Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Antevisão da Serie A: Líder Nápoles pode concentrar-se na liga sem as distrações europeias

Reuters
Antonio Conte vê hipóteses de outro Scudetto para o Nápoles
Antonio Conte vê hipóteses de outro Scudetto para o NápolesSPP Sport Press Photo. / Alamy / Alamy / Profimedia
O fracasso do Nápoles na defesa do título e o facto de ter terminado fora dos lugares europeus na época passada permitiram ao treinador Antonio Conte concentrar-se na Serie A, sem o futebol europeu, na época atual. Uma vitória sobre o Empoli, este domingo, reforçará as aspirações como candidato ao Scudetto. No ano passado, o Nápoles demitiu dois treinadores e terminou num dececionante 10.º lugar, mas Conte levará a sua equipa a Empoli sem ter de se preocupar em permitir que os principais jogadores descansem, ao contrário dos rivais Inter de Milão, Juventus e AC Milan.

Desde a derrota por 3-0 com o Hellas Verona, na primeira jornada, o Nápoles está invicto, com cinco vitórias em seis jogos. Graças a esta série impressionante, a equipa está agora no topo da tabela classificativa, dois pontos à frente do atual campeão Inter de Milão. Embora a equipa de Nápoles não tenha de se preocupar com o futebol europeu, a última paragem internacional trouxe os seus próprios problemas, com o médio Stanislav Lobotka e o defesa Mathias Olivera a sofrerem lesões e a não estarem em ação no domingo.

A ausência de Lobotka pode dar a Billy Gilmour a sua primeira titularidade no campeonato pelo Nápoles desde a sua chegada e é provável que comece ao lado do também escocês Scott McTominay. O médio defensivo, que chegou do Manchester United e jogou os 90 minutos nos últimos três jogos do campeonato, deixou uma boa impressão no seu treinador, e agora Gilmour também terá a sua oportunidade de garantir um lugar a titular.

O Empoli evitou por pouco a despromoção na temporada passada, mas perdeu apenas um jogo na atual campanha, o último contra a Lazio, e embora a equipa toscana tenha dificuldades para marcar golos, sua defesa é sólida. A equipa de Roberto D'Aversa marcou apenas seis golos nos seus sete jogos, mas tem a segunda melhor defesa da Serie A, atrás da Juventus, com apenas quatro golos sofridos, e os seus três jogos em casa terminaram todos empatados sem golos.

Compromissos europeus

A Inter visitará a Roma no domingo e poderá começar a partida cinco pontos atrás do Nápoles. Simone Inzaghi também está de olho no jogo da sua equipa na Liga dos Campeões contra o Young Boys, na Suíça. Nicolo Barella perdeu os dois últimos jogos do Inter com uma lesão no tendão e, embora o médio possa voltar a jogar, Inzaghi pode optar por não arriscá-lo desde o início em Roma.

A Juventus perdeu terreno ao empatar em casa com o Cagliari (1-1), ficando agora a três pontos do terceiro lugar. No sábado, a equipa de Thiago Motta recebe a Lazio, que também tem 13 pontos, antes do jogo de terça-feira da Liga dos Campeões em casa contra o Estugarda. A Juventus também tem sido afetada por lesões, com o defesa central Gleison Bremer a ser uma ausência de longa duração. O médio Teun Koopmeiners e os extremos Nicolas Gonzalez, Weston McKennie e Nicolo Fagioli também são dúvidas para o jogo contra a Lazio.

O AC Milan vai tentar recuperar da derrota com a Fiorentina, que o deixa em sexto lugar na classificação, a cinco pontos do Nápoles, e recebe a Udinese no sábado, antes de receber o Club Brugge na Liga dos Campeões na terça-feira.