Preencher o vazio: Bayern Munique procura um novo número nove
O Bayern de Munique, pelos seus padrões elevados, teve uma campanha de 2022/23 pouco satisfatória e, embora um colapso do Dortmund na última jornada os tenha levado a conquistar o seu décimo primeiro título consecutivo da Bundesliga, sentiram muito a falta dos golos decisivos de Robert Lewandowski.
Este verão, parece haver uma série de clubes num barco semelhante ao do Bayern. Os números nove são procurados e, felizmente para a elite europeia, não há falta de jovens avançados centrais no mercado.
Aqui, compilamos uma lista de três avançados que o Bayern pode ter como alvo neste verão, do mais ao menos "óbvio".
A escolha óbvia - Victor Osimhen (Nápoles)
Se o Bayern de Munique pode pagar o internacional nigeriano é uma preocupação significativa para os bávaros, uma vez que o Nápoles está alegadamente a pedir 125 milhões de euros por ele. Esse valor pode não ser acessível para uma equipa que provavelmente passará por uma reconstrução neste verão sob o comando do novo técnico Thomas Tuchel.
No entanto, o avançado de 1,85m provou ser um dos melhores do mundo na sua posição nesta temporada. Os 26 golos na Serie A em 32 jogos e os 31 golos em todas as competições são impressionantes e o jogador está entre os melhores avançados da Europa.
De facto, o seu número de golos foi o quinto maior nas cinco principais ligas europeias, ajudando o Nápoles a conquistar o seu primeiro Scudetto em 33 anos.
Mas que tipo de avançado é Osimhen e o que pode oferecer ao Bayern Munique? Bem, ele encaixa-se numa categoria semelhante à de muitos dos avançados modernos emergentes. A altura ajuda-o a ser competitivo no jogo aéreo e os nove golos de cabeça em todas as competições evidenciam as suas capacidades aéreas.
Além disso, é rápido e, apesar de o Nápoles ter dominado muitas vezes a posse de bola esta época, tinha a opção alternativa de jogar mais diretamente, alimentando Osimhen em zonas amplas ou pelo meio.
Outro grande trunfo de Osimhen é a sua capacidade de segurar a bola, usando a sua força para segurar os defesas e fazer a ligação com o meio-campo. Esta foi uma grande parte do sucesso do Nápoles nesta temporada. Numa equipa que joga com o pé direito e domina a bola, a capacidade de Osimhen para segurar a bola manteve muitas vezes a sua equipa com a posse de bola, quando um avançado menos físico não o conseguiria fazer.
Apesar de ser destro, também é forte no lado esquerdo e marcou quatro golos com o seu pé mais fraco esta época, o que faz dele um pesadelo para a defesa, porque pode correr para qualquer flanco e rematar com qualquer pé.
Portanto, é evidente que o jovem e prolífico atacante tem um jogo completo tão bom quanto qualquer outro na Europa e dá para entender por que o presidente do Nápoles, Aurelio de Laurentiis, está a exigir tanto dinheiro pelo novo rei de Nápoles.
Como se posiciona o Bayern?
Sob o comando de Tuchel, o Bayern joga num 4-2-3-1 ou 4-1-2-3 e, como está a tornar-se uma tendência comum entre os treinadores táticos de elite, os laterais do Bayern invertem-se para o meio-campo quando têm a posse de bola.
Esta configuração estreita permite ter mais um homem no meio-campo para ajudar a controlar a posse de bola e dar mais liberdade aos jogadores mais criativos, que no caso do Bayern são Jamal Musiala e Leon Goretzka.
Embora existam algumas diferenças significativas no estilo de Tuchel em relação ao que Osimhen está habituado com Luciano Spalletti, o princípio é o mesmo.
Osimhen vai estar numa equipa repleta de jogadores tecnicamente dotados que vão dominar a posse de bola e já demonstrou, com resultados surpreendentes, como se adapta facilmente a este tipo de sistema.
