As 10 melhores contratações do futebol brasileiro em 2023
O resultado está longe de surpreender: Luis Suárez está no topo do ranking. O uruguaio correspondeu às enormes expectativas, fez uma grande temporada e levou o Grémio ao vice-campeonato brasileiro. O atacante já foi embora do país, para o Inter Miami, mas ficou marcado na história.
A eleição contou com votos de 22 colaboradores do Flashscore no Brasil. Todos montaram um Top 10. Os jogadores selecionados em primeiro lugar receberam 10 pontos; em segundo, 9; em terceiro, 8; e assim sucessivamente até o 10.º, que somou 1 ponto.
O ranking
1.º Luis Suárez (Grémio) - 207 pontos
2.º Paulinho (Atlético Mineiro) - 197
3.º Marcelo (Fluminense) - 117
4.º Lucas Moura (São Paulo) - 104
5.º Enner Valencia (Internacional) - 83
7.º Pablo Vegetti (Vasco) - 52
8.º Keno (Fluminense) - 51
9.º Juninho Capixaba (Red Bull Bragantino) - 47
10.º Juan Martín Lucero (Fortaleza) - 30
Também foram citados, em ordem de pontuação: Léo Jardim (Vasco), Lucas Veríssimo (Corinthians), Júnior Santos (Botafogo), Gerson (Flamengo), Sergio Rochet (Internacional), Artur (Palmeiras), Eduardo Sasha (Red Bull Bragantino), Rafael (São Paulo), Caio Paulista (São Paulo), Bruno Pacheco (Fortaleza), Marlon (Cruzeiro), Franco Cristaldo (Grémio), Joaquim (Santos), Marlon Freitas (Botafogo), Yago Pikachu (Fortaleza) e Gary Medel (Vasco).
A disputa pela liderança foi acirrada. Suárez ficou apenas 10 pontos à frente de Paulinho, segundo classificado. Dos 22 eleitores, 12 escolheram o uruguaio como grande contratação de 2023; Sete colocaram o atacante do Galo no topo. Outros dois elegeram Marcelo em primeiro lugar, e Cauly também recebeu uma menção.
"Além de encantar pelo jeito que joga, Suárez trouxe uma mentalidade diferente, vencedora, de buscar a vitória e de incómodo com a derrota, da competitividade. Isso fez muita diferença no plantel do Grémio, foi uma mentalidade contagiou o grupo", justifica Elaine Trevisan, narradora do Flashscore.
Já Paulinho voltou ao Brasil para reforçar o Atlético Mineiro, formou uma ótima dupla com Hulk e conquistou o prémio de melhor marcador do Brasileirão. Para o gerente regional do Flashscore no Brasil, Alexandre Vasconcellos, a contratação do campeão olímpico superou a de Suárez.
"A contratação do Paulinho é a de maior impacto não só pelo que entregou durante a temporada, mas principalmente porque tende a render frutos de médio e longo prazo para o clube. É uma contratação que fica e cria estabilidade e legado para o Atlético Mineiro em 2024. O meu voto é no Paulinho como a contratação que transcende o ano de 2023", explica.
Marcelo, do Fluminense, completou o pódio. O lateral regressou ao clube que o revelou após 17 anos e foi peça importante no título inédito da Libertadores, além de marcar um golaço decisivo na conquista do Campeonato Carioca. Lucas Moura, do São Paulo, e Enner Valencia, do Inter, chegaram apenas no verão, mas fecham o Top 5 do ranking.