Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Olhar português: E o Paulinho continua a mostrar os dentes...

Rodrigo Coimbra
Paulinho continua em destaque no Toluca
Paulinho continua em destaque no TolucaAGUSTIN CUEVAS / Getty Images South America / Getty Images via AFP
É dia de falarmos dos maiores feitos portugueses além-fronteiras. De Espanha a Itália, da Arábia Saudita até ao México, esta é uma viagem que passa por vários cantos do globo para ir ao encontro dos muitos lusos em destaque.

Depois da paragem para os compromissos das seleções nacionais, o futebol de clubes regressou e com ele também regressa o Olhar Português. E desta vez começamos num país bem exótico: México.

O avançado ex-Sporting Paulinho tem andado afastado do radar do selecionador Roberto Martínez, mas o que não lhe tem faltado é golo. Ou golos, neste caso. O camisola 26 do Toluca marca há quatro jogos consecutivos - no último até bisou - e não se tem cansado de mostrar os dentes aos adeptos mexicanos. E eles até caem.

Do continente americano para o asiático, seguimos viagem para a Arábia Saudita. Cristiano Ronaldo decidiu o duelo entre o Al Nassr e o Al Shabab (1-2), de Vítor Pereira, com um golo de grande penalidade em tempo de descontos. Já só faltam 81 golos para os 1000.

Ainda em solo saudita, o médio Tozé estreou-se a marcar ao serviço do Al-Riyadh (0-1), equipa que tem estado em bom plano no campeonato. Nota ainda para o golo do luso-brasileiro João Costa, na derrota do Al-Ettifaq na receção ao Al Orobah (2-3), de Álvaro Pacheco, e para as assistências de João Cancelo nas vitórias do Al Hilal na receção ao Al Fayha (3-0) e na visita ao Al Ain (4-5), na Champions asiática.

Está na hora de embarcar para o Velho Continente. Em Itália, Dany Mota brilhou no triunfo do Monza na visita ao Hellas Verona (0-3), dois golos que deram direito a ser o homem do jogo para o Flashscore.

Seguimos para Espanha. Depois dos golos no duplo compromisso da equipa de esperanças de Portugal, que selou a caminhada para o Campeonato da Europa, o jovem avançado Fábio Silva regressou ao trabalho de clube e marcou na vitória do Las Palmas na visita ao Valência (2-3).

Os números de Fábio Silva
Os números de Fábio SilvaFlashscore

Em França, Jota estreou-se a marcar ao serviço do Rennes (1-1) e João Neves assistiu na vitória do PSG na receção ao Estrasburgo (4-2). Já na Alemanha, Tiago Tomás marcou na 7.ª jornada da Bundesliga, mas não conseguiu evitar o desaire do Wolfsburgo na receção ao Werder Bremen (2-4).

A nossa travessia europeia termina em Inglaterra. Matheus Nunes renasceu no Manchester City. Pep Guardiola ofereceu a titularidade ao internacional português e o médio respondeu com duas assistências e um golo na receção dos citizens ao Sparta Praga (5-0).

Também em Manchester, Bruno Fernandes assistiu para o triunfo curto do United na receção ao Brentford (2-1).

Golos à boa moda portuguesa

Nesta viagem pelo Mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de Aylton Boa Morte (Kayserispor, Turquia), Berna Couto (Spartak Varna, Bulgária), Bruno Xadas (Tianjin Jinmen Tiger, China), Chiquinho (Olympiacos, Grécia), Gonçalo Gregório (Noah, Arménia), Hélder Lopes (Hapoel Beer Sheva, Israel), João Carlos Teixeira (Shangai Shenua, China), Leonardo Rocha (Radomiak Radom, Polónia), Miguel Cardoso (Kayserispor, Turquia), Rafa Silva (Besiktas, Turquia), Ricardo Matos (Gloria Buzau, Roménia), Rui Costa (Tobol, Cazaquistão), Rúben Brígido (FK Kyzylzhar, Cazaquistão), Zé Gomes (AF Elbasani, Albânia) e Zé Valente (Persik Kediri, Indonésia).

No feminino há dois destaques: Anna Marques (Bochum, Alemanha) e Kika Nazareth (Barcelona).

Leia as outras edições do Olhar Português