Olhar Português: Ronaldo abriu o ketchup, Beto marca na estreia, Bruno Fernandes brilha
Aos 38 anos, Cristiano Ronaldo continua de mira bem afinada e teve uma semana bastante prolífica ao serviço do Al Nassr. O capitão da Seleção Nacional abriu o ketchup - hat-trick na goleada imposta ao Al Fateh (5-0) e bis frente ao Al-Shabab (4-0) -, numa semana também marcada pela estreia de Otávio (ex-FC Porto) com a camisola da equipa liderada pelo também português Luís Castro.
Ainda por território saudita, o Al Ittihad, de Nuno Espírito Santo, segue líder invicto depois de mais uma vitória sem sofrer golos, a quarta em quatro jornadas, e esta última, na visita ao Al-Wehda (3-0), contou com golo português de Jota. Fábio Martins (Al Khaleej) também deixou a sua marca nesta última semana no multimilionário campeonato da Arábia Saudita, com um remate certeiro no empate do conjunto de Pedro Emanuel frente ao Al-Hazm (1-1). A assistência foi do compatriota Pedro Rebocho.
Da Arábia para Inglaterra. Naquele que é para muitos denominado o melhor campeonato do Mundo, houve, claro, portugueses em destaque, em particular o maestro Bruno Fernandes, fundamental para a reviravolta do Manchester United na receção ao Nottingham (3-2). O camisola 8 dos red devils contribuiu com um golo, uma assistência e muito bom futebol para o triunfo da sua equipa.
Em Londres, Fábio Vieira saltou do banco do Arsenal para ganhar uma grande penalidade e assistir para o 2-1, mas João Palhinha foi o destaque maior ao apontar o golo do empate do Fulham (2-2) e ainda ajudou a equipa de Marco Silva a eliminar o Totenham na 2.ª ronda da Taça da Liga. Nota ainda para os avançados Beto, que trocou a Udinese pelo Everton, a marcar na estreia com a camisola dos toffees, no encontro diante o Doncaster (2-1), e Fábio Silva, que voltou a marcar com a camisola do Wolves dois anos, três meses e 28 dias depois. Isto numa altura em que estamos a escassos dias de Roberto Martínez divulgar a sua próxima lista de convocados de Portugal.
A viagem do Olhar Português passa agora pelo outro lado do Atlântico. O Botafogo de Bruno Lage continua de vento em popa a sua aventura pela liderança do Brasileirão e desta vez teve de vencer um compatriota: Renato Paiva, treinador do Bahia (3-0). Em duelo lusitano por terra de Vera Cruz, Pedro Caixinha levou a melhor sobre António Oliveira (2-0).
Já o Palmeiras, de Abel Ferreira, continua na perseguição ao Botafogo e vai dando também bem conta do recado nas provas internacionais, com o 4.º apuramento consecutivo para as meias-finais da Libertadores, onde vai defrontar o Boca Juniors. Mais um marco para a história de Abel no Brasil.
Do Brasil para a Indonésia. Fernando Valente pegou no lanterna-vermelha Arema FC e no primeiro jogo conseguiu conquistar a primeira vitória para a sua nova equipa no campeonato indonésio. O golo solitário do triunfo foi de fino recorte tático e mereceu honras de destaque aqui no Flashscore.
Golos à boa moda portuguesa
Nesta viagem pelo Mundo do futebol em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, esta foi uma semana particularmente feliz para as cores lusas no que toca a golos. Além dos acima mencionados, houve ainda festejos de Gonçalo Gregório (Dinamo Bucareste, Roménia), Hélder Ferreira (Anorthosis, Chipre), Hélder Lopes (Hapoel Beer Sheva, Israel), Iuri Medeiros (Al-Nasr, Emirados Árabes Unidos), Xande Silva (Atlanta, EUA), Rui Modesto (AIK, Suécia), Samuel Costa (Maiorca, Espanha), Dyego Sousa (Alcorcón, Espanha), Pedro Mendes (Ascoli, Itália) e Tavinho (RANS, da Indonésia).