Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Semana de Dérbi: A batalha do Cairo, um duelo entre dois dos melhores clubes da cidade

Miroslav Šifta
Al Ahly e Zamalek protagonizam a batalha do Cairo
Al Ahly e Zamalek protagonizam a batalha do CairoProfimedia
A atual campeã africana é a Costa do Marfim, que conquistou em fevereiro a terceira edição da Taça das Nações Africanas pela terceira vez na sua história. No entanto, o país mais vitorioso do continente é o Egito. Os Faraós, como é apelidada a sua seleção, foram campeões africanos sete vezes e possuem também os clubes de futebol mais fortes. Isto reflete-se na importância e na dimensão dos dérbis locais, especialmente o do Cairo.

É de lá que saem os dois vencedores mais frequentes da Liga dos Campeões de África. O Al Ahly venceu 11 vezes e é o atual campeão, enquanto o Zamalek venceu cinco vezes (a última em 2002).

Os dois clubes também são os que possuem mais títulos no Egito. O Al Ahly é o líder absoluto, com 43 títulos (e é o atual campeão), enquanto o Zamalek foi campeão em 14 ocasiões.

O dérbi é, para além de uma batalha pela supremacia futebolística da cidade, do país e do continente, também um confronto entre dois grupos distintos da sociedade egípcia. O Zamalek está sediado em Giza, que, juntamente com as cidades do Cairo, Novo Cairo, Shubra al-Kheima, Helwan e outras, formam a área metropolitana do Grande Cairo. No entanto, todos os seus jogos são disputados no Estádio Internacional do Cairo.

O Zamalek joga em casa longe da sua sede real.
O Zamalek joga em casa longe da sua sede real.P3K / Google Earth

A história do Egipto foi fortemente influenciada pelos europeus, especialmente os britânicos, no final do século XIX e início do século XX. O Canal do Suez, concluído em 1869, desempenhou um papel político importante. A Grã-Bretanha era o maior acionista da empresa que explorava esta importante via fluvial.

Em breve, os seus controladores tinham assento direto no governo egípcio. Inicialmente, muitos dos habitantes do Egito encaravam de forma neutra o poder e a influência britânicos na direção do país. No entanto, após vários conflitos armados entre os militares britânicos e os civis egípcios, o ressentimento nacionalista antibritânico intensificou-se na sociedade. É nesta disputa que assenta a rivalidade entre os clubes Al Ahly e Zamalek.

Rivalidade a todos os níveis

O Al Ahly foi fundado em 1907. A palavra "ahly", em árabe, significa nacional. O clube representava o crescente nacionalismo egípcio, o desejo de independência e a oposição à ingerência colonial dos Estados europeus no país.

O Zamalek foi fundado quatro anos mais tarde. Entre as principais figuras por detrás do seu nascimento contam-se o advogado belga George Merzbach e o famoso arqueólogo e egiptólogo britânico Howard Carter. Os primeiros nomes do clube incluem o inglês Cairo International Sports Club (C.I.S.C.) ou, mais tarde, o antigo nome El Mokhtalat Club.

Estes nomes indicam os valores que a organização adotou. O termo "mokhtalat" significa "misto" em árabe e, no nome, simboliza a união de egípcios e europeus. Mais tarde, o clube foi rebaptizado com o nome da ilha de Zamalek, no Nilo, uma das zonas mais prestigiadas da capital.

Nos anos que se seguiram, os dois rivais foram representados por diferentes atitudes, pontos de vista políticos e grupos sociais. Na época do reino egípcio, o Zamalek estava associado à guarnição governante e era conhecido como o clube real. Em contrapartida, o Al Ahly estava na oposição.

Muitas vezes, os jogos de futebol entre eles transformaram-se em disputas políticas, que muitas vezes se transformaram em conflitos violentos. Muitos dos incidentes ocorridos nos estádios durante o dérbi do Cairo provocaram também a morte de pessoas.

O ambiente nos confrontos entre o Al Ahly e o Zamalek é muito tenso, dado o contexto histórico, ainda hoje. Os dois clubes continuam a representar classes sociais diferentes. O Al Ahly é um clube do "povo", enquanto o Zamalek é maioritariamente identificado com a classe alta.

