Olhar Português: dupla de sonho em Barcelona, mágico Bernardo, Serginho da Dinamarca
O nosso primeiro ponto de paragem é, como já começa a ser habitual, na Arábia Saudita, onde vários portugueses, seja jogadores e/ou treinadores, vão dando bem conta do recado no novo 'el dorado' do futebol mundial.
Depois da pausa internacional, Cristiano Ronaldo regressou a Riade e aos golos, sendo importante na vitória do Al Nassr na visita ao Al Raed (3-1). O capitão da Seleção Nacional, tal como o compatriota Otávio, foram ainda titulares no arranque vitorioso na Liga dos Campeões asiática em Teerão, no Irão, onde foram recebidos de forma eufórica pelos adeptos locais. Nuno Espírito Santo (Al-Ittihad) também venceu na prova continental, enquanto Jorge Jesus (Al Hilal) empatou contra uma equipa do Uzbequistão.
Ainda em território saudita, Fábio Martins marcou o 4.º golo da temporada na derrota do Al Khaleej na receção ao Al Fateh (1-3) e Tozé, ex-Vitória de Guimarães, também fez o gosto ao pé, no empate do Al Hazm contra o Al Tai (1-1).
Da Arábia para Inglaterra. Numa breve passagem pelo campeonato inglês, destaque maior para a exibição de Bernardo Silva. O internacional português marcou e assistiu na vitória do Manchester City em casa do West Ham (3-1). Em Wolverhampton, Pedro Neto assistiu Hwang Hee-chan para o 1-0 frente ao Liverpool, mas os lobos acabariam por sucumbir na segunda parte (3-1). De regresso a Londres uma breve nota para a titularidade de Fábio Vieira na visita do Arsenal ao terreno do Everton (1-0), de Virgínia, Beto e Chermiti.
Por Itália, Rafael Leão marcou no Derby della Madonnina, embora não tenha sido uma noite de boa memória para o camisola 10 do AC Milan, uma vez que o emblema rossoneri saiu vergado no duelo contra o Inter (5-1). Nota ainda para Renato Sanches que marcou na goleada da Roma ao Empoli (7-0).
Um breve salto até ao futebol da Escandinávia. O Copenhaga empatou contra o Galatasaray (2-2) no arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões e contou com golo português de Diogo Gonçalves. Em Viborg, Serginho saltou do banco para assistir e marcar no empate da equipa local na receção ao poderoso Midtjylland (2-2). Vale a pena ver (e rever) e golo do extremo luso cabo-verdiano.
A viagem do Olhar Português passa agora pelo outro lado do Atlântico. Pedro Caixinha guiou o RB Bragantino a nova vitória no Brasileirão e já é 3.º classificado no principal campeonato do futebol brasileiro, ainda liderado por Bruno Lage (Botafogo), logo seguido de Abel Ferreira (Palmeiras). Ou seja, o pódio da Serie A é 100% português.
Golos à boa moda portuguesa
Nesta viagem pelo Mundo do futebol em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, esta foi novamente uma semana particularmente feliz para as cores lusas no que toca a golos. Além dos acima mencionados, houve ainda festejos de Adriano Castanheira (Ararat, Arménia), Iuri Medeiros (Al-Nasr, Emirados Árabes Unidos), João Amaral (Kocaelispor, Turquia), João Novais (Alanyaspor, Turquia), Rui Pedro (Olimpija, Eslovénia) e Silvério Júnior (Borneo, Indonésia).