Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Olhar Português: Ronaldo abriu o ketchup, Beto marca na estreia, Bruno Fernandes brilha

Rodrigo Coimbra
Cristiano Ronaldo marcou cinco golos nos dois últimos jogos
Cristiano Ronaldo marcou cinco golos nos dois últimos jogosAFP
Terminada mais uma semana de grande futebol, é tempo de viajarmos pelo mundo e falarmos dos maiores feitos dos jogadores e treinadores portugueses. Da Arábia Saudita, onde vários portugueses deixaram a sua marca, passamos por Inglaterra, Itália, Brasil e até damos um salto até à Indonésia para falarmos da estreia vitoriosa de um treinador português.

Aos 38 anos, Cristiano Ronaldo continua de mira bem afinada e teve uma semana bastante prolífica ao serviço do Al Nassr. O capitão da Seleção Nacional abriu o ketchup - hat-trick na goleada imposta ao Al Fateh (5-0) e bis frente ao Al-Shabab (4-0) -, numa semana também marcada pela estreia de Otávio (ex-FC Porto) com a camisola da equipa liderada pelo também português Luís Castro.

Al-Ittihad, de Nuno Espírito Santo, lidera liga saudita
Al-Ittihad, de Nuno Espírito Santo, lidera liga sauditaFlashscore

Ainda por território saudita, o Al Ittihad, de Nuno Espírito Santo, segue líder invicto depois de mais uma vitória sem sofrer golos, a quarta em quatro jornadas, e esta última, na visita ao Al-Wehda (3-0), contou com golo português de Jota. Fábio Martins (Al Khaleej) também deixou a sua marca nesta última semana no multimilionário campeonato da Arábia Saudita, com um remate certeiro no empate do conjunto de Pedro Emanuel frente ao Al-Hazm (1-1). A assistência foi do compatriota Pedro Rebocho.

Da Arábia para Inglaterra. Naquele que é para muitos denominado o melhor campeonato do Mundo, houve, claro, portugueses em destaque, em particular o maestro Bruno Fernandes, fundamental para a reviravolta do Manchester United na receção ao Nottingham (3-2). O camisola 8 dos red devils contribuiu com um golo, uma assistência e muito bom futebol para o triunfo da sua equipa.

Em Londres, Fábio Vieira saltou do banco do Arsenal para ganhar uma grande penalidade e assistir para o 2-1, mas João Palhinha foi o destaque maior ao apontar o golo do empate do Fulham (2-2) e ainda ajudou a equipa de Marco Silva a eliminar o Totenham na 2.ª ronda da Taça da Liga. Nota ainda para os avançados Beto, que trocou a Udinese pelo Everton, a marcar na estreia com a camisola dos toffees, no encontro diante o Doncaster (2-1), e Fábio Silva, que voltou a marcar com a camisola do Wolves dois anos, três meses e 28 dias depois. Isto numa altura em que estamos a escassos dias de Roberto Martínez divulgar a sua próxima lista de convocados de Portugal.

A viagem do Olhar Português passa agora pelo outro lado do Atlântico. O Botafogo de Bruno Lage continua de vento em popa a sua aventura pela liderança do Brasileirão e desta vez teve de vencer um compatriota: Renato Paiva, treinador do Bahia (3-0). Em duelo lusitano por terra de Vera Cruz, Pedro Caixinha levou a melhor sobre António Oliveira (2-0).

Já o Palmeiras, de Abel Ferreira, continua na perseguição ao Botafogo e vai dando também bem conta do recado nas provas internacionais, com o 4.º apuramento consecutivo para as meias-finais da Libertadores, onde vai defrontar o Boca Juniors. Mais um marco para a história de Abel no Brasil.

Do Brasil para a Indonésia. Fernando Valente pegou no lanterna-vermelha Arema FC e no primeiro jogo conseguiu conquistar a primeira vitória para a sua nova equipa no campeonato indonésio. O golo solitário do triunfo foi de fino recorte tático e mereceu honras de destaque aqui no Flashscore.

Pedro Mendes bisou no último fim de semana
Pedro Mendes bisou no último fim de semanaAscoli Calcio 1898 FC SpA

Golos à boa moda portuguesa 

Nesta viagem pelo Mundo do futebol em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, esta foi uma semana particularmente feliz para as cores lusas no que toca a golos. Além dos acima mencionados, houve ainda festejos de Gonçalo Gregório (Dinamo Bucareste, Roménia), Hélder Ferreira (Anorthosis, Chipre), Hélder Lopes (Hapoel Beer Sheva, Israel), Iuri Medeiros (Al-Nasr, Emirados Árabes Unidos), Xande Silva (Atlanta, EUA), Rui Modesto (AIK, Suécia), Samuel Costa (Maiorca, Espanha), Dyego Sousa (Alcorcón, Espanha), Pedro Mendes (Ascoli, Itália) e Tavinho (RANS, da Indonésia).