Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Raków chegou à glória na Polónia mas ainda tem longo caminho a percorrer

O Raków entrou na galeria de honra do futebol polaco
O Raków entrou na galeria de honra do futebol polacoJakub Ziemianin, Raków Częstochowa
A festa oficial de campeão só terá lugar a 27 de maio, mas já no domingo a multidão aplaudiu os jogadores do Raków no seu regresso de Kielce. A conquista do campeonato da Polónia é um êxito histórico para o clube, mas não é o fim do caminho. Os campeões têm muito trabalho pela frente para construir um futuro com base nesta conquista, especialmente em termos de competições europeias.

Perderam o jogo de domingo em Kielce, mas o campeonato foi-lhes dado pela derrota"solidária" do Legia em Szczecin. Há um certo encanto nisso, afinal, nas duas últimas épocas, foram o Legia e o Lech que festejaram o título, precisamente após derrotas do perseguidor Raków.

A época do PKO BP Ekstraklasa ainda está a decorrer, mas já sabemos que o Raków Częstochowa vai tornar-se no 19.º clube a ser coroado campeão polaco de futebol. É difícil de acreditar que entraram no novo milénio no quinto escalão do futebol polaco e que, agora, estão a celebrar a três jornadas do fim do campeonato.

Há muito para festejar: 22 vitórias, uma série de 18 jogos sem perder e um reinado absoluto no campeonato desde a 9.ª jornada. Perderam apenas dois pontos perante o seu público, marcaram mais 11 golos do que o Legia e o Pogoń e sofreram apenas 20 em 31 jogos.

Em termos desportivos, esta época parece ter tido apenas um sabor amargo: a final da Taça da Polónia. Mais de duas horas de jogo, um sem número de oportunidades perdidas e a derrota nos penáltis, para desespero dos mais de sete mil adeptos no PGE Narodowe.

Depois de dois anos de triunfo, a Taça teve de ser devolvida ao Legia. Ainda assim, o Raków é apenas o terceiro clube, numa década, a destronar o Wojski no campeonato.

A final da Taça da Polónia era suposto ser o dia de glória do Rakov, mas acabou de forma diferente
A final da Taça da Polónia era suposto ser o dia de glória do Rakov, mas acabou de forma diferenteFlashscore

Há muito a melhorar

Apesar de terem perdido em Kielce, o autocarro do clube em Częstochowa foi recebido com as maiores honras. Os jogadores e o staff do Raków fizeram uma celebração espontânea com os adeptos. Houve muito júbilo, mas entre os aplausos não faltaram os que destacavam os problemas dos novos campeões, especialmente os relacionados com o estádio.

"Já temos um campeão, estamos à espera de um novo estádio" e "um novo estádio para o Raków" foram os pedidos mais ouvidos na festa.

A celebração em Częstochowa trouxe à mente um velho problema: bem, onde é que vamos jogar agora?
A celebração em Częstochowa trouxe à mente um velho problema: bem, onde é que vamos jogar agora?Jakub Ziemianin, Raków Częstochowa

Vladislavs Gutkovskis, avançado do Raków, foi bem mais longe, enquanto entoava algumas palavras ao presidente da câmara municipal da cidade através de um megafone: "Matyjaszczyk, vai-te f****".

O avançado entusiasmou-se, o tiro saiu pela culatra e o letão teve mesmo de pedir desculpa publicamente. Hoje, publicou um vídeo em que aborda esta polémica.

"Hoje estive numa reunião com o presidente da câmara da cidade, Krzysztof Matyjaszczyk, e pedi desculpa pelo meu comportamento desnecessário no domingo, enquanto festejava. Não sabia que o clube e a cidade estavam a trabalhar em conjunto para melhorar as infra-estruturas", afirmou o Gutkovskis no vídeo. Como indemnização, o jogador pagará a entrada de todas as crianças de uma das escolas de Częstochowa no último jogo da liga.

Em que é que o Raków e a cidade estão a trabalhar?

De facto, o porta-voz do Raków, Michał Szprendałowicz, confirmou que a cidade e o clube estão a trabalhar para melhorar a situação do estádio. Recorde-se que as instalações em Limanowskiego foram reconstruídas de forma temporária para cumprir os requisitos mínimos para jogar na Ekstraklasa. As obras decorreram num período extremamente difícil de pandemia, inflação e queda das receitas do governo local, pelo que o resultado das obras está muito longe das expectativas.

Em campo, o Rakov é temido por toda a Polónia, mas do estádio os seus rivais riem com igual solidariedade
Em campo, o Rakov é temido por toda a Polónia, mas do estádio os seus rivais riem com igual solidariedadeUM Częstochowa

O recinto, com capacidade para quase 5.500 espectadores, cumpre as normas nacionais, mas a partir da quarta jornada de qualificação para a Liga dos Campeões deixa de ser aceite na Europa. A escolha dos campeões polacos recaiu sobre Sosnowiec, a uma hora de carro de distância, onde se encontra o mais recente estádio da Polónia, uma das três instalações do Parque ArcelorMittal.

Será que a cooperação entre a cidade e o Raków ajudará os novos campeões a disputar os jogos europeus na sua própria cidade? Ainda é muito cedo para dar essa garantia e, para já, o clube pefere não traçar cenários.

O governo local de Częstochowa planeou concentrar-se primeiro nas instalações desportivas e nas questões em torno do estádio - condições de treino para os jogadores. Por muito importantes que sejam, estas características não contribuem em nada para a necessidade mais premente, ou seja, jogar em casa nas competições europeias.

A tabela não mente - o Rakov está fora de alcance. Agora, vai tentar apanhar o ritmo na Europa
A tabela não mente - o Rakov está fora de alcance. Agora, vai tentar apanhar o ritmo na EuropaFlashscore