Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Olhar Português: dupla de sonho em Barcelona, mágico Bernardo, Serginho da Dinamarca

Rodrigo Coimbra
João Cancelo e João Félix com bom arranque no Barcelona
João Cancelo e João Félix com bom arranque no BarcelonaAFP
Terminada mais uma semana de grande futebol, é tempo de viajarmos pelo mundo e falarmos dos maiores feitos dos jogadores e treinadores portugueses. Da Arábia Saudita, onde vários portugueses deixaram a sua marca, passamos por Itália, Espanha, Brasil e até damos um salto até à Dinamarca para falarmos sobre um extraordinário golo de um português.

O nosso primeiro ponto de paragem é, como já começa a ser habitual, na Arábia Saudita, onde vários portugueses, seja jogadores e/ou treinadores, vão dando bem conta do recado no novo 'el dorado' do futebol mundial.

Depois da pausa internacional, Cristiano Ronaldo regressou a Riade e aos golos, sendo importante na vitória do Al Nassr na visita ao Al Raed (3-1). O capitão da Seleção Nacional, tal como o compatriota Otávio, foram ainda titulares no arranque vitorioso na Liga dos Campeões asiática em Teerão, no Irão, onde foram recebidos de forma eufórica pelos adeptos locais. Nuno Espírito Santo (Al-Ittihad) também venceu na prova continental, enquanto Jorge Jesus (Al Hilal) empatou contra uma equipa do Uzbequistão.

Ainda em território saudita, Fábio Martins marcou o 4.º golo da temporada na derrota do Al Khaleej na receção ao Al Fateh (1-3) e Tozé, ex-Vitória de Guimarães, também fez o gosto ao pé, no empate do Al Hazm contra o Al Tai (1-1).

Os números de Fábio Martins
Os números de Fábio MartinsFlashscore

Da Arábia para Inglaterra. Numa breve passagem pelo campeonato inglês, destaque maior para a exibição de Bernardo Silva. O internacional português marcou e assistiu na vitória do Manchester City em casa do West Ham (3-1). Em Wolverhampton, Pedro Neto assistiu Hwang Hee-chan para o 1-0 frente ao Liverpool, mas os lobos acabariam por sucumbir na segunda parte (3-1). De regresso a Londres uma breve nota para a titularidade de Fábio Vieira na visita do Arsenal ao terreno do Everton (1-0), de Virgínia, Beto e Chermiti.

Bernardo Silva em destaque no Manchester City
Bernardo Silva em destaque no Manchester CityAFP

Por Itália, Rafael Leão marcou no Derby della Madonnina, embora não tenha sido uma noite de boa memória para o camisola 10 do AC Milan, uma vez que o emblema rossoneri saiu vergado no duelo contra o Inter (5-1). Nota ainda para Renato Sanches que marcou na goleada da Roma ao Empoli (7-0).

Um breve salto até ao futebol da Escandinávia. O Copenhaga empatou contra o Galatasaray (2-2) no arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões e contou com golo português de Diogo Gonçalves. Em Viborg, Serginho saltou do banco para assistir e marcar no empate da equipa local na receção ao poderoso Midtjylland (2-2). Vale a pena ver (e rever) e golo do extremo luso cabo-verdiano.

A viagem do Olhar Português passa agora pelo outro lado do Atlântico. Pedro Caixinha guiou o RB Bragantino a nova vitória no Brasileirão e já é 3.º classificado no principal campeonato do futebol brasileiro, ainda liderado por Bruno Lage (Botafogo), logo seguido de Abel Ferreira (Palmeiras). Ou seja, o pódio da Serie A é 100% português.

Adriano Castanheira brilha no Ararat, da Arménia
Adriano Castanheira brilha no Ararat, da ArméniaArarat

Golos à boa moda portuguesa 

Nesta viagem pelo Mundo do futebol em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, esta foi novamente uma semana particularmente feliz para as cores lusas no que toca a golos. Além dos acima mencionados, houve ainda festejos de Adriano Castanheira (Ararat, Arménia), Iuri Medeiros (Al-Nasr, Emirados Árabes Unidos), João Amaral (Kocaelispor, Turquia), João Novais (Alanyaspor, Turquia), Rui Pedro (Olimpija, Eslovénia) e Silvério Júnior (Borneo, Indonésia).