As escolhas do editor: Dérbi em Turim, jogo duro em Madrid, luta de titãs em Londres
Juventus - Torino
O Derby della Mole é o clássico da cidade de Turim, localizada no norte da Itália, que envolve a Juventus e o Torino, e promete emoções fortes para este fim de semana.
O empate sem golos com a Atalanta na última jornada adensou a ideia de que a equipa de Massimiliano Allegri ainda não conseguiu encontrar a consistência necessária para assumir uma posição forte na luta pelo Scudetto, embora do ponto de vista defensivo tenha sido mais um jogo sem sofrer golos (o segundo consecutivo).
Na tentativa de prolongar esse registo, a Juventus tem na história um dos principais aliados para o dérbi de Turim: a vecchia signora não perde frente ao Torino, em casa, desde 1995, somando 14 vitórias e cinco empates desde a última derrota.
No lado contrário, note-se que o Torino não vence desde a 4.ª jornada, somando desde então dois empates e uma derrota, sendo um dos piores ataques do campeonato italiano, com seis golos marcados em sete jornadas.
Prognóstico: Juventus vence
Atlético Madrid - Real Sociedad
O encontro entre Atlético Madrid e Real Sociedad, marcado para este domingo, dia 8, na capital espanhola, pode ser olhada como a partida de maior cartaz da 9.ª jornada da LaLiga. Apenas um ponto separa os dois clubes, concentrados na luta por um dos quatro primeiros lugares do campeonato que vale passaporte para a próxima edição da Liga dos Campeões.
As duas equipas atravessam momentos de forma muito similares. Ambas seguem com quatro triunfos consecutivos (não perdem há cinco jogos) e chegam a esta partida após vencerem os respetivos encontros a meio da semana para a Liga dos Campeões. Ou seja, motivação no máximo dos dois lados.
O Atlético, de Simeone, parece ter encontrado uma boa dinâmica de vitória e em Madrid já há quem fale na extensão de contrato até junho de 2027. Os colchoneros seguem 100% vitoriosos nos jogos realizados no Metropolitano, com a particularidade de terem marcado sempre três golos, com a vitória sobre o rival Real Madrid (3-1) a destacar-se nessa caminhada.
Já a Real Sociedad, de Alguacil, vem de duas vitórias consecutivas na condição de visitante (Valência e Salzburgo) e nos 10 jogos realizados até à data só ficou em branco na deslocação ao Las Palmas, na 3.ª ronda do campeonato espanhol.
Nos últimos cinco confrontos diretos entre os dois clubes, ambas as equipas marcaram golos.
Prognóstico: Ambas marcam
Arsenal - Manchester City
A Premier League prepara-se para nova pausa internacional, mas ainda há tempo para o confronto entre os dois melhores conjuntos da temporada passada, com o Arsenal a receber o atual campeão Manchester City no Emirates.
Os comandados de Mikel Arteta estiveram na luta pela reconquista do título em 2022/23 (e com larga vantagem), mas deixaram escapar o cetro para os lados de Manchester, muito também por conta das duas derrotas nos dois jogos realizados entre as duas equipas.
Aliás, em termos de confronto direto, o Arsenal não guarda boas memórias, uma vez que estão numa série de 12 derrotas consecutivas (!), a mais longa sequência contra equipa na história do campeonato inglês.
O Emirates é o estádio onde o Arsenal perdeu todos os seus pontos na presente temporada, mas a vitória sobre o Bournemouth estendeu a invencibilidade do clube na liga para sete jogos (cinco vitórias e dois empates), a maior série invicta do clube do norte de Londres desde 2007/08. No entanto, a derrota a meio da semana contra o Lens (2-1) pode deixar duras marcas aos gunners, que perderam ainda Bukayo Saka.
No lado contrário, o Manchester City, de Rúben Dias, Bernardo e Matheus Nunes, perdeu de forma surpreendente na última jornada, na visita a Wolverhampton (2-1) e vai querer, certamente, vingar esse desaire na visita a Londres.
Prognóstico: Ambas marcam e City não perde