Adeptos impedem mudança de Barzagli para a Fiorentina

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Adeptos impedem mudança de Barzagli para a Fiorentina

Andrea Barzagli também jogou pelo Palermo e Wolfsburg durante a carreira
Andrea Barzagli também jogou pelo Palermo e Wolfsburg durante a carreiraGabriele Maltinti/Getty Images via AFP
Andrea Barzagli, antigo internacional italiano, era para ser o próximo técnico da Fiorentina, mas como o toscano de 43 anos tem uma história com a rival Juventus, os ultras do clube se opuseram à contratação de Barzagli, que agora parece que vai perder a oportunidade de voltar ao clube do qual cresceu como adepto.

Se perguntarem a Brian Laudrup sobre os ultras florentinos, o avançado dinamarquês contará histórias loucas sobre a passagem pela Fiorentina, que terminou com uma fuga do Estádio Artemio Franchi na bagageira do carro do seu pai depois de o tradicional clube italiano ter sido despromovido da Série A.

Agora, Laudrup pode ter uma conversa com Andrea Barzagli, de 43 anos, pois, segundo a imprensa italiana, o anrigo defesa, que disputou 73 partidas pela seleção italiana, perdeu a oportunidade de trabalhar na Fiorentina pelo simples fato de ter um passado na Juventus.

De acordo com o Viola News, Barzagli foi apontado como o novo treinador dos sub-16 do clube e tudo estava praticamente encaminhado para que o italiano regressasse à cidade da sua infância e à equipa de que era adepto em criança.

Mas os ultras do clube aparentemente não viam sentido em contratar um homem que passou uma parte significativa da sua carreira na rival Juventus. Barzagli jogou na Juventus de 2011 até ao final da sua carreira em 2019, período durante o qual ganhou oito campeonatos consecutivos, o campeonato italiano.

Após a reforma, a Juventus foi também o seu primeiro empregador quando Barzagli se juntou à então recém-nomeada equipa técnica de Maurizio Sarri como adjunto, mas desde agosto de 2021, Barzagli está filiado na Federação Italiana de Futebol, onde ajuda a treinar várias equipas nacionais de jovens.

A história com a Juventus parece ter mais peso para os adeptos da Fiorentina do que o facto de Barzagli ter nascido e crescido em Fiesole, nos arredores de Florença, e ter iniciado a sua carreira em Rondinella, a poucos quilómetros do já referido Estádio Artemio Franchi.

O clube já tem um Barzagli, pois o filho de Andrea Barzagli, Mattia Barzagli, joga na academia do clube, onde teve um papel mais proeminente na equipa sub-14 na época passada, com 10 golos e 16 assistências.

Rvalidade ancestral

A rivalidade entre a Fiorentina e a Juventus tornou-se feia quando o clube de Florença vendeu o astro Roberto Baggio para a La Vecchia Signora em 1990, por um valor que na época era um recorde mundial de aproximadamente 12 milhões de euros.

A transferência de Baggio levou os adeptos da Fiorentina para as ruas em protesto, o que se transformou num motim em que 50 pessoas ficaram feridas. Desde então, a Juventus tem invadido frequentemente o clube de Florença, para grande frustração dos adeptos do clube roxo. Federico Chiesa, Dušan Vlahović, Federico Bernardeschi, Felipe Melo e Giorgio Chiellini foram todos transferidos da Fiorentina para a Juventus.