Esta forte e multifacetada carga, aliada ao elevado nível desportivo da rivalidade entre duas das melhores equipas de África, faz do dérbi do Cairo um dos jogos mais vistos do calendário futebolístico mundial. Toda a região do Médio Oriente e do Norte de África (MENA) assistirá ao jogo.

A última vez que os dois rivais urbanos se defrontaram foi há um mês, com o Al Ahly a levar a melhor na Taça do Egipto.

O próximo jogo será na segunda-feira, 15 de abril.

Outros dérbis da semana

Sexta-feira, 12 de abril

Polónia - I. Liga (2ª divisão)

Resovia Rzeszow - Stal Rzeszow

Derby Rzeszow (Dérbi de Rzeszow)

Cidade de quase 200.000 habitantes, Rzeszow (Rzeszow em checo), no sudeste da Polónia, alberga dois clubes de força aproximadamente igual e, nessa base, existe uma grande rivalidade entre eles. Até 2018, o Resovia e o Stal competiam na quarta liga, depois competiram na terceira liga e atualmente ambos os clubes estão na segunda liga mais alta do país.

Irlanda - Primeira divisão

Shelbourne FC - Bohemian FC

Derby de Northside (Dérbi do Norte de Dublin)

Os estádios do Shelbourne FC e do Bohemian FC ficam a apenas dois quilómetros de distância um do outro. Estes dois clubes do norte de Dublin estão entre as equipas irlandesas mais bem sucedidas da história. A rivalidade entre os dois clubes atingiu o auge no início do século XXI, com um ou outro a conquistar o título em seis épocas consecutivas.

Colômbia - Primeira divisão A

Deportivo Cali - América de Cali

Clasico Vallecaucano (Clássico Valle del Cauca)

Cali é a terceira maior cidade da Colômbia, com uma população de mais de 2,2 milhões de habitantes. É também a sede de dois grandes e bem-sucedidos clubes. Ambos têm conseguido bons resultados de forma contínua, praticamente durante toda a sua existência. O histórico do clássico também é muito equilibrado, o que significa que a rivalidade é forte.

Sábado, 13 de abril

Japão - Liga J1

Tóquio Verdy - FC Tóquio

Derby de Tóquio (Dérbi de Tokyo)

O Tokyo Verdy regressa à principal competição do Japão após 15 longos anos. Desde então, o dérbi de Tóquio entre o Verdy e o Tokyo FC só se disputou três vezes - duas na segunda liga, em 2011 (ambos os jogos terminaram empatados), e na taça, em 2023 (o FC Tokyo venceu no prolongamento).

Austrália - Liga A

Sydney FC - Western Sydney Wanderers

Derby de Sydney (Dérbi de Sydney)

Alessandro Del Piero, autor do primeiro golo da Batalha de Sydney, disse que esta rivalidade é um dérbi ao estilo europeu. Ele tem razão, pelo menos no que diz respeito à atmosfera. Ele já falou sobre isso na Semana de Dérbi. Nos últimos oito jogos entre as duas equipas, o vencedor mudou regularmente. Apenas um ponto separa os dois rivais da cidade na tabela.

República Checa - FORTUNA: LIGA

Bohemians - Sparta

Pequeno dérbi de Praga

O Sparta e o Slavia são os maiores rivais em Praga e na República Checa. O Bohemians e o Sparta vão defrontar-se pela terceira vez esta época. Os dois encontros anteriores foram ganhos pelo Sparta.

Bósnia e Herzegovina - Premijer Liga

Zrinjski Mostar - Vélez Mostar

Mostarski gradski derbi (dérbi da cidade de Mostar)

O Zrinjski venceu o primeiro encontro da época, em outubro, com uma vitória clara por 3-0. No entanto, no segundo jogo, apenas um mês depois, o Velež vingou-se com o mesmo resultado. Os rivais da cidade estão atualmente a disputar o segundo lugar da tabela.

Itália - Série A

Torino - Juventus

Derby della Mole (Dérbi de Turim)

O confronto entre o Torino e a Juventus é o dérbi citadino mais antigo do futebol italiano. A rivalidade é chamada Derby della Mole, em homenagem ao monumento arquitetónico e símbolo da cidade, a Mole Antonelliana. O Torino não ganha a um adversário mais famoso há 19 jogos (desde 2015).

