Brasileirão: Botafogo, de Artur Jorge, vence o Vasco (3-0) e foge na liderança
Recorde as incidências da partida
O Botafogo deu um grande passo rumo ao título brasileiro. Agora são seis pontos de vantagem para o Palmeiras, a seis partidas do fim. O Glorioso recuperou de dois tropeços seguidos como visitado (fora do Nilton Santos), e volta a jogar em sua casa no sábado (9), contra o aflito Cuiabá.
A equipa de Artur Jorge imprimiu o ritmo alucinante que costuma apresentar no seu estádio e colocou o Vasco em apuros em apenas 12 minutos. Os dois primeiros golos saíram com passes rápidos e muito dinamismo, sem deixar o Cruz-Maltino respirar.
Primeiro, Savarino apareceu sozinho na área e bateu para abrir o marcador. Logo depois, Luiz Henrique saiu na cara de Léo Jardim e finalizou com estilo.
O Glorioso teve amplo domínio do primeiro tempo e perdeu chances de ampliar o resultado, mas o Vasco também criou suas oportunidades, com Vegetti e Paulo Henrique. Perto do intervalo, porém, a expulsão de João Victor pelo segundo amarelo tirou qualquer chance de reação.
Júnior Santos volta e completa a festa
A vantagem no marcador e a superioridade numérica reduziram o ímpeto do Botafogo no segundo tempo. Ainda assim, o conjunto de Artur Jorge seguiu no ataque, com Luiz Henrique em destaque pela direita. O técnico poortuguês aproveitou o jogo tranquilo para promover o regresso de Júnior Santos, que estava fora há mais de um mês.
O melhor marcador do Botafogo em 2024 só precisou de uma bola para dar um belo toque por cima de Léo Jardim, marcar pela primeira vez desde junho e fechar o resultado. Mesmo com poucos jogos no segundo semestre por problemas físicos, Júnior Santos segue isolado no topo dos goleadores alvinegros neste ano, agora com 19 golos.