Antevisão da Serie A: Bolonha vai testar credenciais para a Liga dos Campeões na Serie A
A série de nove vitórias consecutivas do Inter, combinada com a queda de forma da Juventus, permitiu que a equipa abrisse uma diferença de 15 pontos na liderança, mas as seis vitórias consecutivas do Bolonha colocaram a equipa de volta na discussão pelo quarto lugar.
O Bolonha começou a temporada em um ritmo constante, empatando seis dos dez primeiros jogos, e se tornou a surpresa da temporada ao subir na tabela, mas uma sequência de quatro jogos sem vitória fez com que caísse para o oitavo lugar, o que acabou com as esperanças europeias. Mas o ressurgimento recente de forma significa que o sonho ainda está muito vivo, já que o clube retomou o quarto lugar.
A Atalanta era uma das principais rivais pelo quarto lugar, mas o Bolonha venceu por 2-1 no último fim de semana e deixou o rival a cinco pontos de distância, em sexto.
O Inter perdeu apenas dois jogos de 37 em todas as competições esta temporada, e um deles foi em casa, com o Bolonha, na Taça de Itália. Quando o Bolonha foi ao San Siro, em outubro, na Serie A, empatou 2-2.
Combinando esses resultados com o facto de que o Bolonha não perde um jogo em casa desde a derrota na estreia, diante do AC Milan, parece que a equipa de Thiago Motta tem todas as possibilidades de ser um verdadeiro teste ao Inter.
Thiago Motta fez parte da equipe tricampeã da Inter em 2010 e agora, como treinador do Bolonha, já acabou com as esperanças de triunfo da equipa esta temporada, mas outra derrota com o Inter dificilmente prejudicaria as possibilidades de conquistar o Scudetto.
Simone Inzaghi também pode estar de olho no jogo dos oitavos de final da Liga dos Campeões, com o Atlético de Madrid, na próxima semana, quando a equipa viaja para Espanha com uma vantagem de 1-0 no jogo da primeira mão, e a vitória do Inter também seria uma boa notícia para o Bolonha.
Duas ligas europeias receberão um lugar adicional na competição da próxima época, e a Itália lidera atualmente a classificação, o que significa que o quinto lugar desta época poderá ser suficiente para um lugar na Liga dos Campeões.
A Roma ocupa atualmente o quinto lugar, graças à sua considerável melhoria desde que Daniele De Rossi substituiu José Mourinho. Nos sete jogos que disputou no campeonato, desde que assumiu o comando, a Roma venceu seis e a única derrota foi contra o Inter.
A Roma está quatro pontos atrás do Bolonha, que recebe a Fiorentina no domingo.
A Juventus recebe a Atalanta no domingo e, com uma vitória em seis jogos, as suas ambições de título parecem ter acabado. Agora, a equipa precisa de se preocupar em manter o segundo lugar, um ponto atrás do AC Milan, que recebe o Empoli no domingo.
O Nápoles ainda tem de recuperar terreno se quiser um lugar na Liga dos Campeões na próxima época. O atual campeão é sétimo, com 43 pontos.
O seu terceiro treinador esta época, Francesco Calzona, parece capaz de dar a volta à situação, depois de ter goleado o Sassuolo por 6-1 e de ter vencido a Juventus por 2-1.