Noruega - Eliteserien

Fredrikstad FK - Sarpsborg 08

Derby de Östfold (Dérbi da região de Östfold)

As cidades de Fredrikstad e Sarpsborg estão separadas por apenas 15 quilómetros, no sul da Noruega. O Fredrikstad FK regressa à principal competição norueguesa após 12 anos. Há tanto tempo que espera por uma vitória contra o seu rival regional. O Sarpsborg 08 dominou os últimos 10 clássicos, embora a maioria deles tenha sido particular.

Domingo, 14 de abril

México - Liga MX

CF Monterrey - Tigres da UANL

Clássico do Norte (Clássico del Norte)

A rivalidade entre o CF Monterrey e o Tigres é a maior do norte do México, com os dois clubes a serem confortavelmente os mais fortes. Monterrey é uma grande área metropolitana com uma população de mais de cinco milhões de habitantes. Inclui, entre outras, Guadalupe, onde o CF Monterrey tem o seu estádio (o belo Estádio BBVA será um dos estádios anfitriões do Campeonato do Mundo de 2026), e San Nicolás de los Garza, que é a casa do Tigres.

Alemanha - 2. Bundesliga (2. Liga)

Eintracht Braunschweig - Hannover 96

Derby de Niedersachsen (Dérbi da Baixa Saxónia)

As cidades de Braunschweig e Hannover ficam a 70 quilómetros de distância uma da outra, no estado da Baixa Saxónia, no norte da Alemanha. Os principais clubes de ambas as cidades têm-se defrontado recentemente na segunda divisão. O Braunschweig luta pela sobrevivência, enquanto o Hannover luta pela subida de divisão.

Noruega - Eliteserien

Viking FK - SK Brann

Vestlandsderby (dérbi de Vestland)

Dois clubes que representam dois grandes portos noruegueses vão defrontar-se. O Viking FK está sediado em Stavanger e o SK Brann em Bergen. Ambos os rivais têm a ambição de terminar no topo da tabela (na época passada, o Brann ficou em segundo lugar e o Viking em quarto). Os últimos cinco jogos entre si foram sempre ganhos pelo Viking.

República Checa - Fortuna Liga

Baník Ostrava - MFK Karvina

O dérbi da Silésia

A Silésia é uma das três regiões históricas da República Checa (as outras duas são a Boémia e a Morávia). No futebol, é representada principalmente por três clubes - Baník Ostrava, MFK Karvina e SFC Opava. Entre 2018 e 2021, os três fizeram mesmo parte da primeira divisão checa.

Croácia - HNL

NK Istra 1961 - HNK Rijeka

Derby della Ucka (Dérbi das Montanhas Učka)

A Semana de Dérbi cobriu o dérbi entre os clubes da Ístria croata - Istra 1961 e HNK Rijeka - no início da época. No confronto de verão, o Rijeka goleou o rival por 6-0. O segundo clássico, em outubro, terminou em 1-1. O terceiro foi novamente a favor do Rijeka: 3-0. Agora, o último jogo da época está na ordem do dia, com o Rijeka a tentar conquistar o título croata.

Bósnia e Herzegovina - Premijer Liga

Željezničar Sarajevo - FK Sarajevo

Dérbi de Sarajevo (Dérbi de Sarajevo)

O jogo de Sarajevo entre o Zeljeznicar e o FK é por vezes referido como o dérbi eterno (Vjeciti). O jogo entre estas duas grandes equipas divide a sociedade da capital ao meio.

Bélgica - Beker van Belgie (Taça)

RSC Anderlecht - Royale Union Saint-Gilloise

Derby de Bruxelas (Dérbi de Bruxelas)

O Royale Union Saint-Gilloise foi promovido à Jupiler League belga em 2021 e colocou-se imediatamente entre os primeiros. Desde então, tem mantido um registo excecional nas batalhas com os rivais de Bruxelas, o Anderlecht. Dos nove encontros, venceu oito e empatou um. O Anderlecht precisa agora de quebrar a série de derrotas contra o RUSG. As duas equipas de Bruxelas são as maiores candidatas ao título.