Análise: Os jovens destaques do futebol brasileiro em 2023
Abaixo, listamos alguns dos jovens que deram nas vistas na Série A, mostrando o seu valor na maior competição do Brasil e ganhando uma maturidade que tem tudo para continuar a ser construída nas próximas temporadas.
Endrick
Certamente, o jovem que mais se destacou neste Brasileirão. O avançado do Palmeiras, de apenas 17 anos, termina o ano como maior destaque do campeão brasileiro, mostrando um futebol desenvolto que o fez ser negociado, há meses, com o Real Madrid.
Foram seis golos marcados nos últimos oito jogos do Palmeiras nesta reta final de Brasileirão. Endrick terminou a competição com 11 golos em 31 partidas.
Endrick, além de bola, mostra ter cabeça. Em várias jornadas, não foi usado pelo treinador, Abel Ferreira que, finalmente, rendeu-se ao talento do avançado, que correspondeu às expectativas. A sua paciência foi recompensada com as oportunidades que ele tanto esperava.
Em entrevistas, mostra ter os pés firmes no chão, sempre citando a família como importante suporte para alcançar novos objetivos em pouco tempo. Faz ainda a sua parte contra o racismo, uma postura que muitos, com mais tempo de carreira, não fazem questão de ter.
O avançado mostra ser um jogador com várias alternativas para beneficiar a sua equipa, mesmo ainda em formação.
Além de uma finalização apurada, dribla, sai da área e prepara jogadas para os companheiros. O Palmeiras, certamente, vai sentir falta da sua qualidade, com o Real Madrid agradecer por ter tamanho talento à disposição, mesmo com a certeza de que o nível no futebol europeu será outro. A sua despedida vai acontecer a meio de 2024, quando completar a maioridade.
Moscardo
O jovem médio do Corinthians, de apenas 18 anos, ganhou as primeiras oportunidades com Vanderlei Luxemburgo, em julho, antes de ser considerado a maior revelação da equipa em 2023. Conseguiu destacar-se numa temporada de altos e baixos do Timão. Assim como a equipa, oscilou, mas também conseguiu brilhar.
A sua chegada ao clube aconteceu em 2017, com seu contrato a ser válido até julho de 2026.
No meio-campo corintiano, Moscardo recebeu sequência de jogos e ganhou notoriedade pela boa capacidade de marcação e saída de jogo, com os seus bons passes a chamar a atenção para alguém tão novo. Moscardo mostra boa condição de chegar à frente, atuando como um jogador moderno da sua posição. As suas boas exibições renderam a convocatória para a seleção brasileira Sub-23.
O destaque rendeu, claro, a atenção de olhos estrangeiros. Equipas como Chelsea, Barcelona, Nottingham Forest e PSG já miram o jogador, que pode fazer o Corinthians receber, em breve, uma proposta milionária para tirá-lo do país. A expectativa da equipa paulista é faturar cerca de 30 milhões de euros com a sua venda.
A meio do ano a oferta do Chelsea, de 20 milhões de euros, foi recusada, com a direção a garantir que outras apareceriam em breve.
No último jogo em casa, contra o Internacional, Luís Campos, diretor do PSG, esteve na Neo Química Arena para observar, de perto, o promissor médio, que tem muito para crescer nos próximos anos, mesmo já tendo demonstrado um futebol de bom nível técnico.
Rubens
O então lateral-esquerdo suplente do Atlético Mineiro transformou-se, sob o comando de Luiz Felipe Scolari, numa peça importante do plantel durante um momento de transformação da equipa na temporada. Com apenas 21 anos, deu mais consistência ao meio-campo atleticano, atuando como médio na reta final do Brasileirão.
Despertando a atenção, principalmente, pelos roubos de bola, Rubens ganhou espaço na equipa titular, deixando companheiros de maior renome no banco de suplentes. Apesar de poder atuar igualmente na lateral-esquerda, quando necessário, é no meio que Rubens apresentou o seu melhor rendimento, conseguindo nesta posição lutar pela titularidade e dar conta do recado dentro de uma equipa que, com a sua ajuda, conseguiu impressionante arrancada para chegar ao terceiro lugar do Brasileirão.
Marcos Leonardo
Num ano conturbado do Santos, com campanhas dececionante, desde o Paulista até ao Brasileirão, onde foi despromovido, foi ele quem resolveu alguns dos problemas na hora do aperto. Com apenas 20 anos, e atuando na equipa profissional do Peixe desde 2020, Marcos Leonardo mostrou o seu poder de finalização que desperta o interesse do futebol internacional.
