Antevisão da Serie A: Pioli recebe Sassuolo com obrigação de vencer
Um golo de Luka Jovic aos 90 minutos salvou o Milan de uma derrota com o lanterna-vermelha Salernitana, deixando-o a 11 pontos da Inter e a sete da Juventus, que está em segundo lugar. O terceiro lugar está agora seriamente ameaçado.
O quarto classificado Bologna, que perdeu apenas dois jogos nesta temporada, em comparação com as quatro derrotas do Milan, está agora a apenas dois pontos de distância, com a Fiorentina a mais um ponto.
O Sassuolo chega ao San Siro no sábado e, embora não seja uma equipa em grande forma neste momento, esta época já provou que pode estar à altura dos melhores.
Uma série de quatro jogos sem vencer, com apenas um ponto conquistado no processo, deixa o conjunto neroverdi em 15.º lugar, com 16 pontos em 17 jogos, e apenas três pontos acima da zona de despromoção, mas o AC Milan faria bem em olhar para além destas estatísticas.
O Sassuolo venceu apenas quatro jogos no campeonato, mas dois deles foram contra Juventus e Inter, as únicas derrotas sofridas pelos dois primeiros classificados , e a vitória por 2-1 sobre o líder Inter aconteceu no San Siro.
O técnico Alessio Dionisi espera ter Domenico Berardi de volta quando enfrentar o Milan, depois de o jogador ter falhadoa derrota com o Génova no último fim de semana por doença, mas os problemas de lesão do técnico do Sassuolo não são nada comparados aos de Pioli.
Desde o início da temporada, o Milan teve 30 lesões diferentes, sendo que 20 delas foram causadas por problemas musculares, números que colocaram em xeque os preparativos e os métodos de treinamento do técnico.
O último a sair foi o central Fikayo Tomori, contundido durante o empate com o Salernitana. Com o Milan já sem Malick Thiaw e Pierre Kalulu na defesa, a janela de transferências de janeiro pode trazer algum alívio para Pioli, se ele ainda estiver no comando.
Pioli está agora na sua quinta temporada no clube e, embora o Scudetto conquistado em 2022, o primeiro título da liga do AC Milan em mais de uma década, lhe tenha valido um certo crédito com os proprietários, a paciência pode esgotar-se, especialmente com os adeptos.
A eliminação da Liga dos Campeões, embora num grupo difícil que incluía o PSG, o Borussia Dortmund e o Newcastle United, não ajudou certamente a sua causa, e o facto de o Milan parecer já fora da corrida ao título é um sério motivo de preocupação.
De acordo com a imprensa italiana, Antonio Conte poderá ser o substituto de Pioli, caso o clube decida agir.
Siga o AC Milan - Sassuolo no Flashscore
O Inter tem quatro pontos de vantagem sobre a Juventus na liderança e na sexta-feira viaja para enfrentar o Génova, 13.º colocado, que venceu o Sassuolo no último fim de semana e empatou com a Juventus na semana anterior.
A Juventus recebe a Roma no sábado, com a equipa de José Mourinho agora em sexto lugar após a vitória por 2-0 sobre o Napoli no fim de semana passado.
O Nápoles tentará recuperar na receção ao Monza na sexta-feira, já que Walter Mazzarri sofreu cinco derrotas nos oito jogos em todas as competições desde que assumiu o lugar de Rudi Garcia em novembro.
A equipa não poderá contar com Victor Osimhen e Matteo Politano, ambos expulsos contra a Roma.
O Bolonha pretende manter o seu lugar entre os quatro primeiros quando viajar para enfrentar a Udinese no sábado, uma equipa com apenas uma vitória em toda a temporada e um ponto acima da zona de despromoção, mas que registou 11 empates.