Rumores de transfências: Sauditas procuram avançado, Man. United tem Gonçalo Inácio na lista
Zaniolo quer voltar para Itália
Depois de uma experiência pouco feliz no Aston Villa, Nicolo Zaniolo volta à Turquia à disposição do seu clube, o Galatasaray. No entanto, o seu futuro no clube turco está longe de ser certo.
O campeão turco considera Zaniolo um jogador importante, que pode melhorar a qualidade do plantel. Pelo contrário, o médio ofensivo italiano - cujo contrato com o Gala termina em 2027 - preferia voltar a jogar na Serie A.
O desejo de Zaniolo - que foi obrigado a falhar o Euro-2024 na Alemanha devido a uma microfractura no pé - é vestir a camisola do AC Milan, mesmo que os Rossoneri não estejam atualmente à procura de um reforço para essa função.
Em Itália, porém, Zaniolo é muito apreciado: a Juventus tem-no no seu radar há anos, a Fiorentina, nas últimas semanas, pediu informações sobre a sua possível transferência e agora a Atalanta considera-o um dos nomes adequados para reforçar o seu ataque.
O Galatasaray, por sua vez, continua aberto a deixar Zaniolo ir embora, se chegar uma oferta adequada. O clube turco quer pelo menos 20 milhões de euros fixos e um bónus substancial para avaliar as ofertas por ele. O seu futuro será decidido em breve.
Liga Saudita em busca de avançados
A Liga Saudita prepara-se para viver mais um verão como protagonista mundial, numa nova janela de transferências que se prevê muito quente.
Um dos seus principais objetivos é convencer um avançado internacional de alto nível a aterrar na Arábia Saudita. Por isso, o Fundo de Investimento Privado identificou Lautaro Martinez, Victor Osimhen e Romelu Lukaku como os seus principais alvos.
No entanto, após as discussões internas, que tiveram lugar nos últimos dias, os negociadores sauditas consideram o avançado do Inter uma opção irrealizável, uma vez que o capitão dos nerazzurri está agora perto de assinar uma renovação de contrato até 2029.
O avançado nigeriano Osimhen também é considerado uma alternativa complicada, uma vez que o Nápoles não quer negociar o seu preço e continua inflexível quanto à cláusula, fixada em 130 milhões de euros, um valor considerado demasiado elevado pelos clubes sauditas.
Assim, a última opção da lista é Lukaku. O avançado belga, que terminou o seu período de empréstimo à Roma, regressou ao Chelsea. O clube inglês quer desfazer-se dele o mais rápido possível e a possibilidade de uma transferência para a Arábia ainda é uma opção. Antonio Conte gostaria de ter Lukaku no Nápoles, para substituir Osimhen, mas o Chelsea não quer fazer descontos no preço do jogador e vai tentar uma transferência para a Arábia Saudita.
Liverpool quer Ederson, da Atalanta
O Liverpool voltou a apostar em Ederson para reforçar o seu meio-campo e dar a Arne Slot uma equipa ainda mais competitiva na próxima época.
Em janeiro, houve uma primeira abordagem entre o clube inglês e a Atalanta, mas que não deu em nada. Mas agora os Reds estão a tentar novamente e a preparar uma oferta de cerca de 45/50 milhões de euros para convencer a equipa italiana a deixar o jogador brasileiro sair no verão.
No entanto, os vencedores da Liga Europa não querem vender os seus maiores talentos e - também de acordo com o treinador Gian Piero Gasperini - não estão dispostos a deixar sair dois titulares na mesma função. É por isso que, permanecendo no meio-campo, a possível saída de Teun Koopmeiners - negociações já bem encaminhadas com a Juventus - bloquearia a possível despedida de Ederson.
Só no caso de não se chegar a um acordo para a venda do médio neerlandês, a Atalanta reavaliaria a saída de Ederson, mas só depois da Copa América: o clube italiano está convencido de que o brasileiro pode fazer um excelente torneio, aumentando ainda mais o seu preço.
Se Koopmeiners permanecer, a corrida por Ederson não será fácil para o Liverpool. Outros clubes como o Manchester United, o Newcastle e o Bayer Leverkusen estão interessados no jogador e poderão decidir dar passos concretos nas próximas semanas.
Manchester United quer substituir Varane
O Manchester United já definiu algumas prioridades para o mercado de transferências de verão, discutindo as principais estratégias com Erik ten Hag. Não é por acaso que a posição do clube em relação ao treinador neerlandês - a menos que ocorra uma reviravolta sensacional - parece ir no sentido da sua confirmação no banco. No entanto, a INEOS já pediu a Ten Hag um salto de qualidade a partir dos primeiros jogos da próxima temporada.
Voltando à próxima janela de transferências, o principal objetivo do Manchester United é contratar um novo defesa-central, sobretudo tendo em conta a saída de Raphael Varane. Jean-Clair Todibo continua entre os principais alvos: O Manchester United está a planear fazer uma nova tentativa para o contratar. Gonçalo Inácio também faz parte da lista, apesar de o Liverpool ser o clube mais bem posicionado para o contratar, uma vez que tem estado em contacto com os dirigentes do Sporting há vários meses.
Outro nome muito apreciado pelo Manchester United é o de Leny Yoro, do Lille. Também neste caso, a concorrência é feroz, especialmente por parte do Real Madrid, que o aponta como o perfil ideal para substituir Nacho. De qualquer forma, o United está pronto para dar um passo concreto. Em geral, o orçamento disponível para um defesa é de cerca de 50 milhões de euros.
Al Ahli aposta tudo em Kimmich
Como mencionado anteriormente, a Liga Saudita está a preparar-se para estar entre os principais protagonistas da próxima janela de transferências de verão. E não são apenas os avançados que estão entre as prioridades: O Al Ahli está novamente interessado em Joshua Kimmich, lateral-direito do Bayern de Munique.
Depois de uma primeira tentativa falhada em janeiro - com o clube alemão a não estar aberto a avaliar propostas durante o mercado de inverno - as coisas podem agora mudar, também à luz do contrato do jogador alemão, que expira em 2025.
O diretor-geral do clube saudita pediu pessoalmente para fazer tudo o que for possível para convencer Kimmich que, a partir desta semana, estará envolvido com a sua seleção nacional no Euro-2024.
O Al Ahli, por seu lado, não quer perder tempo e está a tentar organizar um encontro com o jogador antes do início da competição. O objetivo é obter pelo menos um entendimento geral com o jogador, para iniciar em breve as negociações com o Bayern.
Nada está ainda definido. A única coisa certa é que, até à data, a equipa saudita vai fazer um esforço notável por Kimmich, muito apreciado pelo jovem treinador, o compatriota Matthias Jaissle.