Newcastle, Liverpool, Lazio, Real Madrid e Roma foram alguns dos clubes que demonstraram interesse no jogador. Com bom posicionamento para quebrar as defesas adversárias, acostumou-se a ser uma peça que mereceu muita atenção dos adversários. A sua saida do Santos é dada como certa, com a Europa a ser o próximo desafio a ser encarado, com chance considerável de sucesso.
O seu contrato com o Santos vai até 31 de dezembro de 2026, com o clube a deter 70% dos seus direitos econômicos. A cláusula de rescisão é de 100 milhões de euros, com o valor da provável venda a dever ser bem inferior.
Antes do fim do Brasileirão, Marcos Leonardo mostrou que ainda pode amadurecer, com informações de bastidores a indicar a sua chegada a um treino embriagado, situação que incomodou a direção e teria causado alguma turbulência dentro do plantel na reta final da época, que teve o Santos como um dos despromovidos.
Alexsander
O jovem de 20 anos apareceu no meio-campo do Fluminense em metade dos jogos do Brasileirão, logo no seu primeiro ano como profissional, de forma efetiva. No início de 2023, alguns meses após jogar na equipa do Flu, fez parte do plantel da seleção brasileira sub-20 que foi campeã do Sul-Americano.
Apesar de também poder atuais nas laterais, é como médio defensivo que se destaca, com a marcação a ser o seu ponto forte, sem deixar de arriscar chegadas à frente e remates de fora da área. Sob o comando de Fernando Diniz, conseguiu adaptar-se ao estilo do treinador, mostrando versatilidade e desempenhando mais do que uma função. Alexsander mostrou capacidade para fazer bem a transição entre meio-campo e ataque, com passes precisos e bom sentido de posicionamento.
Rikelme
Ter sido médio ofensivo na formação do Cuiabá deu ao lateral-esquerdo Rikelme, de 20 anos, a capacidade de ser um jogador com perfil ofensivo, que também pode atuar no meio-campo. Na Série A de 2023, chegou a ter a terceira melhor média entre os atletas com mais desarmes, mostrando também a sua qualidade na parte defensiva, que o faz ser um jogador que sabe desempenhar as funções necessárias para um lateral.
Rikelme fez parte da seleção brasileira sub-20 atuando como lateral, posição em que conseguiu maior destaque também no seu clube. A sua evolução foi nítida no Brasileirão, terminando o ano como um dos principais destaque do Dourado.
O jogador já é seguido por grandes clubes do futebol brasileiro, podendo estar com os dias contados no plantel cuiabano.
Beraldo
O central canhoto do São Paulo foi um dos destaques do Tricolor Paulista em 2023, quando se tornou titular absoluto do clube. Com 20 anos, tem bom posicionamento e passe afiado, que rompe defesas e contribui na construção das jogadas desde a retaguarda.
Tornou-se titular na equipa paulista ainda sob o comando de Rogério Ceni, seguindo no onze inicial com a chegada de Dorival Júnior. O seu potencial foi bem explorado este ano, tendo sido comprovado em jogos importantes do Tricolor, com mais ainda por vir nos próximos anos. Seria inevitável o interesse do futebol europeu, com o FC Porto a ser um dos que já estão a seguir de perto o atleta.
A sua estreia na equipa profissional chegou com apenas 18 anos, num duelo da Taça Sul-Americana de 2022. A pouca idade não o impediu de mostrar personalidade e conseguir minutos até virar peça constante no onze titular, aproveitando as lesões de companheiros de posição.
A chegada ao clube aconteceu aos 15 anos, em 2019, com degraus mais altos a serem alcançados a cada temporada. As suas primeiras oportunidades chegaram com o técnico argentino Hernán Crespo, em 2021, que o viu destacar-se nos sub-20, sob o comando do ex-médio Alex.
A técnica, frieza e coragem chamam a atenção para alguém tão novo, que tem tudo para deixar importante quantia nos cofres tricolores em poucos anos.
Beraldo tem contrato com o São Paulo até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão no valor de 60 milhões de euros. O Tricolor possui 60% dos direitos econômicos, e o restante está dividido entre o XV de Piracicaba (20%) e o próprio jogador (20%).