Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

AS Roma garante Liga Europa (2-1), Verona (3-1) e Spezia (2-1) vão disputar última vaga num playoff

Giulia Polidoro
A AS Roma venceu em casa
A AS Roma venceu em casaTwitter/AS Roma
Terminou este domingo a Serie A italiana. Pelo caminho ficaram decididas as últimas vagas europeia. No que toca à manutenção, Hellas Verona e Spezia não conseguiram desempatar a luta entre ambas.

Udinese 0-1 Juventus

A Juventus sofreu, mas conseguiu uma vitória tardia por 1-0 para terminar um campeonato complicado dentro e fora de campo.

Os bianconeri começaram bem, a criar várias oportunidades e indo em busca de um golo que garantisse a Liga Europa. O desafio manteve-se em aberto durante 68 minutos, até que Federico Chiesa deu à sua equipa o golo do 1-0. O golo, no entanto, galvanizou os anfitriões, que recuperaram a energia para um cerco final contra uma Juve confusa e completamente sucumbente durante um quarto de hora.

No final, os homens de Allegri avançaram e resistiram, conseguindo uma vitória que não foi suficiente para alcançar a Liga Europa, dado o triunfo da Roma.

Atalanta 5-2 Monza

Tudo foi fácil para a Atalanta contra o Monza, de Dany Mota, com os anfitriões a dominarem o jogo e a garantirem uma vitória que assegurou o acesso à Liga Europa.

Os comandados de Gasperini venceram os brianzoli por 5-2, graças principalmente a um Koopmeiners sensacional. O neerlandês marcou dois golos na primeira parte para colocar a sua equipa a vencer por 2-0 e depois, na segunda parte, fez a assistência para o terceiro golo de Hojlund e para o quarto golo de Dea.

Os comandados de Palladino, reduzidos a 10 homens após a expulsão de Marlon aos 70 minutos, tentaram até ao último minuto travar o adversário, atenuando o resultado final graças aos golos de Colpani e Petagna, mas aos 92 minutos foi o golo de Muriel que pôs fim a um jogo totalmente dominado pelos bergamascos.

Lecce 2-3 Bolonha

Muitas emoções num animado e movimentado Lecce-Bolonha, que foi equilibrado. A equipa visitante confirmou o grande crescimento que viveu em 2023 com uma prova de carácter, acertando por duas vezes na reviravolta, depois de o golo de Banda ter inaugurado o marcador aos 17 minutos.

Os golos de Arnautovic e Zirkee, ambos na segunda parte, tiveram como resposta o golo de Oudin, que aos 88 minutos parecia ter permitido aos anfitriões terminar a época com um último ponto, para celebrar a salvação conseguida frente ao Monza na penúltima jornada.

No entanto, aos 96 minutos, Ferguson marcou o golo que deu mais uma vitória ao Bolonha, que assim terminou a época com 54 pontos, no nono lugar da classificação.

AC Milan 3-1 Hellas Verona

No dia da despedida de Zlatan Ibrahimovic, os rossoneri, com Rafael Leão a titular, venceram o Hellas Verona, de Miguel Veloso. Giroud fez o primeiro golo em cima do intervalo e, aos 70 minutos, Davide Faraoni marcou o golo do empate para os gialloblù.

Quando tudo parecia estar a correr bem, a cinco minutos do fim, o Verona sofreu o 2-1, por intermédio de Rafael Leão: o português partiu da esquerda e furou a retaguarda veneziana ao centro, marcando com um remate de pé direito de fora da área.

O português bisou pouco depois, no primeiro dos seis minutos de descontos, fazendo o 3-1 do Milan com uma bela ação individual, que extinguiu todas as esperanças do Verona.

AS Roma 2-1 Spezia

A Roma, de José Mourinho, começou a perder, com o grego Dimitrios Nikolaou a faturar no primeiro tempo. A Roma reagiu de imediato, esteve perto de marcar com Stefan El Shaarawy e, a dois minutos do intervalo, empatou mesmo, através de Nicola Zalewski.

A Roma precisava de uma vitória para garantir a presença na Liga Europa, pelo que na segunda parte recorreu a substituições para dar a volta ao jogo. Os anfitriões continuaram a pressionar e, a poucos segundos do fim, encontraram o penálti que tinham reclamado anteriormente, por falta sobre El Shaarawy: da linha dos onze metros, Paulo Dybala bateu Jeroen Zoet para fazer o 2-1.

Com este triunfo, os rapazes de Mourinho conquistaram o sexto lugar que vale a Liga Europa, à custa da Juventus.