Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Segunda jornada da liga checa teve a segunda maior assistência deste milénio

ČTK
Adeptos checos já tinham saudades de ver o futebol nacional
Adeptos checos já tinham saudades de ver o futebol nacionalProfimedia
A última segunda fase da Liga da República Checa foi uma das mais concorridas dos últimos 15 anos. O número total de adeptos nos oito estádios ultrapassou os 65.000, apenas pela segunda vez neste milénio, e a média de 8.273 é a segunda mais elevada desde 2000. O recorde absoluto da principal competição independente pertence à 8.ª jornada da época de 1996/97, quando uma média de 10.554 espectadores se deslocou a um único jogo, de acordo com o site especializado em estatísticas, CS Football.

O futebol da Liga da República Checa prolongou-se durante o fim de semana, com a média por jogo a ultrapassar os 8.000 adeptos, apenas pela terceira vez neste milénio. Só no início da época passada é que se registaram mais adeptos numa ronda desde 2000.

Há um ano, na terceira fase da principal competição, 70.022 espectadores compareceram nas bancadas em oito partidas, uma média de 8.753 pessoas por jogo.

Os números elevados do fim de semana foram ajudados pelo facto de três dos quatro maiores clubes checos - Slavia, Plzeň e Ostrava - terem jogado em casa. Além disso, o Sparta, atual campeão, jogou no estádio de grande capacidade de Teplice, onde estiveram presentes quase 16.000 pessoas. A maior assistência do fim de semana foi registada em Eden, com 17.839 adeptos a assistirem ao jogo entre o Slavia e o České Budějovice.

Resultados da segunda jornada
Resultados da segunda jornadaFlashscore

O número de adeptos em Plzeň durante o jogo com o Hradec Králové também foi superior a 10 mil, enquanto quase oito mil adeptos assistiram à vitória do Baník Ostrava sobre o Jablonec, em Vítkovice. O número total de espectadores da jornada poderia ter sido ainda maior se não tivessem estado apenas 2.136 pessoas nas bancadas para o duelo com o Karviná em Pardubice.

Menos de quatro mil espectadores estiveram também em Liberec, para o Olomouc, e em Mladá Boleslav, para o Slovácko.

As maiores assistências na história, independente da competição de topo, registaram-se na década de 90, quando a média foi significativamente aumentada pelo Zbrojovka Brno, que jogou em Lužánky. O antigo estádio lendário detém o recorde checo anterior, com 44.120 espectadores num jogo contra o Slavia. Graças a isso, a 8.ª jornada, em outubro de 1996, continua a ser a mais concorrida desde a divisão da federação.

Ao mesmo tempo, a época de 1996/97 registou o maior número de adeptos da primeira liga, com uma média de 7.155 por jogo. Antes do início da nova época, a Liga checa anunciou uma tentativa de bater o recorde. Na época passada, a de 2023/24, registou uma média de 6.435 espectadores, o segundo valor mais elevado da história da Liga.