O estranho caso Jurečka: O melhor marcador do campeonato checo não conta para o Slavia
Václav Jurečka chegou ao Slavia vindo do Slovácko no verão de 2022, numa altura em que vinha de uma época de 17 golos no Uherské Hradiště. Chegou mesmo a ultrapassar essa marca nas suas duas primeiras épocas com a camisola do Sšiovan, no entanto, no início desta época, não se pode dizer que seja um dos homens-chave de Jindřich Trpišovský.
Pelo contrário, Jurečka não recebeu um único minuto da equipa de gestão nos três primeiros jogos da Chance League e, em vez dele, Mojmír Chytil, Tomáš Chorý e Daniel Fila começaram no ataque do Slavia.
A situação em torno de Jurecka já começou a ser questionada pelos adeptos do Slavia, que não escaparam a várias insinuações recentes de que os planos da direção do clube não incluem fazer do melhor marcador das duas últimas épocas a pedra angular número um.
Por exemplo, o presidente do conselho de administração do clube, Jaroslav Tvrdík, disse em julho que a equipa técnica tem a garantia de que nenhum jogador importante deixará o Slavia. Mas também acrescentou: "É claro que, no desporto, nunca devemos dizer nunca, mas estamos empenhados em manter o onze inicial. Ainda pode haver saídas, como a de Venci Jurecka, que ainda tem um ano de contrato. Imaginamos que, se houver uma boa oferta, poderemos libertá-lo".
Radek Špiláček, um dos membros da sua agência de representação TDS Sports, apontou outras questões aparentemente triviais de bastidores em torno de Václav Jurečka, que podem ilustrar a relação atual. Durante os meses de junho e julho, publicou dois posts na rede social X, salientando que não foram enviadas felicitações oficiais a Jurecka, em nome do clube, pelo 30.º aniversário e, depois, por ter recebido o troféu de melhor marcador da liga.
"Václav Jurečka é um membro de pleno direito da equipa A do Slavia, que deixou a sua marca não só na história do clube, mas na história de toda a liga com os seus incríveis feitos de marcação de golos nas últimas três épocas e a sua defesa da coroa de Rei dos Marcadores. No que diz respeito a não publicar nas redes sociais, foi infelizmente uma falha individual, que Václav e eu resolvemos imediatamente, não foi certamente a intenção".
Toda a estranha situação em torno do goleador de 30 anos foi depois comentada pelo agente de Jureček, o alemão Tolga Dirican, em conversa com o Flashscore.
"É difícil dizer. É normal que, por vezes, o clube tenha outros planos que não o próprio jogador, mas o meu trabalho é proteger o meu cliente. Václav é um tipo fantástico, com um carácter perfeito e vai lutar sempre pela camisola do Slavia, porque sei o quanto ele gosta do clube. Estamos em contacto um com o outro quase todos os dias, falamos sobre o assunto, por isso vamos ver o que os próximos dias nos trazem, "O Václav tem contrato com o Slavia, por isso não é uma questão para mim. Se o clube chegar à conclusão de que o futuro de Jurecka precisa de ser tratado, acredito que Jiří Bílek virá ter comigo e dir-me-á. No entanto, o próprio jogador não me está a pressionar com nada, porque ele vive para o Slavia. Mas se o clube vier e disser 'tens de sair', então temos de estar preparados", explicou.