Antigo treinador de Cajuste traça o perfil do reforço do Nápoles ao Flashscore

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Antigo treinador de Cajuste traça o perfil do reforço do Nápoles ao Flashscore

Jens Cajuste chega ao Nápoles oriundo do Reims
Jens Cajuste chega ao Nápoles oriundo do ReimsProfimedia
Jens Cajuste, médio sueco de 23 anos, já está em Itália para ser apresentado como reforço do Nápoles, campeão italiano. O Flashscore chegou à fala com Thomas Askerbrand, treinador que lançou o médio no Örgryte. O técnico fala da capacidade de adaptação de Cajuste a vários tipos de jogo e a força nos confrontos a meio-campo como as principais qualidades do reforço do Nápoles.

Jens Cajuste vai ser oficializado em breve como reforço do Nápoles, depois de esta quarta-feira ter realizado exames médicos.

Tudo indica que a apresentação aconteça esta quinta-feira, dia em que o médio, nascido no Haiti, comemora o seu 24.º aniversário. Chega ao campeão italiano depois de uma grande segunda metade de época no Reims, de França, na temporada passada.

O técnico que o lançou, o sueco Thomas Askerbrand, falou sobre ele em exclusivo ao Flashscore. O treinador do Örgryte, equipa sueca que milita atualmente na segunda divisão, lançou Jens na equipa principal com apenas 17 anos, depois de ter notado a sua "extrema força física", que utilizou imediatamente para aumentar a profundidade no meio-campo.

Atualmente, Cajuste um médio box-to-box, ideal num meio-campo a dois. O sueco tem, no entanto, um passado como jogador mais ofensivo.

Adaptabilidade

"Ele era originalmente um número 10", revela Askerbrand, que lembra a promoção de Cajuste à equipa principal.

"Trouxe-o para a equipa principal porque notei a sua grande determinação a nível mental. Estava disposto a recuar para jogar como titular e adaptou-se imediatamente às necessidades da equipa", conta-nos. 

Já muito maduro no plano psicológico, o novo jogador do Nápoles também se destacou imediatamente pelo seu sentido de posicionamento.

Segundo o ex-treinador, Cajuste no Nápoles poderia "jogar tanto como número 6 num meio-campo a dois como a médio interior do lado direito", condições que o levam a ser a alternativa perfeita a Frank Anguissa, uma necessidade para Rudi Garcia.

Askerbrand também elogia a "força física nos confrontos a meio-campo" do médio sueco, bem como a sua técnica que "lhe permite sair por cima nos duelos com a bola no pé" e "uma criatividade acentuada".

Outra caraterística muito importante, segundo o seu antigo treinador, é "ser capaz de efetuar progressões importantes com a bola no pé".

Em suma, um híbrido entre um trinco e um organizador de jogo, que poderá ser funcional no meio-campo do campeão italiano, onde o seu jogo a um ou dois toques se desenvolverá ainda mais.

Desafio

O que mais preocupa os adeptos do Nápoles é, naturalmente, a sua preparação para um cenário tão importante e exigente como a Serie A, onde o Nápoles tem de defender o Scudetto cosido ao peito e, sobretudo, a presença na Liga dos Campeões.

"Uma equipa como o Nápoles não o teria comprado se não tivesse a certeza da sua integração imediata a este nível", afirma Askerbrand.

Determinado desde muito jovem a destacar-se, Cajuste é um jovem de 23 anos que lutou desde o início para atingir níveis elevados.

"Desde muito novo, sempre cuidou da sua alimentação para crescer bem, treinando sempre da melhor forma possível e dormindo muito para recuperar as forças", acrescenta o antigo treinador.