Olhar Português: Campeões na Arábia e na Escócia, lusos em destaque na luta pelo título na Grécia
Itália é o ponto de partida do itinerário desta semana do Olhar Português. Rafael Leão esteve em plano de destaque no triunfo gordo do AC Milan na receção ao Cagliari (5-1), com um golo e uma assistência, que permitiu ao conjunto rossoneri segurar o segundo lugar da Serie A.
Ainda em solo italiano, Dany Mota assistiu para o golo do Monza na visita à Fiorentina (2-1), que de pouco valeu. A turma do internacional português ainda chegou cedo à vantagem, mas terminou a partida sem qualquer ponto somado.
Mudamos a rota e paramos em Inglaterra para dar conta do brilharete de Bernardo Silva no triunfo do Manchester City na deslocação ao Fulham (0-4), de Marco Silva, que manteve os cityzens na rota do título. São já oito assistências e doze golos para o criativo português na presente temporada.
Seguimos para a Arábia Saudita. Cristiano Ronaldo voltou a fazer estragos, desta feita no triunfo suado do Al Nassr na casa do Al Akhdoud (2-3), e Hernâni Fortes marcou na derrota do Al Najma frente ao Al Qadisiya (4-2). Jorge Jesus e Rúben Neves celebraram o título na última semana ao serviço do Al Hilal.
Por fim, damos um salto pouco habitual, mas muito justificado, até à Grécia. A luta pelo título em território helénico está ao rubro e conta com forte representação lusa.
O experiente Vieirinha saltou do banco para marcar no importante triunfo do PAOK sobre o Panathinaikos (4-1), que deixou o conjunto de Salónica muito bem encaminhado para o título, ao ter beneficiado ainda da derrota do AEK frente ao Olympiacos (2-0), com André Horta a marcar um dos golos da formação do Piréu.
Nota ainda para Paulo Bernardo. O médio português, emprestado pelo Benfica ao emblema de Glasgow, sagrou-se campeão escocês ao serviço dos católicos.
Golos à boa moda portuguesa
Nesta viagem pelo Mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de Diogo Queirós (Farul, Roménia), Duarte Moreira (Bryne, Noruega), Joel Pereira (Lech Poznan, Polónia), Jucie Lupeta (Bucheon 1995, Coreia do Sul), Marco Paixão (Sanliurfaspor, Turquia), Miguel Oliveira (DPMM FC, Brunei) e Pedro Marques (Apollon, Chipre).