Antevisão Serie A: Milan e Inter lutam em duas frentes pelo apuramento para a Champions
O Inter marcou dois golos logo no início da partida, com Edin Dzeko e Henrikh Mkhitaryan, para garantir uma impressionante vitória por 2-0 sobre o Milan na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, na quarta-feira, levando uma vantagem significativa para o jogo da segunda mão da próxima semana.
Uma das duas equipas será a primeira finalista italiana desde que a Juventus enfrentou o Real Madrid há seis anos, mas um possível confronto contra os poderosos Real Madrid ou Manchester City não deixa espaço para relaxar na frente doméstica. O Inter está em quarto lugar na classificação, com 63 pontos, e o Milan vem logo atrás, com 61.
O Inter não podia chegar em melhor momento, já que os comandados de Simone Inzaghi estão numa sequência de seis vitórias em todas as competições, quatro delas na Serie A. Uma vitória em casa contra o Sassuolo, que está na metade inferior da tabela, no sábado, pode dar um pouco de fôlego antes do jogo de volta contra o rival, na terça-feira.
Para o Milan, que enfrenta o Spezia no sábado, as coisas são diferentes e o campeão da Serie A do ano passado tem pouca margem para erros. O Milan venceu apenas dois dos últimos seis jogos no campeonato nacional, com quatro empates, e precisa de recuperar rapidamente da desilusão da Liga dos Campeões se quiser regressar à competição na próxima época.
"Vou tentar fazer as melhores escolhas para tentar ganhar contra o Spezia e depois anular este resultado (das meias-finais)", disse o treinador do Milan, Stefano Pioli, após a derrota com o Inter. "Jogar como o Milan, jogar melhor, com qualidade e intensidade" é o caminho a seguir, segundo o treinador.
Além do Spezia, o Milan enfrenta a Sampdoria, já despromovida, e o Hellas Verona, em dificuldades, nos três dos quatro jogos que faltam no campeonato, mas todos são obrigatórios, já que a equipe de Pioli também tem de visitar a Juventus, segunda classificada.
O Spezia, que ocupa a 18.ª posição, não venceu nenhum dos seus últimos oito jogos e, no sábado, poderá registar a sua série mais longa de sempre sem uma vitória na Serie A.
Para a Lazio, terceira classificada, três derrotas nos últimos quatro jogos abalaram a situação do clube da capital, e um jogo em casa contra o Lecce, 16.º, pode ajudar a recuperar o tão necessário equilíbrio.
"Ao intervalo, vi uma equipa desanimada e foi esse o aspeto que mais me preocupou", disse o treinador Maurizio Sarri após a derrota por 2-0 em Milão, no passado fim de semana.
A Lazio tinha registado sete vitórias e um empate em oito jogos da Serie A antes da quebra de forma, o que a fez descer do segundo para o terceiro lugar da tabela, um ponto à frente do Inter.
O campeão Nápoles desloca-se a Monza no domingo, depois de os seus adeptos terem festejado o título com uma vitória em casa sobre a Fiorentina na semana passada. A Juventus recebe a Cremonese no domingo, entre os dois jogos das meias-finais da Liga Europa contra o Sevilha.