Veredito: Victor Osihmen é a escolha "óbvia" do Bayern por um bom motivo: tem um jogo completo e sua fisicalidade faz dele o atacante moderno perfeito - 9/10 (nota)
Alternativa - Dusan Vlahovic (Juventus)
Dusan Vlahovic é um jovem avançado explosivo e entrou em cena pela Fiorentina na época 2021/22, marcando 21 golos em 37 jogos na Serie A. Nessa altura, parecia que ia ser o próximo grande avançado do futebol europeu, pois o seu ritmo e potência eram impossíveis de defender.
O maior trunfo do sérvio de 1,85m para o clube italiano era a sua finalização certeira, com uma média de 0,64 golos por 90 minutos nessa época. Com a sua velocidade, ele ficava muitas vezes frente a frente com um guarda-redes que se aproximava e conseguia gerar uma força assustadora nos seus remates, fazendo lembrar Erling Haaland.
A transferência para a Juventus a meio da época 2021/22 fazia todo o sentido e foi uma transferência bem merecida para uma das estrelas em ascensão da Serie A. Sete golos em 15 jogos na Serie A foi um início muito encorajador em Turim e parecia que as coisas só iriam melhorar para o internacional sérvio. No entanto, a temporada 2022/23, marcada por lesões e muito pouco satisfatória, acabou por moderar algumas expetativas e poderá levar a Juventus a vender o jogador.
Não seria barato, mas o sérvio seria a alternativa mais económica a Osimhen, sendo ao mesmo tempo um avançado de perfil semelhante. A forma de Vlahovic pode não ser tão impressionante como a de Osimhen, mas marcou mais 10 golos do que o nigeriano na época 2021/22 da Serie A. Será que Thomas Tuchel pode ser o homem que vai reavivar a carreira do grande sérvio?
Veredito: Vlahovic seria consideravelmente mais barato do que Osimhen, mas a sua queda de forma e os contratempos com lesões são motivos de preocupação. A questão é saber se Tuchel acha que ele pode ajudar a relançar a carreira do sérvio - 7/10
Wildcard - Folarin Balogun (Arsenal)
Balogun pode não ser o primeiro nome que vem à mente quando se pensa mum jovem atacante para liderar a frente de um dos clubes mais prestigiados da Europa. No entanto, o seu impressionante período de empréstimo no Reims, que o levou a marcar 21 golos em 37 jogos na Ligue 1, com uma média de 0,63 golos por jogo, mostrou por que razão pode ser uma boa alternativa mais barata.
O Bayern Munique deverá ter um verão agitado. De acordo com as informações, o clube já está perto de contratar Kyle Walker e Kim Min-jae e continua na corrida para contratar Declan Rice.
Por isso, faz todo o sentido contratar um avançado como Balogun, que já deu provas de ser um avançado de área, por um preço consideravelmente inferior ao das duas alternativas anteriormente mencionadas. O atacante de 1,90m pode não ter o jogo aéreo de Osimhen e Vlahovic ou a mesma velocidade bruta, mas tem um instinto de caçador que se equipara ao de Osimhen e supera o de Vlahovic.
Isso pode ser evidenciado pelo golo na sua segunda participação nos EUA, na terça-feira, depois de ter decidido representar os EUA em vez de Inglaterra no mês passado. Giovanni Reyna conduziu a bola pelo meio-campo e lançou com perfeição na entrada da área, bem na hora em que Balogun se antecipava ao defesa-central canadiano. O passe foi feito na perfeição e Balogun rematou de primeira com o pé direito dentro da área, batendo o guarda-redes junto ao poste mais próximo.
Veredito: Balogun pode não possuir alguns dos atributos físicos de um avançado "moderno" de classe mundial, mas avaliado em cerca de 30 milhões de euros, seria uma pechincha para o Bayern. A longo prazo, poderá ser um avançado reserva, mas para a próxima época, em que se espera uma reconstrução, a contratação do internacional americano poderá fazer sentido - 8/10