Abel Ferreira revela segredo da recuperação do Palmeiras: "Convidei-os a ver os filmes Divertida-Mente"
"Posso dizer o que fiz? Convidei-os a ver os filmes Divertida-Mente 1 e 2. Eles conseguem ver as emoções que temos em nós e quais nos interessa ativar. Podemos jogar com nossas emoções, aqui posso chamar a atenção para deixar os jogadores em paz, ou os saudá-los, como faço hoje. Todos temos um diabo e um anjinho. Qual queres dar ouvidos? Falo aos jogadores, no jogo é igual", afirmou Abel Ferreira.
O treinador português fazia referência aos filmes de animação Divertida-Mente, o primeiro, lançado pela Pixar em 2015, e o segundo, já em julho deste ano, e acabou por tornar-se no filme mais visto em Portugal nos últimos vinte anos. Trata-se de um filme em que os personagens principais são emoções - Alegria, Tristeza ou Raiva - no interior da cabeça de uma menina, a Riley.
A vitória do Palmeiras por 2-1, diante do Atlético Mineiro, permitiu uma aproximação ao Botafogo de Artur Jorge, que empatou com o Grémio, e mantém a equipa paulista na luta pelo título no Brasileirão, o que seria o terceiro consecutivo para Abel Ferreira.
O treinador português manifestou-se orgulhoso, na conferência de imprensa, pela forma como os seus jogadores reagiram às adversidades, recordando os recentes desaires.
"Foram eliminações pesadas, mas não teve esforço? O impacto só tem de ser emocional quando não nos esforçamos. É preciso saber perder e a forma como se perde. Só cobro isso dos meus jogadores. Eles são incríveis nisso. Tenho um orgulho tremendo, porque eles não desistem", explicou Abel Ferreira.
"Às vezes vamos perder, nunca prometi títulos, só posso prometer atitude, jogar para ganhar, sempre até o fim pelo melhor resultado. Sinceramente, aqui estamos todos de acordo que meus jogadores são incríveis, independente se vamos ganhar ou não. Só cobro que eles deem o melhor que puderem", acrescentou.