj

Dérbi de Cluj

Cluj é a terceira maior cidade da Roménia e o principal centro da região da Transilvânia. É a casa de dois clubes tradicionais: o CFR Cluj e o Universitatea Cluj. O último dérbi do campeonato foi ganho pelo CFR em agosto, após uma disputa de pénaltis, por 4-3. Depois disso, os dois rivais da cidade empataram 1-1 na taça nacional.

Inglaterra - Premier League

Crystal Palace - Brighton

El Gatwick (Dérbi para o aeroporto de Gatwick)

Pode dizer-se que o Crystal Palace teria rivais maiores em Londres, no entanto, o seu maior rival é o Brighton, situado na costa, 75 km a sul da capital inglesa. O apelido de Dérbi vem da autoestrada M23 ou do aeroporto de Gatwick, que fica a meio caminho entre as duas cidades.

Sexta-feira, 22 de dezembro

Países Baixos - Eerste Divisie (2ª divisão)

NAC Breda - Willem II

Dérbi do Oeste-Brabantse

Na parte ocidental da província neerlandesa de Brabante do Norte, duas cidades de dimensões semelhantes estão separadas por apenas 30 quilómetros. Tanto Breda como Tilburg têm quase 200.000 habitantes. O NAC e o Willem II não são apenas grandes rivais regionais, mas também aspirantes à promoção para a principal competição holandesa.

Sábado, 23 de dezembro

Austrália - A-League

Melbourne City - Melbourne Victory

Dérbi de Melbourne

Melbourne é a segunda maior cidade da Austrália, depois de Sydney. Tem cinco milhões de habitantes e dois clubes na primeira divisão. Os dois clubes têm um registo muito equilibrado: ambos venceram 15 dérbis, enquanto 11 dos seus jogos terminaram empatados. O City e o Victory conquistaram, cada um, três títulos de campeão.

Itália - Série A

AS Roma - Nápoles

Dérbi do Sol

A Roma e o Nápoles são os clubes mais populares fora do norte de Itália, onde se situa o centro de gravidade do futebol italiano graças ao Torino, ao Milão e a muitas outras cidades e clubes. O confronto entre as duas maiores equipas da metade sul do país é designado por Derby del Sud (Dérbi do Sul) ou Dérbi do Sol.

Domingo, 24 de dezembro

Turquia - Super Lig

Feberbahçe - Galatasaray

Dérbi Intercontinental

Um dos confrontos mais apaixonantes do mundo tem lugar na véspera de Natal. Fenerbahçe (28 títulos) e Galatasaray (24 títulos) são os dois clubes turcos mais bem sucedidos. O dérbi é chamado de intercontinental porque o Fenerbahçe está situado na margem asiática do Bósforo e o Galatasaray é um clube da parte europeia de Istambul.

Segunda-feira, 25 de dezembro

Argélia - Ligue 1

USM Alger - MC Alger

Dérbi argelino

O USM Algiers (nome completo Union Sportive de la Médina d'Alger) e o MC Algiers (Mouloudia Club d'Alger) são dois clubes tradicionais da capital do país. Ambos estão entre os melhores da liga local. A rivalidade começou quando a Argélia era uma colónia francesa.