Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Olhar Português: Capitão Ricardo, fonte de golos saudita e Celtic celebra outro português

Rodrigo Coimbra
Ricardo Pereira em destaque ao serviço do Leicester
Ricardo Pereira em destaque ao serviço do LeicesterLeicester City FC, Flashscore
Terminada mais uma semana de futebol, a primeira já com alguns dias do novo ano, é tempo de viajarmos pelo mundo e falarmos dos maiores feitos dos jogadores portugueses. De Inglaterra, onde um português procura devolver um campeão à elite do futebol inglês, passamos por Itália antes de um salto habitual até à Arábia Saudita.

A reta final do último ano e os primeiros dias de 2024 trouxeram alguns bons momentos para os jogadores portugueses espalhados pelo mundo. A nossa viagem em busca dos grandes protagonistas começa em Inglaterra e pelo Championship, segundo escalão do futebol inglês, antes do salto para a Premier League.

Ricardo Pereira, capitão do Leicester City, ficou no clube para ajudar os foxes no regresso à elite e esteve em plano de destaque no triunfo frente ao Huddersfield Town (4-1), com um golo e uma assistência. O lateral português já contabiliza dois golos e três passes para golo na presente temporada.

Na Premier League, Diogo Jota está a voltar aos poucos aos grandes momentos e, depois do golo anotado na semana passada, eis que o avançado saltou do banco para assistir Cody Gakpo no triunfo do Liverpool sobre o europeu Newcastle (4-2).

João Palhinha também esteve em evidência na 20.ª jornada, ao ser um autêntico muro na vitória (surpreendente e importante) do Fulham, de Marco Silva, na receção ao Arsenal (2-1), em encontro realizado no último dia de 2023. Por fim, nota ainda para a vitória do Nottingham, de Nuno Espírito Santo, frente ao Manchester United (2-1).

De Inglaterra para Itália. Rafael Leão tem passado por uma fase inconsistente do ponto de vista exibicional, sobretudo se comparado com o que fez em 2022/23, mas pôde, finalmente, sorrir. O avançado saltou do banco para fechar a goleada do AC Milan sobre o Cagliari (4-1), carimbando a passagem dos rossoneri aos quartos de final da Taça de Itália.

Os números de Rafael Leão
Os números de Rafael LeãoFlashscore

A viagem prossegue na Arábia Saudita. Cristiano Ronaldo reforçou o estatuto de melhor marcador de 2023, com 54 golos, ao marcar na vitória do Al Nassr na visita ao Al Taawon (1-4), numa partida que também contou com um remate certeiro de Otávio. Nota ainda para o médio Tozé, que marcou o golo do empate do Al Hazm contra o Al-Ettifaq (1-1), de Steven Gerrard.

Um ano de Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita

Golos à boa moda portuguesa 

Nesta viagem pelo Mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de Kiko Bondoso (Maccabi Tel Avi, Israel), Paulo Bernardo (Celtic, Escócia) e Zé Gomes (Ethnikos Achnas, Chipre).

Além do golo no Old Firm, frente ao Rangers (2-1), o médio Paulo Bernardo, emprestado pelo Benfica aos católicos, esteve em evidência na deslocação ao St. Mirren (0-3), com duas assistências, e tem conquistado cada vez mais o apreço dos adeptos do emblema de Glasgow, que (ainda) recordam com saudade outro português: Jota.