As cinco jovens revelações da temporada 2023/24 nas principais ligas europeias
Já decorreu cerca de um quarto da época, o suficiente para termos tido oportunidade de apreciar o jogo de alguns jovens talentos.
Excluindo os mais conhecidos, como Jude Bellingham, Lamine Yamal e Warren Zaire-Emery, aqui destacamos cinco deles, capazes de se mostrarem nas principais ligas europeias: Série A, LaLiga, Premier League, Bundesliga e Ligue 1.
Matias Soulé (20 anos), Frosinone
O desempenho do jogador argentino está a acompanhar o do seu clube, considerado por muitos como um candidato à despromoção antes do início do campeonato e que, em vez disso, conseguiu oferecer um bom futebol e marcar pontos desde o início.
Soulé surpreendeu sobretudo muitos adeptos da Juventus, a equipa que detém o seu passe, que evidentemente não acreditavam suficientemente no seu potencial.
O jovem de 20 anos já marcou cinco golos, um número espantoso mesmo se considerarmos os golos que marcou nos primeiros jogos: depois de dois jogos no banco, Soulé desbloqueou-se com um cabeceamento contra a Fiorentina, depois marcou o seu primeiro golo com o seu pé preferido (o esquerdo) e o seu primeiro bis.
Se continuar com estes números, em breve atingirá os dois dígitos, o seu objetivo pessoal para a época.
Na Serie A, Joshua Zirkzee, do Bologna, e Nikola Krstovic, do Lecce, também merecem destaque.
Sávio (19 anos), Girona
Como no caso de Soulé, o brasileiro provou ser uma das razões do sucesso do seu clube, em destaque nas 11 vitórias nos primeiros 13 jogos do campeonato (o último dos quais, contra o Rayo Vallecano, foi alcançado graças a um dos seus golos).
E Sávio jogou sempre como titular nestes 13 jogos, demonstrando a grande confiança depositada nas suas qualidades desde o início.
O futuro do lateral-esquerdo parece já estar traçado, uma vez que entrou na órbita do City Football Group ao ser comprado pelo Troyes, antes de ser emprestado ao Girona: quem sabe se o próximo passo não será uma nova subida de categoria, nomeadamente uma transferência para o Manchester City.
Simon Adingra (21 anos), Brighton
Marcou "apenas" três golos na Premier League, contra o Luton, o Liverpool e o Sheffield United, e um na Liga Europa, contra o Ajax, mas o jovem costa-marfinense já deu a entender que poderá ser a nova peça preciosa do Brighton no mercado.
Acima de tudo, mais um jogador que veio "do nada": Adringra foi comprado no verão passado ao Nordsjaelland, antes de ficar estacionado durante uma época no Union Saint Gilloise, por empréstimo.
Recém-chegado, o impacto de um campeonato muito mais complicado não parece ter afetado muito o talento africano, que Roberto De Zerbi encaixou no 4-2-3-1: tendo em conta os compromissos europeus do clube inglês, Adingra poderá encontrar muito espaço, assim como muitos outros jovens do plantel, sobretudo Evan Ferguson.
Victor Boniface (22 anos), Bayer Leverkusen
Assim como Adingra, Boniface também vem de uma temporada na Bélgica, no Union Saint Gilloise.
E mesmo no caso do nigeriano, não era garantido que ele se daria bem na Alemanha logo de cara: no onze de Xabi Alonso, o jogador de 22 anos encontrou imediatamente espaço como ponta ofensiva e - o que é fundamental - uma equipe ofensiva capaz de jogar para ele constantemente.
Boniface já marcou três bis no campeonato e dois golos na Liga Europa, e parece destinado a produzir muitos mais golos e assistências se a equipa alemã continuar com esta formação.
Eli Junior Kroupi (17 anos), Lorient
O número de jovens interessantes que disputam a primeira divisão francesa está mais alto do que nunca, e o astro do Lorient certamente se destaca entre eles.
Apesar de ainda ser menor de idade e fisicamente pouco maduro, Kroupi foi lançado no centro do ataque pelo técnico Regis Le Bris, que fez a sua estreia no decorrer do jogo e depois passou a escalá-lo regularmente no tridente ofensivo.
O seu desempenho e precocidade já suscitaram comparações com Kylian Mbappe: o francês já marcou três golos, dois dos quais ao Lyon.