Antevisão Serie A: Sob pressão, Juventus precisa de vencer Lazio para acabar série negativa
Na época passada, a Juventus perdeu completamente o acesso ao futebol europeu. Em primeiro lugar, foram-lhe retirados 10 pontos num processo relativo às transferências de jogadores.
Por causa disso, ficaram fora dos quatro primeiro lugares, acabando na sétima posição, mas também lhe foi negado um lugar na Liga da Conferência Europa, como castigo por infrações das regras da UEFA relativas ao licenciamento de clubes e ao fair play financeiro.
Agora, é a dramática queda de forma que coloca em perigo a sua participação na Liga dos Campeões da próxima temporada, algo que parecia uma mera formalidade até há muito pouco tempo.
Por um breve momento em janeiro, a Juventus ocupou o primeiro lugar enquanto o Inter de Milão estava ocupado com a Supertaça, que conquistou, mas dois meses depois a Juve está a 17 pontos do líder.
A péssima sequência de apenas uma vitória em oito jogos na Serie A não só pôs um fim às esperanças de título, como também escorregou para o terceiro lugar, e precisa de parar a podridão para evitar cair ainda mais.
Nesse mesmo período, o AC Milan ganhou 10 pontos em relação à Juve e passou a ocupar a segunda posição com três pontos de vantagem e, se a equipa de Massimiliano Allegri não conseguir voltar a vencer, corre o risco de ser ultrapassada outras formaçõese.
O Bolonha, em quarto lugar, está cinco pontos atrás, com a Roma a mais três de distância, mas o desempenho recente sugere que estas duas equipas são capazes de diminuir a diferença.
Desde que Daniele De Rossi assumiu o lugar de José Mourinho, a Roma perdeu apenas um jogo no campeonato, com o Inter, e acumulou sete vitórias em nove jogos, enquanto o Bolonha venceu sete em oito.
No sábado, a Juventus defronta uma Lazio sob nova direção, com Igor Tudor no comando após a demissão de Maurizio Sarri. O croata passou a maior parte da sua carreira como jogador na Juventus e foi treinador adjunto em 2020.
O primeiro jogo de Tudor no comando coloca-o contra o seu antigo clube, e um bom começo para o croata colocará ainda mais pressão sobre a equipa de Allegri, que está sem o castigado Dusan Vlahovic.
O AC Milan recebe a Fiorentina no sábado, numa noite de muita emoção em Florença, após o falecimento do diretor-geral Joe Barone.
O campeão Nápoles quer continuar a sua série invicta sob o comando de Francesco Calzona quando receber a Atalanta no sábado. Com uma vitória, os napolitanos podem ultrapassar o rival, que eliminou o Sporting na Liga Europa e que está em sexto lugar.
A série de 10 vitórias consecutivas do Inter no campeonato chegou ao fim no empate com o Nápoles, mas sem que isso tenha prejudicado as ambições do título.
Também na segunda-feira, o Bolonha joga em casa contra o lanterna-vermelha Salernitana e a Roma recebe o Lecce.