Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Raków venceu LKS Lodz (1-0) antes da estreia na Liga Europa

Michał Karaś
O Raków salvou milagrosamente uma vitória contra o ŁKS
O Raków salvou milagrosamente uma vitória contra o ŁKSProfimedia
O ŁKS atacou e o Raków triunfou - é assim que o duelo de sábado entre os campeões polacos, adversários do Sporting na Liga Europa, e os visitantes de Łódź pode ser descrito em poucas palavras. Um golo marcado rapidamente foi o suficiente para os Medaliks vencerem, embora o ŁKS possa falar de grande azar, pelo menos um empate parecia inevitável no decorrer do jogo.
O onze do Raków
O onze do RakówFlashscore

Campeão polaco e estreante na Ekstraklasa - será que o clube mais fraco e pobre de Lodz tem alguma hipótese de conquistar a fortaleza de Częstochowa? Esta era a questão fundamental antes do jogo de sábado entre o Raków e o ŁKS.

Os anfitriões pareciam ter ouvido a pergunta e queriam uma resposta o mais rápido possível. Numa das primeiras acções perigosas do Raków, aos 8 minutos de jogo, Marcin Cebula lançou a bola da direita e esta foi cabeceada para a baliza por Giannis Papanikolaou sem o menor problema.

O cenário poderia ter feito lembrar o jogo contra o Puszcza, quando os laterais do Rakov deram os golpes decisivos e, no final da primeira parte, parecia que o jogo tinha acabado. Também no duelo de sábado, Plavsić e Drachal nas alas incomodaram os Łódzs. Só que desta vez os Medaliks não acompanharam o golpe. Pelo contrário, eram os ŁKS que estavam a ficar cada vez mais ousados, encorajados pelos erros inesperadamente frequentes dos locais.

Não poderia ter havido um grande espetáculo na primeira parte, mas havia mais emoção a cada minuto que passava, pois o empate pairava no ar. Aos 21 minutos, Głowacki rematou de longe, aos 30 minutos, Tejan tinha a baliza vazia, mas teve de rematar de ângulo quase nulo e não conseguiu empurrar a bola para o fundo das redes. Só nos últimos 10 minutos é que os Spring Knights tiveram três acções que poderiam ter dado o empate. Por isso, desceram para os balneários com uma satisfação insuficiente.

Reveja aqui as principais incidências da partida

A apetência dos visitantes pelo golo do empate também se fez sentir após o intervalo e, mais uma vez, o Raków fez-lhes presentes desnecessários. Aos 52 minutos, Vladan Kovacevic cometeu um erro fatal, dando a bola a Tejan em frente a uma baliza vazia. No entanto, o neerlandês estava com pressa e falhou o golo. O guarda-redes do Rakow reparou o seu erro alguns minutos depois, defendendo o remate de Szeliga. Tejan não ia desistir e, aos 57 minutos, provavelmente fez tudo da melhor forma: lidou com três defesas e tentou empurrar a bola para o poste mais próximo. Kovacević não lhe deu a satisfação.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Os jogadores do Lodz já tinham o dobro dos remates e só faltava o golo por magia. Parece supersticioso? De que outra forma se pode descrever uma situação em que uma bola bate no poste após um ricochete, e do poste voa diretamente para as mãos de Vladan Kovacević? Ou no minuto 88, quando Kovacević não conseguiu defender o remate de Flis, mas por milagre salvou-o em frente à linha de fundo de Racovitan? Um momento depois, Pirulo rematou e a bola passou por cima da trave.

Os campeões, por sua vez, não deram um único chute durante os 45 minutos do segundo tempo. E nem precisaram, estava feito suficiente para a vitória.

O topo da classificação
O topo da classificaçãoFlashscore