Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Olhar Português: Trio luso marca na Arábia, Leão bate Mourinho, destaques na Indonésia

Rodrigo Coimbra
Fábio Martins decisivo na primeira vitória do Al Khaleej no campeonato saudita
Fábio Martins decisivo na primeira vitória do Al Khaleej no campeonato sauditatwitter Fábio Martins
Terminada mais uma semana de grande futebol, é tempo de viajarmos pelo mundo e falarmos dos maiores feitos dos jogadores e treinadores portugueses. Da Arábia Saudita, onde vários portugueses deixaram a sua marca, passamos por Itália, Alemanha, Brasil e até damos um salto até à Eslovénia para falarmos da vitória bem portuguesa do Olimpija Ljubliana.

A nossa viagem começa pelo mais recente paraíso para muitos futebolistas: Arábia Saudita. Depois de na semana passada ter anotado três golos, Cristiano Ronaldo voltou a ser determinante para novo triunfo do Al-Nassr, desta feita com um golo e duas assistências frente ao Al-Hazm (5-1), e celebrou o 850.º da carreira numa partida em que Otávio também deixou marca.

Cristiano Ronaldo com arranque de sonho na liga saudita
Cristiano Ronaldo com arranque de sonho na liga sauditaFlashscore

Ainda em território saudita, Jorge Jesus levou a melhor sobre o compatriota Nuno Espírito Santo no escaldante Al-Ittihad-Al Hilal (4-3), que contou com reviravolta épica da equipa de JJ e Rúben Neves. Nota ainda para o primeiro triunfo do Al Khaleej, de Pedro Emanuel, com Fábio Martins a marcar e a assistir no encontro com o Al-Shabab (3-1).

Da Arábia para Inglaterra. Numa breve passagem pelo campeonato inglês, Fábio Vieira continua a ser um suplente de luxo para Mikel Arteta. O internacional sub-21 português assistiu Gabriel Jesus no triunfo dos gunners sobre o Manchester United (3-1), de Diogo Dalot e Bruno Fernandes, em encontro da 4.ª jornada da Premier League.

Os números de Fábio Vieira
Os números de Fábio VieiraFlashscore

Em Londres, Pedro Neto, recentemente convocado por Roberto Martínez para os dois próximos compromissos da Seleção Nacional, protagonizou um bis de assistências na visita do Wolverhampton ao terreno do Crystal Palace (2-3), mas o esforço glorioso do camisola 7 revelou-se insuficiente para evitar a derrota da equipa de Gary O'Neil.

Por Itália, Rafael Leão marcou na vitória do 'seu' Milan na visita à Roma (2-1), de Mourinho e Rui Patrício, e a 900 quilómetros de distância, em Basileia (Suíça), Renato Veiga estreou-se a marcar pelo novo clube, no empate diante o FC Zurich (2-2), de Rodrigo Conceição. Na Alemanha, Tiago Tomás também marcou, mas o golo do avançado português não evitou a derrota do Wolfsburgo na visita ao Hoffenheim (1-3). E não podemos esquecer as estreias de João Cancelo e João Félix ao serviço do Barcelona.

João Félix estreou-se com a camisola do Barcelona
João Félix estreou-se com a camisola do BarcelonaAFP

Um breve salto até à Eslovénia. Diogo Pinto estreou-se a marcar pelo Olimpija na quinta europeia e Rui Pedro marcou no regresso às vitórias da equipa de João Henriques no campeonato.

A viagem do Olhar Português passa agora pelo outro lado do Atlântico. O Palmeiras, de Abel Ferreira, recuperou um ponto ao líder Botafogo, do compatriota Bruno Lage, que colocou o lugar à disposição, um cenário mais tarde rejeitado por parte da estrutura diretiva do emblema carioca. Pepa e Renato Paixa deixaram os comandos técnicos de Cruzeiro e Bahia, respetivamente.

Do Brasil para a Indonésia. Fernando Valente somou a segunda vitória consecutiva ao serviço do Arema e mais um jogo sem sofrer golos. A experiência do treinador português corre de vento em popa em solo indonésio, onde o defesa luso Kiko ofereceu a vitória aos RANS (1-0), de Eduardo Almeida, e Zé Valente marcou e assistiu na vitória do Persebaya Surabaya (2-1).

Josué em bom plano ao serviço do Legia
Josué em bom plano ao serviço do LegiaLegia Warszawa

Golos à boa moda portuguesa 

Nesta viagem pelo Mundo do futebol em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, esta foi novamente uma semana particularmente feliz para as cores lusas no que toca a golos. Além dos acima mencionados, houve ainda festejos de Dyego Sousa (Alcorcón, Espanha), Frédéric Maciel (Otelul, Roménia), Josué (Legia, Polónia), João Pedro (Panetolikos, Grécia), Nani (Adana, Turquia), Pedro Mendes (Ascoli, Itália) e Rúben Fonseca (Hermannstadt, Roménia).

No feminino, Mónica Mendes (Servette, Suíça) e Joana Dantas (Apollon, Chipre) também deixaram a sua marca na última semana. A jovem avançada do emblema cipriota anotou um 'hat-trick' e ainda somou uma assistência na goleada frente ao Ljuboten (9-0).