Antevisão Serie A: Nápoles precisa desesperadamente de recomeçar a época contra Salernitana
A saída do treinador Luciano Spalletti, vencedor do Scudetto, teve claramente um efeito negativo, e o homem escolhido para o substituir, Rudi Garcia, foi demitido em novembro. Agora, o seu sucessor, Walter Mazzarri, pode ter o mesmo destino.
As três derrotas em 12 jogos no Campeonato Italiano encerraram precocemente a passagem de Garcia pelo Nápoles, mas as coisas foram de mal a pior desde que Mazzarri assumiu o cargo, com a equipa a sofrer quatro derrotas no Campeonato Italiano em apenas sete jogos.
A derrota por 0-4 em casa, diante do Frosinone, em dezembro, também fez com que o Nápoles fosse eliminado da Taça de Itália logo no primeiro obstáculo, e agora não conta com o artilheiro Victor Osimhen, já que o nigeriano está a participar na CAN.
A meio da época passada, o Nápoles tinha perdido apenas uma vez e estava no bom caminho para o título, com 50 pontos e uma vantagem de 12 pontos sobre o AC Milan.
Esta época, na mesma fase, encontra-se em nono lugar, com apenas 28 pontos, e a 20 pontos do líder Inter de Milão.
A distância para a Fiorentina, quarta classificada, está longe de ser intransponível, já que o Nápoles está a apenas cinco pontos, mas também tem pela frente equipas como Bolonha, Lazio, Atalanta e Roma.
Um jogo em casa contra o lanterna vermelha da tabela pode parecer a oportunidade perfeita para começar a temporada, mas a fase recente da Salernitana faz dela um adversário que não deve ser encarado com leveza.
Enquanto o Nápoles foi derrotado por 0-3 pelo Torino no último fim de semana, a Salernitana fará a curta viagem de Salerno a Nápoles para o "Derby della Campania" depois de quase empatar com a Juventus no último jogo.
Depois de ter estado em vantagem no primeiro tempo, a Salernitana ficou reduzida a dez jogadores no início da segunda parte e estava a aguentar-se por um ponto até a Juventus encontrar o golo da vitória nos descontos.
O Nápoles somou apenas um ponto nos últimos três jogos, enquanto a Salernitana conquistou quatro, o que lhe dá uma chance de escapar da zona de despromoção, com apenas três pontos de distância do Cagliari, em 17.º.
Antes da derrota com a Juventus, a equipa conquistou apenas a segunda vitória da temporada fora de casa contra o Hellas Verona, e antes disso, a Salernitana empatou com o AC Milan (2-2).
A última vitória de Rudi Garcia no comando do Nápoles foi um 2-0 contra a Salernitana em novembro. Agora, Mazzarri precisa desesperadamente de vencer o mesmo adversário para evitar que o seu segundo período como técnico do clube termine em desastre.
A Inter pode aumentar a vantagem na liderança para cinco pontos, quando viajar para enfrentar o Monza, no sábado, enquanto a Juventus não joga até terça-feira, quando recebe o Sassuolo, a única equipa que a derrotou esta temporada.
O AC Milan está há quatro jogos sem perder, mas o seu ressurgimento enfrenta um duro teste quando receber a Roma de José Mourinho no domingo, enquanto a Fiorentina tenta recuperar da derrota com o Sassuolo quando receber a Udinese no domingo.