Olhar Português: Capitão Ricardo, fonte de golos saudita e Celtic celebra outro português
A reta final do último ano e os primeiros dias de 2024 trouxeram alguns bons momentos para os jogadores portugueses espalhados pelo mundo. A nossa viagem em busca dos grandes protagonistas começa em Inglaterra e pelo Championship, segundo escalão do futebol inglês, antes do salto para a Premier League.
Ricardo Pereira, capitão do Leicester City, ficou no clube para ajudar os foxes no regresso à elite e esteve em plano de destaque no triunfo frente ao Huddersfield Town (4-1), com um golo e uma assistência. O lateral português já contabiliza dois golos e três passes para golo na presente temporada.
Na Premier League, Diogo Jota está a voltar aos poucos aos grandes momentos e, depois do golo anotado na semana passada, eis que o avançado saltou do banco para assistir Cody Gakpo no triunfo do Liverpool sobre o europeu Newcastle (4-2).
João Palhinha também esteve em evidência na 20.ª jornada, ao ser um autêntico muro na vitória (surpreendente e importante) do Fulham, de Marco Silva, na receção ao Arsenal (2-1), em encontro realizado no último dia de 2023. Por fim, nota ainda para a vitória do Nottingham, de Nuno Espírito Santo, frente ao Manchester United (2-1).
De Inglaterra para Itália. Rafael Leão tem passado por uma fase inconsistente do ponto de vista exibicional, sobretudo se comparado com o que fez em 2022/23, mas pôde, finalmente, sorrir. O avançado saltou do banco para fechar a goleada do AC Milan sobre o Cagliari (4-1), carimbando a passagem dos rossoneri aos quartos de final da Taça de Itália.
A viagem prossegue na Arábia Saudita. Cristiano Ronaldo reforçou o estatuto de melhor marcador de 2023, com 54 golos, ao marcar na vitória do Al Nassr na visita ao Al Taawon (1-4), numa partida que também contou com um remate certeiro de Otávio. Nota ainda para o médio Tozé, que marcou o golo do empate do Al Hazm contra o Al-Ettifaq (1-1), de Steven Gerrard.
Um ano de Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita
Golos à boa moda portuguesa
Nesta viagem pelo Mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de Kiko Bondoso (Maccabi Tel Avi, Israel), Paulo Bernardo (Celtic, Escócia) e Zé Gomes (Ethnikos Achnas, Chipre).
Além do golo no Old Firm, frente ao Rangers (2-1), o médio Paulo Bernardo, emprestado pelo Benfica aos católicos, esteve em evidência na deslocação ao St. Mirren (0-3), com duas assistências, e tem conquistado cada vez mais o apreço dos adeptos do emblema de Glasgow, que (ainda) recordam com saudade outro português: Jota.